Construção Civil

Bruno & Bastos - Construção, Lda - Empresa burlista

Tito Correia Marrana
Tito Marrana apresentou a reclamação
6 de dezembro 2022
Contratei a empresa Bruno & Bastos - Construção, Lda para efectuar a construção de uma moradia, para minha futura residência. De acordo com o definido, entreguei 10% do valor total da empreitada que era de 370.000,00€, ou seja 37.000€.
As transferências até ao montante estipulado foram efectuadas até dia 7 de Fevereiro de 2022, conforme documentos em anexo, e o auto de consignação para o inicio dos trabalhos foi assinado dia 28 de fevereiro de 2022.
O prazo de execução da obra era de 18 meses, devería terminar a 28 de Agosto de 2023. Neste momento passados mais de metade do tempo previsto, não efectuaram mais do que a escavação, que representa cerca de 2.000€ do valor contratual.
O dono desta empresa o Sr. Paulo Bruno, apenas esteve contactável e disponível até receber a adjudicação, de lá para cá simplesmente não atende telefonemas, não dá satisfações e apenas envia mensagens volta e meia com promessas que nunca se cumpriram.
Há várias pessoas neste momento vitimas das burlas deste senhor, que tentam desesperadamente ser ressarcidas, mas até ao momento sem sucesso.
Data de ocorrência: 6 de dezembro 2022
Relativamente á reclamação aqui apresentada, enquanto gerente da empresa bruno e bastos, tenho a dizer que compreendo o desagrado por parte do nosso cliente e lamento o facto de ainda não se ter iniciado os trabalhos de uma forma mais concreta, no entanto não posso deixar em claro a falta de verdade expressa no texto publicado.
Assim se é verdade que existiu a adjudicação e a disponibilização do valor mencionado pelo Sr. Tito, bem como o facto de se ter realizada a escavação e os trabalhos não terem tido a sua sequencia normal, também é verdade e só se compreende a sua omissão por parte do sr. Tito, por lapso do próprio ou má fé é que nessa data não existia licenciamento camarário para realização da construção da moradia, licença essa que apenas ficou disponível em 14/09/2022, conforme email remetido a esta empresa pelo Sr. Tito nessa data.
Mais se acrescenta que também por email remetido pelo Sr. Tito em 08/11/2022, recebeu esta empresa novos projetos de estabilidade efetuando consideráveis alterações ao projecto inicial, mais uma vez o sr. Tito por lapso ou por outra qualquer razão que se desconhece preferiu omitir na sua reclamação este dado relevante para uma analise seria e cuidada dos factos.
Em resumo se e verdade que existiu uma adjudicação e um auto de consignação para o inicio dos trabalhos a verdade é que esta empresa o tem feito corria o serio risco de ser penalizada com coimas e outras agravantes , bem como o cliente corria o real risco de poder ver a obra embargada com todos os encargos inerentes.
Por ultimo e mais uma vez numa atitude que não quero aqui qualificar por parte do Sr. Tito, afirmar que eu enquanto gerente da empresa estou incontactavel e que nunca mais falou comigo desde que realizou a dita adjudicação da obra, apenas tenho a dizer que é muito facil refutar e provar o contrario, por mim estou disponivel para apresentar as faturas detalhadas do operador de comunicações desde essa data onde facilmente se poderá identificar todas as chamadas e mensagens trocadas entre ambos, gostava que o Sr. Tito se disponibilizasse a fazer o mesmo relativamente aos seus dois numeros de telemovel e dessa forma se verificar publicamente se é verdade o que aqui diz, e em particular que o Sr. tito publicasse aqui em particular a mensagem que me remeteu em 9/11, mensagem essa que guardo com cuidado com algumas fotos de suporte bem interessantes.
Quando alguem se encontra comigo no local da obra algumas vezes, sendo a ultima á cerca de 1 mes na presença de colaboradores meus e vem para este fórum escrever que não consegue contactar com o gerente da empresa revela uma falta de verdade muito grande, tornando tudo aquilo que escreveu muito pouco aceitável pela minha parte.
Em conclusão refuto todas as acusações aqui feitas, sendo conhecimento do Sr. Tito e que poderá confirmar neste fórum se estiver disponível a falar verdade, que entretanto ja por mais que uma vez foram feitas diligências para iniciar os trabalhos, mas que infelizmente devido as más condições climatéricas que temos tido nos ultimos meses tem dificultado imenso as nossas pretensões atendendo a que estamos a falar de um terreno de base barrenta que inviabiliza a movimentação de pessoas e maquinas no local, sendo o nosso objetivo na primeira oportunidade que o terreno permita avançar para a obra.
Ainda assim compreendo e respeito o desagrado expresso, mas sempre estive de boa fé e assim continuo e dessa forma tudo fazer em fase de obra para demonstrar a qualidade do nosso trabalho.
Tito Marrana
24 de janeiro 2023
Os argumentos que utiliza são ajustados ao que lhe interessa, mas nada altera o facto de ter ficado indevidamente com 37.000€ que não lhe pertecem.
E ao contrário do que afirma o Sr. Paulo Bruno o nosso processo na Câmara não foi efectuado com pedido de licenciamento mas sim através de comunicação prévia, e como tal até o envio da notificação pela câmara de parar os trabalhos, a construção pode avançar de forma totalmente legal, e a verdade é que nada fez.

