Centro de Arbitragem do Sector Automóvel

Centro de Arbitragem do Sector Automóvel - Avaria em carro novo

João Moreira
João Moreira apresentou a reclamação
28 de fevereiro 2024
No dia 6 de Julho de 2023 comprei uma viatura nova, elétrica, e-C4X Shine, chassis VR7BFZKXCNE081197, para uso de serviço TVDE. Após a inscrição na plataforma Uber, cumprindo todas as exigências legais, a viatura iniciou a sua atividade de transporte de passageiros em 24 de Agosto.

Em 30 de Outubro, todos os painéis de apoio se apagaram, tanto do quadrante, como o de rádio etc. Desde então, não tenho qualquer informação de velocímetro, conta kilometros, autonomia, assistência à viagem, pressão dos pneus, ar condicionado, camara de marcha-atrás, rádio, estado do carro, aviso de avarias, etc.

A 17 de Novembro, o carro deu entrada na nas oficinas do Concessionário Citroen Lércio Pinto em Santa Maria da Feira. Desde então estou a aguardar pela chegada da peça para solucionar o problema.

Passados quatro meses continuo com o problema por resolver, não existindo ainda qualquer previsão para a chegada da dita peça.

Como o carro é de uso diário ao serviço da TVDE, já foram apresentadas duas queixas à Uber por este se encontrar a circular com avaria. Além de correr o risco de ser proibido de circular nestas condições, os custos diários aumentaram significativamente, uma vez que os motoristas para saberem se o carro tem bateria suficiente para circular têm que se deslocar constantemente aos postos de abastecimento, o que é cobrado por cada ligação. Além disso, nunca podem aceitar viagens de longo curso, por não terem informação da autonomia do carro.

Esta semana, no dia 19 o carro teve que ser rebocado por se ter desligado por avaria. Como não tenho qualquer informação dos sistemas eletrónicos do carro, não sei o que se passou.

Foi assistido na Citroen de Santa Maria da Feira, nas oficinas do mesmo Concessionário (Lércio Pinto) e foi levantado na quarta-feira de manhã dia 21. Esta noite, voltou a suceder o mesmo e vai de novo ser rebocado para a mesma oficina.

Até ao dia de hoje ainda não foi feito qualquer diagnostico, e o carro continua armazenado no parque da oficina, onde o reboque o deixou!

Sendo um carro novo, ao serviço de TVDE desde finais de Agosto, em que a avaria atrás referida surgiu passados dois meses e que passados quatro meses ainda não foi solucionada, nem há previsão para a resolução da mesma, apresentando neste momento outras avarias associadas, não sei o que fazer em termos legais quanto à resolução desta situação.

Agradeço qualquer informação sobre o caminho a seguir
Data de ocorrência: 28 de fevereiro 2024