Rangel & Proença, Lda

Amo Prata - Reembolso

Tatiana Eusébio
Tatiana Eusébio apresentou a reclamação
6 de março 2019

Em Dezembro de 2018 comprei uma aliança de prata para uma oferta de natal. Escolhi um tamanho que ficava grande á pessoa a quem ofereci o anel. Como sabia (li a politica de trocas e devoluções) que não faziam trocas ou devoluções de anéis ou artigos personalizados, entrei em contacto com a equipa de apoio ao cliente (através do Facebook) para saber se havia a possibilidade de eu enviar-vos a aliança para se fazer um ajuste de tamanho. Foi-me dito que sim, para enviar o anel e a medida correta. Entretanto, enviei a aliança com o comprovativo da compra e o tamanho correto para o ajuste por correio registado no dia 11.01.2019, no dia 18.01.2019 entrei novamente em contacto com o apoio ao cliente (através do Facebook) a confirmar se tinham recebido a aliança e foi-me dito que sim e que tinha ido para a fabrica para o ajuste. Passados alguns dias tentei entrar em contacto várias vezes através da pagina de facebook e por e-mail sem obter qualquer tipo de resposta. Entrei em contacto por telefone com o diretor da empresa através de um contacto que se encontrava na pagina da mesma, disse-me que o anel tinha ido para o craveiro porque tinham saltados umas pedras e que me enviariam o mais rápido possível. Já voltei a entrar em contacto várias vezes por e-mail e através da pagina do facebook e ou não obtenho resposta ou recebo desculpas que não são coerentes. O ultimo contacto que tive da empresa era que já tinham o anel e que seria enviado no dia seguinte, sendo que isto foi há mais de uma semana voltei a entrar em contacto, novamente através da pagina do facebook e do e-mail do gerente e mais uma vez não obtive resposta. Como esta situação já se estende há dois meses é óbvio que já não pretendo o envio da aliança pela qual paguei 35€ e sim o reembolso total.

Data de ocorrência: 6 de março 2019
Amo Prata
21 de março 2019
antes de mais pretendo congratular a senhora Tatiana Eusébio, pois tornou-se a nossa primeira cliente a registar uma reclamação dos nossos serviços.

Antes de responder à sua reclamação, gostava de fazer uma breve consideração sobre "reclamações" e dizer que penso que deveria haver de igual forma um portal e um fórum onde as empresas pudessem reclamar dos seus maus clientes, porque de facto eles existem.
A máxima de que o cliente tem sempre razão tem as suas exceções e, pese embora o facto de que são os clientes a razão das empresas, de facto há clientes que se apoiam nestas máximas como desculpa para desconsiderar que do outro lado (a empresa) estão igualmente pessoas com seriedade e princípios, no mínimo tão elevados como os que o cliente tem, e que nunca são postos em causa.

Posto isto, nada a acrescentar aos factos apresentados pela senhora Tatiana, com exceção de que:
1. Estava claro nas condições de venda que a Amoprata não aceita devoluções ou trocas de objetos personalizados;
2. Quando a senhora Tatiana contatou os serviços da Amoprata a solicitar um serviço que não tinha direito:
2.1 Foi atendida cordialmente, e não apresentou nenhuma observação negativa desse atendimento;
2.2 Foi-lhe dada uma opção como "atenção ao cliente", tendo a Amoprata disponibilizado o serviço de ajuste do anel (além das condições contratuais)
2.3 Em nenhum momento a senhora Tatiana Eusébio questionou a Amoprata sobre os custos associados ao processo - nem a Amoprata o fez, novamente por atenção ao cliente
2.4 A Amoprata não se comprometeu com nenhum prazo específico para conclusão do serviço, nem foi este solicitado pela senhora Tatiana.
3. É do desconhecimento da senhora Tatiana o processo associado à retificação do tamanho de um anel com pedras, e provavelmente qualquer outro artigo em prata, que tecnicamente tem processos morosos.
4. A Amoprata suportou totalmente os custos de retificação, cravação de pedras e envio do anel
5. O anel foi enviado à senhora Tatiana no mesmo dia em que expôs esta reclamação
6. Após receção do anel, a senhora Tatiana não se dignou de expôr a sua receção neste mesmo portal.

Conclusão
O anel está desde a data de exposição da reclamação na posse da senhora Tatiana, sem custos adicionais e com o transtorno que a Amoprata lhe causou em ter ficado sem o anel durante algumas semanas. Por esses factos lamentamos.
Reconhecemos alguns atrasos e dificuldades no processamento da informação prestada ao longo deste processo de retificação e reenvio do anel. Lamentamos de igual forma e tentaremos ser mais eficazes.

Queremos ainda dizer que, apesar de efetivamente haver maus clientes, a Amoprata continuará a tentar (dentro do que lhe é possível e com as óbvias falhas que uma empresa feita por pessoas terão) prestar um serviço que vá ao encontro das expectativas dos seus clientes, e continuará a ir além das suas obrigações para satisfazer os seus clientes.

Cumprimentos
Ricardo Silva