Quase metade das compras dos consumidores nos hipers são promoções

Apesar dos benefícios para o lado do consumidor, receitas dos supermercados estão a sofrer um impacto negativo.

Quase metade das compras dos consumidores nos hipers são promoções

As promoções nos supermercados vão sendo cada vez mais um hábito, trazendo benefícios para os consumidores. Contudo os hipermercados poderão estar a perder, tendo em conta que o volume de compras recuou, refere o Jornal de Notícias.

Um estudo da Kantar Worldpanel, citado pelo jornal, mostra que, no primeiro trimestre, as promoções cresceram 28% (consumidor ficou a ganhar) mas o volume de compras recuou 2,1% (os supermercados terão perdido).

A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) aponta para que as promoções representem 41% do total das vendas dos supermercados, mais 5% do que em termos homólogos.

De acordo com um estudo da Nielsen, quase todas as categorias estão a ser alvo de mais promoções. Nos primeiros seis meses deste ano, metade dos detergentes para a lavagem e tratamento de roupa foram vendidos com desconto. O mesmo aconteceu com as cervejas, em que mais de metade dos consumidores comprou em promoção.

"É uma nova tendência de consumo à qual as empresas procuram dar respostas adequadas", explica Ana Trigo Morais, da APED, ao JN. Porém, a responsável salvaguarda que as margens de lucro "são tendencialmente menores", o que se traduz numa quebra do volume de vendas, que recuou 2,1% no primeiro semestre.

"Há sempre alguma coisa em desconto. Não sou eu, o cliente, que corro atrás da promoção, é a promoção que corre atrás de mim fazendo com que eu leve com desconto algo que já iria comprar", refere Pedro Pimentel, diretor-geral da Associação Portuguesa das Empresas de Produtos de Marca (CentroMarca).

O responsável completa explicando que as promoções surgiram como uma reacção à quebra do mercado, para manter o consumidor interessado numa altura de contracção do consumo, mas três anos depois já não está a ter efeito".

Fonte: Jornal Económico

Comentários(0)