Município de Leiria

Câmara Municipal de Leiria - Engano por defeito de fabrico

Paula costa
Paula costa apresentou a reclamação
20 de fevereiro 2023
Na terça-feira, dia 14 de Fevereiro, comprei um cobertor de algodão na Feira de Levante, lavei-o, pendurei-o no estendal e, como faço habitualmente com peças pesadas e de grandes dimensões em dias de vento forte, prendi-o com dois alfinetes para não cair. Quando o tirei ele tinha as pontas desfeitas, conforme se vê na foto 1.
Por coincidência, no dia em que o comprei, um outro vendedor expunha na sua banca cobertores iguais e toalhas e mantas todas desfeitas. Até pensei "quem compra isto assim? servirá como desperdício para os mecânicos limparem as mãos de óleo? Pode ser!".
No sábado, dia 17, fui mostrar o cobertor às pessoas a quem comprei e pedir que me devolvessem o dinheiro pois para mim é óbvio que o artigo tem um defeito de fabrico.
O vendedor respondeu que o cobertor estava em bom estado quando foi vendido e que tinha ficado preso no tambor da máquina de lavar, ou um cão o teria rasgado, certamente eu teria feito uso indevido do artigo. Disse em voz alta que vendeu 50 cobertores iguais para a Ucrânia e não teve nenhuma reclamação.
Propôs-se enviá-lo para a fábrica e, eventualmente, trocá-lo depois por outro igual, o que eu não aceitei porque voltaria a acontecer o mesmo.
Como não nos entendíamos fui pedir ajuda aos agentes da PSP que estão no local. Informaram-me que o senhor não é obrigado a aceitar devoluções ou trocar e lembraram-me que, se eu quisesse apresentar queixa, teria que pagar a taxa de justiça e contratar um advogado para me assistir.
Senti-me quase derrotada, mas como o estado do cobertor fala por si e acho injusto ficar com o prejuízo, decidi queixar-me.
O que importa não é o cobertor, ou os 10 euros que ele custou. O que importa é a atitude defensiva de alguns agentes do comércio "tradicional" que contrasta com outras plataformas de vendas onde existe a possibilidade de devolver ou trocar o artigo, onde se pratica a ética comercial e onde se utiliza um estilo de comunicação empático.
Data de ocorrência: 18 de fevereiro 2023
22 de fevereiro 2023
Ex.ma Senhora Paula Costa,
No seguimento do pedido apresentado por V. Ex.ª, datado de 20-02-2023, verificámos que o teor do mesmo foi objeto de duas ocorrência enviadas por V. Ex.ª através do serviço Formulário Voz do Cidadão - FVC672/2023 e através de e-mail, no mesmo dia, pelo que o pedido tramitará exclusivamente através de do serviço Formulário Voz do Cidadão.
Ana Nunes, Assistente Técnica, Município de Leiria • Divisão Administrativa e da Qualidade
21 de março 2023

Após contacto telefónico pelo número verde, a Câmara Municipal informou-me que o meu pedido foi registado, tem o nº 9332/23, mas ainda não obtive resposta à reclamação que, neste momento se encontra com o Dr. Pedro Santos, responsável pelos Mercados.

Atentamente,

Paula Costa
22 de março 2023
Ex.ma Senhora Paula Costa,
Uma vez que este seu pedido já foi registado e encaminhado aos serviço municipais competentes, deverá aguardar a resposta dos mesmos.
Lisete Marques, Assistente Técnica, Município de Leiria • Divisão Administrativa e da Qualidade
Paula costa
Paula costa avaliou a marca
24 de maio 2023

Nunca tive resposta sobre o assunto.