SIBS e Euronet: Sabe a diferença entre multibancos e as caixas automáticas estrangeiras?

Destinam-se sobretudo a estrangeiros, mas podem ser utilizadas por cidadãos nacionais. Saiba que cuidados deve ter.

SIBS e Euronet: Sabe a diferença entre multibancos e as caixas automáticas estrangeiras?

O termo "multibanco" é o nome pelo qual são conhecidas as caixas automáticas da rede SIBS. Pelo que não é sinónimo de todas as caixas automáticas existentes em Portugal.

Com o crescimento do turismo no país, cresceram também o número de ATM pertencentes à Euronet Worldwide. A maioria das caixas automáticas concentram-se nas zonas de maior afluência turística – áreas metropolitanas de Lisboa, Porto e Algarve.

 

A quem se destinam?

Destinam-se essencialmente a turistas estrangeiros porque só permitem fazer três operações: levantar dinheiro, fazer transferências e disponibilizar um sistema de pré-pagamentos.

 

Qual a diferença?

Na SIBS, caixas multibanco de Portugal, os utilizadores levantam o dinheiro e efetuam inúmeras operações bancárias e compras. No caso de Rafael Rodrigues, refere na sua reclamação dirigida è Euronet no Portal da Queixa, que pagou comissões de levantamento, após verificar que foram debitadas da sua conta:

 

No dia 15-08-2017 fiz um levantamento de 20€ em uma caixa multibanco Euronet em Portimão e foi debitado na conta comisões indevidas de mais 3,95€

 

Crédito ou débito?

No Portal da Queixa, já chegaram reclamações de utilizadores que facultaram o seu testemunho quanto ao que aconteceu quando fizeram levantamentos em caixas pertences à entidade Euronet.

 Maria Vicente demonstrou a sua insatisfação ao verificar que foram cobradas comissões, mas ainda referiu que:

Não foi colocada a hipotese de credito ou debito e tendo a conta mais que provisionada nunca imaginei que a maquina optasse automaticamente pelo credito.

Quando deu conta do valor presente no seu extracto falou com o seu banco, o qual informou que:

(...) nada poderia fazer pois as comissões não foram cobradas por eles.

 

Legal ou não?

Referente ao mesmo caso anterior, a utilizadora relembra que:

Segundo o Decreto Lei nº 3/2010 as instituições de credito estão proibidas por lei de cobrarem comissões "pela realização de operações de levantamento, de depositos ou pagamento de serviços, em caixas automaticas".

 

Contudo, numa reclamação dirigida à Caixa Geral de Depósitos existe um utilizador do Facebook que deixou o seguinte alerta e conselho:

 

Já vi alguns casos destes de varios bancos, e não é o banco que cobra é o operador das ATM´S a Euronet que cobra pelo serviço , pois segundo sei ,não têm acordo com nenhum banco em Portugal , evitem problemas usem ATM´S apenas com o símbolo do multibanco.

 

Fica o alerta por parte de outros consumidores!

 

Euronet: http://www.portaldaqueixa.com/marcas/euronet

 


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.