A marca ALP é confiável?
Fraco
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Tempo Médio de Resposta
30%
Taxa de Solução
22,2%
Média das Avaliações
36%
Taxa de Retenção de Clientes
40%
Ranking na categoria
ALP - Associação Lisbonense de Proprietários
  • 213402000
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Rua D Pedro V, N.º 80/82
    1269-002 Lisboa
  • atendimento@alp.pt

ALP - Atendimento da gestora

Sem resolução
Catarina
Catarina apresentou a reclamação
21 de janeiro 2025
Venho por este meio apresentar uma reclamação formal relativamente à falta de resolução do problema com o fogão da minha residência, que se encontra avariado desde sábado (18.01.2025), possivelmente devido a um pico de corrente elétrica que afetou o prédio.

Enviei um e-mail no dia de ontem (20.01.2025) à Sra. Lurdes Gonçalves e, não tendo obtido resposta, voltei a contactar hoje para o número geral onde me atendeu o Sr. Vitor. Durante o contacto telefónico o Sr. Vítor, com quem já falei anteriormente noutras situações foi sempre, muito atencioso, apresentando-me várias possíveis soluções e demonstrando verdadeiro empenho em ajudar.

Foi também o Sr. Vítor quem, pela primeira vez, me forneceu o contacto da Sra. Carla, identificada como uma das gestoras deste imóvel, sendo que, até à data, ninguém havia fornecido esta informação fundamental.

Contactei, por e-mail e telefone, a Sra. Carla Cardoso sobre o problema da avaria e nesta ocasião, fui surpreendida com a resposta de que deveria contactar a E-Redes para solucionar o problema. Inicialmente presumi que esta orientação tivesse sido fornecida pela proprietária, mas fui informada de que esta resposta foi, de facto, dada de forma independente pela Sra. Carla Cardoso. Como é do conhecimento geral, a E-Redes não é responsável pela reparação de fogões, tornando essa orientação inadequada e sem sentido.

Quando insisti na necessidade urgente de enviar um técnico para reparar ou substituir o fogão – uma vez que a falta deste equipamento essencial me impossibilita de preparar refeições em casa e eu estou em teletrabalho –, a Sra. Carla Cardoso respondeu de forma completamente inadequada, afirmando: “Não recebo ordens de arrendatárias.” Esta falta de sensibilidade, juntamente com a recusa em contactar diretamente a proprietária para intervir na questão, deixou-me extremamente desconfortável, frustrada e desesperada perante a gravidade da situação.

Gostaria de reforçar que o valor mensal pago de renda inclui a garantia de que todos os eletrodomésticos na residência estejam em pleno funcionamento, o que atualmente não ocorre. Sendo arrendatária, não tenho autonomia para reparar ou substituir um fogão que não me pertence, sendo essa responsabilidade inteiramente da proprietária ou de quem a representa.

Destaco que este tipo de situações, aliado à evidente falta de comunicação entre mim, enquanto arrendatária, e a Associação Lisbonense de Proprietários, já ocorreu variadas vezes. Principalmente no início do contrato de arrendamento, quando me deparei com infiltrações na parede, tinta a cair e bolor noutra parede, problemas que até hoje ainda não foram solucionados.
Data de ocorrência: 21 de janeiro 2025
ALP
22 de janeiro 2025
Em resposta à comunicação da arrendatária, serve a presente para informar que a mesma carece de fundamento considerando que a ALP enquanto entidade gestora do locado de imediato encetou esforços para resolver o problema apresentado pela mesma. A arrendatária em questão reportou a situação de danos no fogão via email no dia de ontem 21/01/2025, bem como, referiu que terá existido um pico de energia no sábado dia 18/01/2025, pico este que danificou alguns eletrodomésticos, no caso da arrendatária tinha sido o fogão.

No mesmo dia foi respondido à arrendatária que deveria contactar a E-Redes e reportar a situação, sendo a E-Redes a entidade operadora de distribuição de energia e que o pico de corrente não seria imputável à proprietária da fração visto ter acontecido em todo o prédio.

A arrendatária entrou em contacto via telefone num tom de voz bastante alterado, tendo sido verbalmente pouco educada. Deixei falar a arrendatária e apenas referi no contacto telefónico o que tinha anteriormente escrito por email, ou seja, que contactasse a E-Redes e que tínhamos reportado à proprietária a situação, e da qual aguardávamos indicações.

Volvido alguns minutos após este contacto telefónico, a proprietária informou-nos que era de conhecimento da arrendatária que a coluna de eletricidade estava a ser substituída e que devido a este trabalho existiu um pico de eletricidade e alguns eletrodomésticos ficaram avariados, que o condomínio do prédio assumia a responsabilidade e está a resolver caso a caso. No caso da presente a arrendatária encontra-se a aguardar apresentação de orçamento para a reparação e apresentar ao condomínio para aprovação.

Não era de nosso conhecimento que existiam trabalhos na coluna de eletricidade, em nenhum momento a arrendatária nos referiu que devido a estes existiu o pico de energia, e que um eletricista já tinha ido verificar o fogão, pelo que no desconhecimento de tal factos, pedi que entrasse em contacto a E-Redes.

Não corresponde à verdade que na presente situação existiu “falta de resolução do problema com o fogão”.
Esta reclamação foi considerada sem resolução
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.