Quer fazer uma reclamação? Saiba onde a pode fazer

Em sete anos o Portal da Queixa registou cerca de 30 mil reclamações. Mais de 90% têm sido resolvidas com as marcas/entidades.

Quer fazer uma reclamação? Saiba onde a pode fazer

O Portal funciona como uma ponte entre consumidores e marcas/entidades públicas “com vista a um entendimento em matérias de consumo”, explica Pedro Lourenço. Desde 2009 que os consumidores têm disponível uma plataforma onde podem partilhar a sua experiência de consumo com outros consumidores. Hoje são mais de 50 mil consumidores no Portal da Queixa. E queixas não têm faltado.

Desde o seu lançamento, até ao passado fevereiro, havia 26.825 queixas registadas de consumidores. “Apesar do número de reclamações em 2015 ter aumentado 78% face ao ano anterior, os setores que recebem mais reclamações mantêm-se os mesmos: TV, Internet e Comunicações (7.813 reclamações), Comércio eletrónico (3.602) e Serviços Públicos (2.347)”, adianta Pedro Lourenço, fundador do Portal da Queixa, em declarações ao Dinheiro Vivo. 

“Os restantes setores têm obtido também um aumento significativo”, continua o responsável. Comércio (3.090), Electricidade e gás (1860), Equipamentos para o lar (1.213), Correio e logística (1.153), Transportes Públicos (1.046), Companhias de seguros (979), Escritório, Informática e Imagem (873), Viagens (hotéis, agências e companhias) (735), Hipermercados (719), Saúde (706) e Banca (689) são os sectores objetos de queixa no Portal. “Isto não quer dizer que os consumidores reclamam mais, apenas que os consumidores tendencialmente estão a levar toda a sua informação para a internet, incluindo as reclamações”, refere Pedro Lourenço. Queixas como a fidelização associada aos pacotes de telecomunicações, conflitos de compra e venda entre particulares e burlas através da internet, burla na venda de automóveis ou no caso dos serviços prestados pelo Estado atrasos no pagamento de subsídios ou a sua não atribuição são alguns dos temas que originam reclamações no Portal da Queixa.

Neste momento, há mais de 50 mil consumidores registados, uma média de 2.500 de novos registos todos os meses, gerando um milhão de visualizações no site. Há 2500 marcas/entidades públicas parceiras do Portal da Queixa que encontram aqui um novo canal de comunicação com o cliente e de resolução de conflito. “De entre o leque de reclamações recebidas, 94,3% são reclamações resolvidas”, adianta Pedro Lourenço.

O Portal também tem servido como ponto de contacto e divulgação de más práticas. Há três anos criou um “criou espaço para a pesquisa de informações e notícias relativas ao consumo, tal como a partilha de determinadas situações, como é o caso de burlas, esquemas fraudulentos e de campanhas enganosas”, conta.

Este ano “evoluiu para se tornar o espaço privilegiado na área do consumo, possibilitando a pesquisa e comparação de marcas e entidades públicas com base nas experiências relatadas pelos consumidores”, descreve o fundador.

Fonte: Dinheiro Vivo


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.