Porque deves ver avaliações de satisfação antes de comprar online?

Por: Portal da Queixa
Tempo de leitura: 4 min

No Portal da Queixa, recebemos diariamente reclamações sobre burlas e fraudes em compras online. Muitas vezes, fruto da desinformação prévia e da falta de literacia digital para identificar sites de compra fraudulentos. Por isso mesmo, reforçamos frequentemente a importância da pesquisa prévia na plataforma antes da compra. Para saber mais sobre marcas, para comparar Rankings e para tomar as melhores decisões.

Por outro lado, as avaliações de satisfação são um ponto que pode determinar uma compra bem-sucedida. É a partir das mesmas que consegues ter um retrato real do desempenho de uma marca, no que diz respeito ao apoio prestado aos seus clientes. Tal pode mesmo evitar que compres em lojas fraudulentas e que tenhas um maior conhecimento sobre marcas recomendadas, que prestam um serviço de excelência ao consumidor.

5 motivos para leres avaliações de satisfação antes de comprar

As avaliações de satisfação que os consumidores deixam no Portal da Queixa revelam-se muito úteis para quem pesquisa mais sobre uma marca antes de tomar uma decisão de compra. Distinguem-se das reviews, por serem experiências reais de consumo, que resultam de um processo de reclamação bem ou mal resolvido entre a marca e o consumidor através da plataforma. Antes de decidires comprar algo, e principalmente se não conheces a marca, tem isto em conta.

1. Compra consciente e informada

A informação é o primeiro passo para uma compra consciente. No entanto, é preciso ir mais além da informação deixada pelas marcas nos seus canais de comunicação próprios. Muitas são pura fraude e levam imensos consumidores ao engano pelo que é importante ter o máximo informação sobre a marca antes de qualquer compra. O movimento social #NãoSejasPato existe precisamente nesse sentido e alerta-te para possíveis fraudes em compras online. Nesta linha, as avaliações dos consumidores são um relato real sobre o desempenho da marca, que orientam até à melhor decisão.  

2. Conhecer a experiência de outros consumidores

O relato de outros consumidores relativo à marca que procuras é uma informação poderosa e real e de alerta. É importante teres em conta as experiências relatadas no Portal da Queixa, uma vez que são um indicador muito válido sobre a desempenho de uma determinada marca.

3. Analisar possíveis riscos

As avaliações de satisfação ajudam-te a avaliar possíveis riscos de compra. Uma marca com um Índice de Satisfação baixo revela, desde logo, falta ou inexistência de um apoio ao cliente satisfatório, incapaz de prestar soluções aos consumidores. De certeza que queres ser cliente de uma marca que não apoia o consumidor quando algo corre menos bem?

4. Prever situações

As avaliações de satisfação ajudam-te a prever situações indesejadas. O final de um processo de reclamação mal resolvido não transmite confiança. Quando te deparas com uma opinião menos positiva, não a ignores. Muito pelo contrário, antes de comprar pesquisa mais sobre a marca, que tipo de reclamações recebe, como as resolve e qual o serviço de apoio que presta através da plataforma.

5. Conhecer melhor a marca

As avaliações positivas são uma excelente forma de saber qual o desempenho de uma marca relativamente ao serviço de apoio prestado aos consumidores quando algo não corre bem. Muitas vezes, é só a partir das avaliações reais vindas dos consumidores que consegues perceber o real desempenho da marca.

A informação é a tua maior aliada quando se trata de satisfação do cliente. Quanto mais souberes sobre a marca, mais segurança terás nas tuas decisões. E, aqui, o poder de uma avaliação positiva feita por um consumidor real é determinante. Pesquisa no Portal da Queixa antes de qualquer decisão.

Portal da Queixa

Somos o marketplace de reputação em Portugal. Faz a tua reclamação e descobre o ranking das marcas com base no seu Índice de Satisfação.

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.