Câmara Municipal do Barreiro
  • Paços do Concelho
    Rua Miguel Bombarda
    2834-005 Barreiro
  • geral@cm-barreiro.pt

Câmara Municipal do Barreiro - Incomodo de ruído provocado por 2 seitas religiosas no mesmo prédio, situação recorrente

Aguarda resposta
Bruno
Bruno apresentou a reclamação
7 de abril 2024

Situação já recorrente.

Mais uma vez é a mesma palhaçada, duas seitas religiosas barulhentas no mesmo prédio, 74-A e 74-C. Incomoda os condóminos do prédio. É de manhã e ao final do dia até à hora que eles quiserem. Com gritaria e uso de microfones com colunas de som que se faz ouvir pelos apartamentos e prédio. Estamos fartos disto, o proprietário já foi posto em tribunal (RE/24/15, RFIS/4/2016) por casa de uma situação semelhante em 2015-2017 e mesmo assim continua a alugar os espaços a seitas religiosas extremamente barulhentas e incomodativas mesmo após avisos e alertas sucessivos por parte dos condóminos.

Pergunto ao Sr. Presidente Sr Frederico Costa Rosa e à Divisão de Fiscalização se também gostariam de viver assim durante anos, com incomodo constante, quase diariamente, seja de manhã, seja no final da tarde quando voltam dos vossos empregos.

Uma pessoa quer voltar do trabalho e descansar em casa, é o seu direito, a casa é o único Espaço de refúgio que o Homem pode ter nos dias de hoje. E no entanto, o prédio e os condóminos estão a ser constantemente incomodados por seitas religiosas que se alojam em espaços que não são para o seu devido efeito e logicamente num local não apropriado devido às suas atividades ruidosas.

Se fosse apropriado, a igreja católica também se alojava em prédios, mas isso não acontece e porquê? Porque sabem que não são sítios apropriados para o efeito e nem tem cabimento em meter seitas religiosas num prédio habitacional.

Informo que até à data de hoje, ninguém ainda foi avisado nem consultado para se efetuar os testes acústicos, já passaram muito mais dos que os 30 dias exigidos pela Divisão de Fiscalização e nada foi feito até ao dia de hoje.

Informo que no dia 04/04/2024, o proprietário das lojas 74-A e 74-C foi novamente avisado em Assembleia de Condomínio organizada pela Administração do mesmo que a situação é repetitiva e que é danosa para todos os proprietários dos apartamentos. Em especial, 1º Andar. Foi exigido que resolvesse a situação de vez, ao que não se mostrou importado nem deu a devida atenção.

Portanto, o que é que se vai fazer? Existe 2 atividades no nosso prédio que logicamente não tem cabimento de estar num prédio devido às suas atividades de gritaria e uso de colunas de grande porte/colunas de festa que se faz ouvir pelo prédio.
Tirem-nos daqui, Dêem um armazém a eles, façam o que vos entender, mas esta situação é inadmissível e ilegal devido a causar imenso transtorno psicológico, já com custos devido a despesas médicas.

A cada passo que se dá agora pela cidade é só espaços destes em prédios habitacionais, até que ponto vai esta situação aguentar? Vocês sabem o que é viver num apartamento e estar a ser constantemente incomodado com estes barulhos quando o que querem é descansar após um dia de trabalho?

A liberdade religiosa é para respeitar sim, mas tudo tem os seus limites e tudo tem as suas regras e situações.
Uma igreja num prédio ?? Que lógica é que isso faz? Ainda para mais duas.

Já estive a analisar e num raio de 500 metros tenho umas 14 seitas religiosas à volta. E é tudo igrejas evangélicas. Não se poderiam unir e ir para um armazém grande fora de zonas residenciais para não incomodar ninguém? Ou construir uma igreja? Como a igreja católica normal o faz?

Ou as pessoas são muito surdas ou decidem ignorar o problema.

Exige-se uma resposta por parte da câmara municipal do Barreiro e uma resolução definitiva no que toca às lojas 74-A e 74-C. Já é uma situação repetitiva e o proprietário continua a causar os mesmos problemas, alugando os espaços a seitas religiosas quando sabe que causam SEMPRE incomodo e tira-nos a liberdade e direito ao descanso.
E ainda mais importante, não cumpre os prazos dados pela própria Divisão de Fiscalização. Admiro-me como a câmara não faz nada. Cada vez acho mais que estão a querer deixar andar e ignorar o problema e as queixas.

Cmpts.
Data de ocorrência: 7 de abril 2024
Bruno
Bruno está a aguardar resposta da marca