Multimédia e Software
1 Shopkit 80.2
2 Grupo PIE 77.2
3 ANO 62.5
CentralgestN/A
Centralgest, Produção de Software S.A.

Centralgest - Incumprimento de contrato

António Baltazar
António Baltazar apresentou a reclamação
13 de novembro 2019
M. Baltasar- Contabilidade e Consultoria , Lda., com sede na Rua das Dunas, Loja 10, sita em Vila Nova de Santo André, dedicamo-nos ao exercício de contabilidade, prestando ainda consultoria aos seus clientes particulares, e empresariais.

Por forma a optimizar o exercício da nossa actividade , e após nos ter sido apresentada uma proposta de fornecimento e implementação de software informático, pela sociedade comercial denominada, CENTRALGEST – Produção de Software , SA, situada na Av. Cidade de Coimbra , nº 92/94, 3050-374 Mealhada, que previa a implementação de uma Solução Integrada de Gestão – ERP, permitindo uma rigorosa , adequada e célere solução, em áreas como: a) plano de contas e controlo de IVA; b) recolha de Lançamentos; c) máscaras de Lançamentos; d) apuramentos de IVA; e) mapas e listagens ; f) apuramento de resultados , IES , fim de ano; g) conciliação bancária; h) recursos humanos; i) imobilizado; j) contas correntes; l) facturação, funcionalidades estas que numa fase inicial , permitiriam a importação de extractos de contabilidade , numa primeira fase , sobre um universo de 15 empresas , e paulatinamente , abrangeria 70 das nossas empresas, decidimos adquirir-lhes o software, que além do mais, previa o apoio , no ajuste do plano de contas base da Centralgest ás necessidades do cliente ; a importação dos extractos de contabilidade de 2018 para 15 empresas ; a parametrização dos Abonos/Descontos ajustados às necessidades do cliente ; a formação ao utilizador no módulo de contabilidade; a formação ao utilizador no módulo de RH; a formação ao utilizador no módulo de Activos; a formação ao utilizador no módulo de Gestão Comercial ; e ainda , o necessário acompanhamento .
Sucede, que entre o mês de Maio de 2018 e meados de Dezembro de 2018, o referido software, ao contrario do previsto na proposta, desenvolveu inúmeras e regulares incompatibilidades, com o software que utilizávamos , e que era do conhecimento da CENTRALGEST – Produção de Software , SA, designadamente , desenvolveu a dificuldade na importação do SAF-T como pretendido e exigido, no momento da contratação da solução informática de contabilidade; apresentando concomitantemente, múltiplas incorrecções , no tocante à organização de informação , que inviabilizava a realização de alguns cálculos fiscais ( ex: tributações Autónomas (TA)).

Decorridos 7 meses sobre a aquisição do Software , que tinha como intuito colaborar proactivamente , e ainda optimizar a prestação dos serviços de contabilidade prestados pela nossa empresa, em Dezembro de 2018, tínhamos apenas 2 das nossa clientes/empresa , a funcionar .

Ora a inoperacionalidade do novo Software , fornecido pela CENTRALGEST – Produção de Software , SA, era evidente e constrangedora.

De igual forma, as consequências da evidente inoperacionalidade, do novo Software, revelaram-se sobremaneira prejudiciais, para a dinâmica da nossa empresa , já que ao passarmos a acompanhar os técnicos da CENTRALGEST, por forma a garantir a importação de dados , e a verificar o rigor e a operacionalidade sobre as funcionalidades do programa informático que assegurava “ (...) necessária fiabilidade, performances e constituem um factor minimizador de risco nos tempos de implementação , sempre presentes em projectos de informatização com amplitude e alguma complexidade “ cfr. pág. 2 da referida proposta, deixamos de actualizar o software com que sempre trabalhamos.

Verificados os meses decorridos e a inoperância do novo software , vimo-nos forçados, a abandonar tal software , que nos consumiu dezenas e dezenas de horas , sem que tivesse existido qualquer correspondência com as expectativas , que a sua aquisição nos criou, e dedicamo-nos afincadas dezenas e dezenas de horas , a voltar a actualizar o nosso primitivo mas sempre infalível, software, procurando evitar colocar em causa a nossa própria prestação de serviço, que sempre se pautou pelo rigor e prontidão.

Chegados aqui , e pese embora termos trocados comunicações várias com a Centralgest– Produção de Software , SA, propondo nomeadamente, a devolução do software , por eles instalado, por inoperante, contra a restituição dos montantes por nós despendidos , quer com a sua aquisição , quer com as dezenas de horas por nós utilizadas , para garantir a actualização de dados , relativos ás nossas empresas , no nosso primitivo software, até ao momento as nossa actuação , extrajudicial, revelou-se sobremaneira infrutífera .

Atento o exposto, pretende a M. Baltasar- Contabilidade e Consultoria , Lda., ser pela, CENTRALGEST – Produção de Software , SA., ressarcida de todo o prejuízo, e manifestar o profundo desagrado e lamento, quer quanto ao evidente defraudar das expectativas , a performance , e a garantia de existência de factores minimizadores de risco nos tempos de implementação, por um lado, e pelo outro, a total desconsideração e respeito , demonstrados , pela ausência de respostas , atenta a prestação sobremaneira defeituosa , que nos terá sido fornecida .

Terminamos referindo, que jamais recomendaremos a empresa em questão , a qualquer cliente e/ou parceiro, pelas razões supra elencadas .

Para v/ analise , juntamos cópia da proposta apresentada , da adjudicação e das comunicações , que entendemos necessários para a melhor apreciação e análise , sobre o conteúdo da nossa reclamação,

Ficaremos a aguardar v/ resposta.
Data de ocorrência: 13 de novembro 2019