Portal da Queixa assina protocolo com a Câmara Municipal de Lisboa

Melhorar a performance da autarquia de Lisboa na gestão de reclamações e comunicação com os seus munícipes é o intuito do protocolo de colaboração assinado recentemente.

 Portal da Queixa assina protocolo com a Câmara Municipal de Lisboa

Portal da Queixa e a Câmara Municipal de Lisboa (CML) estabeleceram um protocolo de colaboração no âmbito do projeto de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) desenvolvido pela maior rede social de consumidores de Portugal, e que se destina às entidades de gestão pública. O objetivo é possibilitar aos organismos estatais o acesso gratuito a um conjunto de serviços e condições especiais através da plataforma do Portal da Queixa.
 

Pedro Lourenço, CEO do Portal da Queixa, realça que o intuito da parceria “é gerar maior celeridade na comunicação entre autarquia e cidadãos, proporcionando uma comunicação efetiva entre os que nos procuram para reportar um problema e os que nos procuram para dar solução ao mesmo.”

O fundador do Portal da Queixa explica o que moveu a maior rede social de consumidores a implementar o projeto de RSE e a contribuir para uma sociedade mais justa e equilibrada: 

O Portal da Queixa, como rede social de consumidores, entende ter o dever cívico de contribuir através do seu alcance junto de um universo muito alargado de utilizadores, para a digitalização da sociedade, no sentido de a capacitar tecnologicamente e torná-la competitiva face a outros países na Europa e resto do mundo.  Por isso, procuramos criar condições favoráveis para potenciar melhorias contínuas, na relação entre os organismos públicos e os cidadãos, nomeadamente no tratamento e solução de problemas que são apresentados diariamente através da nossa plataforma - Portal da Queixa. Portanto, para que a comunicação seja eficaz e que resulte no sucesso da satisfação dos cidadãos face aos serviços prestados, avançamos com a criação do projeto de responsabilidade social do Portal da Queixa, que visa dotar os organismos públicos, com acesso a ferramentas de gestão de reclamações e comunicação, com vista à melhoria na sua capacidade de resposta e solução das insatisfações apresentadas, sem incrementar custos no erário público. Não existindo uma relação comercial na génese da reclamação entre o cidadão e o estado, entendemos não estar de acordo com as nossas convicções a cobrança de um custo de utilização de ferramentas premium, na nossa plataforma myPQ (back-office de gestão de reclamações no Portal da Queixa) a organismos e instituições públicas do Estado, daí decidirmos que seria a nossa responsabilidade em contribuirmos, desta forma, para uma sociedade mais justa e equilibrada.”

 

Protocolos com CMS, IEFP e IMT

No âmbito do projeto de Responsabilidade Social desenvolvido, o Portal da Queixa já estabeleceu parcerias com as seguintes entidades públicas: Câmara Municipal de Sesimbra (CMS), Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT). 

O Portal da Queixa nasce de um projeto inovador e pioneiro em Portugal. Hoje, assume-se como a maior rede social de consumidores do país e alcança uma posição de referência nacional e forte influência em matéria de consumo.

Atualmente, o Portal da Queixa é visitado por mais de três milhões de portugueses que procuram a plataforma para comunicar diretamente com outros consumidores, marcas e entidades públicas, bem como, compararem marcas com base no Índice de Satisfação disponível ao consumidor. Mais de 90% dos visitantes do Portal da Queixa, não efetua uma reclamação, mas sim, pesquisa informações sobre uma marca ou serviço antes de procederem à decisão da compra final.

 

Sobre o Portal da Queixa by ConsumersTrust:  

O Portal da Queixa é uma startup tecnológica que se tornou numa referência nacional em matéria de consumo em Portugal. Lançado em 2009, posiciona-se como a única e maior rede social de consumidores de Portugal.

O crescimento exponencial e a consolidação do Portal da Queixa como um dos principais influenciadores nacionais em matéria de consumo, permitiu alcançar um novo posicionamento ao internacionalizar a sua plataforma para outros mercados. O primeiro passo foi dado em direção a Espanha, com o Libro de Quejas (setembro 2019) e, até ao final do primeiro trimestre deste ano, prepara-se para replicar o modelo no mercado africano (África do Sul), com o Complaints Book. A evolução do projeto para uma dimensão global resultou na criação de uma marca global - a ConsumersTrust - uma rede global de consumidores que foi apresentada na Web Summit 2019, e que tem como assinatura: In trust we believe!

Até 2022, está prevista a entrada em Itália, no Reino Unido, na Alemanha, na França e Polónia, para mais tarde alargar a rede para fora da Europa.

Ao serviço da confiança dos consumidores, o Portal da Queixa foi a primeira plataforma online do mundo, na sua categoria, a registar a informação em Blockchain. 

  • 400 reclamações registadas por dia 
  • 360 mil utilizadores registados online
  • 3,5 milhões de páginas visitadas pelos consumidores portugueses todos os meses
  • 7 mil marcas estão presentes na plataforma

 


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.