Tem um cartão de débito Contactless? Veja esta vigarice

Novo método de roubo de dinheiro através dos novos cartões de débito Contactless, sem tocar nas pessoas. Esteja atento!

Tem um cartão de débito Contactless? Veja esta vigarice

Por: Vítor M.

Tornou-se viral uma publicação onde um homem, Paul Jarvis, vê um vigarista a “roubar” as pessoas utilizando um método “novo” que saca dinheiro dos cartões de débito Contactless, aqueles cartões que em Portugal até 20 euros não precisa de colocar o PIN nem de introduzir o cartão, basta aproximar à máquina.

O curioso desta situação é que o larápio traz consigo um terminal TPA e, de forma ardilosa, “rouba” as pessoas sem tocar na carteira das mesmas. Se pensa que já viu de tudo, está enganado!

Roubo nos cartões de débito Contactless


O que é um cartão Contactless?

Antes de avançarmos para a notícia vamos explicar em traços gerais o que é um cartão Contactless.

Em 2013, em Portugal, a UNICRE deu a conhecer um novo método para pagamentos que não necessita que o utilizador introduza o tradicional código PIN, sendo essa validação/autenticação realizada apenas por aproximação do cartão de débito ao TPA (Terminal de Pagamento Automático).

Na prática, em vez do utilizador digitar o PIN, este deverá aproximar o cartão da máquina de pagamento (cerca de 4 cms) e o sistema reconhecerá e aprovará o pagamento.

De referir que o sistema apenas funciona, por enquanto, para compras até 20 euros. Em Portugal há milhares de terminais preparados para esta tecnologia mas ainda não é uma prática corrente do consumidor português.

Roubo nos cartões de débito Contactless

 

Como funciona a vigarice?

Segundo a imagem que o senhor Jarvis tirou e colocou no Facebook, o esquema é simples de perceber. O larápio aproxima o TPA das bolsas das pessoas (e das carteiras nos bolsos) e, existindo este cartão, o mesmo transfere para a conta do TPA a quantia até 30 libras, valor máximo permitido para os cartões Contactless no Reino Unido.

 


O homem inclusive conta que foi testar o método no pub local onde costuma frequentar. Percebeu que, de facto, o esquema funciona e que é fácil vigarizar as pessoas sem estas darem conta.

Era sabido que os dispositivos móveis (smartphones) conseguem detectar os dados do cartão via NFC, mas este esquema de sacar dinheiro só mesmo com o TPA será possível, mas a facilidade é grande.

Embora cá em Portugal ainda não seja uma prática muito usada, na verdade no Reino Unido há já bastantes serviços que recorrem a este método, como os transportes públicos por exemplo, o que torna este esquema um roubo eficaz e produtivo se as pessoas não estiverem atentas. Mas, mesmo atentas, pela forma como o sistema funciona, não será difícil perder rapidamente até 30 libras no metro ou num qualquer meio de transporte.

pplware_cartao_contactless04

Alguns dados disponíveis referem que, em 2014, 1 em cada 3 pagamentos por cartão, na cidade de Londres, eram efectuados com este tipo de tecnologia. Podemos facilmente pensar na evolução até aos dias de hoje.

Como este pagamento não aparece de imediato na conta do lesado, este só dias mais tarde dá conta que pagou um valor sem saber, caindo sobre ele a responsabilidade e ilibando a instituição bancária.

As instituições bancárias ainda não têm uma forma de lidar com este esquema, até mesmo porque quando o cartão fica bloqueado ainda há possibilidade de fazer um pequeno levantamento.

 

Quem tem um cartão, como pode desligar esta funcionalidade?

Na verdade na Internet tudo se aprende. Por sua conta e risco, se quiser seguir esta dica, poderá desligar esta funcionalidade do seu cartão, evitando assim qualquer tentativa de lhe sacarem até 20 euros sem o seu consentimento.

pplware_cartao_contactless03

Basicamente, como pode ver na imagem, o cartão tem a antena em torno da margem do cartão. Fazendo um corte mínimo, de cerca de 5 mm no cartão, irá cortar a antena que permite accionar o débito no cartão e jamais o sistema será accionado. Nada fica afectado no cartão para pagamentos tradicionais, apenas a antena NFC deixa de funcionar.

 

Fonte: http://pplware.sapo.pt/informacao/tem-um-cartao-de-debito-contactless-veja-esta-vigarice/


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.