Em relação à alteraçâo da estrutura que indica, foi única e exclusivamente efectuada para facilitar o trabalho do seu sub-empreiteiro que alegava não se sentir confortável em efectuar uma laje de vigotas, e para evitar mais desculpas no arranque dos trabalhos efectuámos essa alteração, suportada por nós, com o objectivo de lhe facilitar o avanço dos trabalhos.

A tentativa de arranjar desculpas para justificar as suas falhas e erros é uma constante no Sr. Paulo Bruno, adoraria saber como justifica ter tantas pessoas lesadas por si, e com processos abertos em tribunal por dinheiro que lhes deve, basta ler as queixas no Portal da Queixa ou através das avaliações no google da sua empresa, para perceber qual o seu modus operandis, o seu objectivo não é construir é sacar dinheiro de forma indevida às pessoas.
bem se aquilo que se pretende e fazer deste forum um local para publicar argumentos que apenas demonstram os graves lapsos de memoria deste senhor.
E falso e mentiroso quando afirma que aqui coloco argumentos que são ajustados a esta empresa, nada disso e os factos são o que são e podemos publicar todos .
E verdade ou não que apenas em 14/09 foi facultado o documento e chame-lhe o que quiser, eu chamei licenciamento como poderia ter feito menção a comunicação previa, que autorizava a construção?, exigo que seja factual e responde de forma clara e não se esconda atras das palavras.
Verdade ou não que em 08/11 nos foi remetido novos desenhos para a realização da obra?
Seja objetivo e responda.
E a historia do eu estar incontactavel já se decidiu a publicar as suas listagens de chamadas e mensagens, por mim posso colocar já amanhã. responda por favor?
E será que o Tito é assim uma pessoa tão idônea, para tecer tantos juízos de valor sobre os outros ou pretende desviar a atenção de alguma coisa, a mensagem que remeteu no dia 9/11, publica o tito ou sou forçado a coloca-la aqui juntamente com a restante documentação e claro nesse caso serei também forçado a avançar para as vias legais também.
Afirmar desta forma que eu ou esta empresa ficou com 37000€ e uma afirmação mentirosa e falsa, em algum momento eu afirmei aqui ou noutro tipo de comunicação que me desvinculava de fazer a sua obra?, a resposta é não, e sabe qual a razão e que em momento algum me passou pela cabeça não fazer a obra e sempre foi isso que disse pessoalmente, ao telefone, SMS ou por mail, essa continua a ser a minha única posição.
Se não tivesse interesse em fazer a obra simplesmente não tinha feito nada nem tinha feito varias tentativas para o fazer. A verdade é que em determinado momento podemos não ter aproveitado a janela certa para avançar e isso tenho a humildade de reconhecer, mas entretanto as condições meteorológicas complicaram as condições no local, levando a um atraso maior.
Alias como lhe foi transmitido até mais que uma vez na verdade, tive o cuidado de assumir o atraso e reafirmar que logo que possível e avançado com os trabalhos tudo fazer para dentro do possível minimizar e recuperar do atraso
Será que também é mentira esta afirmação?
Aquilo que quero e peço com sinceridade é ter a possibilidade de demonstrar na pratica que quero dentro do possível recuperar o tempo perdido e dessa forma poder de alguma forma limitar todos os constrangimentos que possamos ter causado.