Clube Nacional de Ginástica
  • Parque Desportivo
    Rua Machado dos Santos, 112
    2775-236 Parede
  • geral@cng.pt

Clube Nacional de Ginástica - Aula superlotada (não cumprimento do distanciamento social de acordo com as orientações da DGS)

Mauro Nakamura apresentou a reclamação
9 de novembro 2020 (editada a 11 de novembro 2020)
No dia 14 de outubro, enviei o seguinte texto ao e-mail do CNG – Clube Nacional de Ginástica (geral@cng.pt e direcao@cng.pt):

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Mauro M. Nakamura
Data: 14/10/2020, 18:26 +0100
Para: direcao@cng.pt
Assunto: Sobre a lotação máxima das aulas de fitness (segunda-19:00, quarta-18:45, sexta, 18:45 - Prof. Antonio)

Prezados senhores diretores, coordenadores e responsáveis pelos cursos do CNG

Meu nome é Mauro Nakamura e sou aluno do curso de fitness (segunda-19:00, quarta-18:45, sexta, 18:45 - Prof. Antonio) e de Pilates (terça, quinta, 19:35 - Prof. Pedro).
Venho por meio deste e-mail manifestar minha profunda preocupação e reivindicação para que a lotação máxima nas aulas de FITNESS (segunda-19:00, quarta-18:45, sexta, 18:45 - Prof. Antonio) sejam revistas e alteradas para menos pessoas que as atuais 11 pessoas (10 alunos + 1 professor) na sala G2.

As razões são as seguintes:

(1) As marcações no chão da sala G2, levando em consideração o distanciamento social mínimo para ginásios regulamentado pela DGS indicam 9 pessoas, no total.
Conforme já mencionei, atualmente somos 11 no total (10 alunos + 1 professor).

(2) Falo em meu nome, mas já ouvi reclamações de mesmo conteúdo de outros 4 alunos.

(3) Mesmo sem levar em consideração as orientações da DGS, operacionalmente, para que haja distância mínima para o bom aproveitamento da aula, 11 pessoas é um número elevado demais, sendo que considero o ideal ter no total 9 pessoas (8 alunos + 1 professor).

Agradeço a atenção e aguardo por uma resposta em relação à questão apresentada.

Com os melhores cumprimentos.

Recebi a seguinte resposta, no dia 20 de outubro:

De: CNG - Direção [mailto:direcao@cng.pt]
Enviada: 16 de outubro de 2020 15:22
Para: 'Mauro M. Nakamura'
Assunto: RE: Sobre a lotação máxima das aulas de fitness (segunda-19:00, quarta-18:45, sexta, 18:45 - Prof. Antonio)

No seguimento do seu email de 14 Outubro que mereceu a nossa melhor atenção, cumpre-nos antes de mais informar que a lotação da aula de fitness que frequenta está de acordo com as normas de distanciamento e orientações da DGS.

Não obstante, e compreendendo a sua preocupação a direção do CNG está a envidar esforços no sentido de ultrapassar a questão que coloca.

Assim em acto imediato a alternativa que temos é propor que frequente, assim como a sua esposa, o horário da manhã (9h30) que está actualmente a ser frequentado por 6 pessoas o que com a vossa presença totalizava 8 pessoas mais o professor.

A outra alternativa, que aliás o professor António já tinha previsto falar hoje com todos vós na aula, é abrir mais uma aula às 20h15, que infelizmente por condicionalismos derivados da pandemia é o único horário em que temos ginásio disponível.

Esta nova aula, com uma lotação máxima de 5 atletas mais o professor, poderá ser feita no seguinte horário

Esperamos desta forma conseguir ultrapassar a preocupação e constrangimento que nos transmitiu.

Mais uma vez a direção agradece o email que nos enviou pois só assim conseguimos melhorar a nossa qualidade de serviço e corresponder da melhor forma às necessidades dos nossos sócios e atletas.

A Direção

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Mauro M. Nakamura
Data: 20/10/2020, 13:03 +0100
Para: CNG - Direção , geral@cng.pt

Assunto: Re: FW: Sobre a lotação máxima das aulas de fitness (segunda-19:00, quarta-18:45, sexta, 18:45 - Prof. Antonio)

À Direção do CNG

Boa tarde.

Inicialmentente, agradeço pela resposta, mas assim como já havia adiantado ontem (dia 19 de outubro) ao professor Antonio, não havia recebido este e-mail, que alegam ter enviado no dia 16 de outubro.

Abaixo, escrevo minhas respostas (em vermelho) ao conteúdo enviado e aguardo nova resposta da Direção do CNG.

(Resposta do CNG)

(Minha resposta)
Como já coloquei no primeiro e-mail, a lotação atual das aulas de fitness (segunda-19:00, quarta-18:45, sexta, 18:45 - Prof. Antonio), de 11 pessoas (10 alunos + 1 professor), até pode estar de acordo como alegam (na minha concepção visual, NÃO respeita os 3 metros mínimos de distanciamento social, segundo a norma da DGS para ginásios em aulas de fitness, em que há movimentação física intensa), mas fisicamente e operacionalmente não permite conforto necessário para a aula. Por exemplo, nem todos os alunos conseguem ver o espelho durante a prática, algo valorizado e ensinado pelo professor como algo importante na prática.
Além disso, a marcação de distanciamento no chão indica 9 postos (pessoas). Mesmo que o professor não se inclua nesse número, são 9 alunos no máximo, e não 10, como é atualmente a quantidade do referido horário.

Então pergunto: Se há 10 alunos que frequentam a aula, este número não excede a lotação máxima de segurança atual??
Qual é a lotação máxima estabelecida pelo CNG para a sala G2, que é a utilizada atualmente?

(Resposta do CNG)
Assim em acto imediato a alternativa que temos é propor que frequente, o horário da manhã (9h30) que está actualmente a ser frequentado por 6 pessoas o que com a vossa presença totalizava 8 pessoas mais o professor.

(Minha resposta)
Com todo o respeito, esta proposta de mudarmos de horário é, no mínimo, inusitada, para não dizer absurda, desrespeitosa e fora do senso comum daquilo que é justo e lógico, pelas seguintes razões:

(1) Fizemos a opção por este horário no ato da inscrição e não desejamos mudar.

(2) No ato da inscrição, fomos informados pela secretaria do CNG que havia um limite máximo de alunos para cada aula e horário. Por exemplo, quando fomos fazer a inscrição para as aulas de Pilates (terça e quinta), queríamos um horário, mas como só havia mais 1 vaga, não era possível os dois fazerem a inscrição no mesmo horário, e por isso, tivemos que optar por outro horário.

(3) Por isso, penso que o mais sensato e justo é respeitar a ordem de inscrição e os últimos inscritos façam a mudança de horário para que fique dentro da lotação máxima de segurança. Este ajuste (conversar com esses alunos e efetuar a mudança de horário deles) é função da instituição CNG, na minha opinião e visão.

(4) Ao sugerir que eu (que fiz a reclamação) mude de horário, o que posso entender é que o CNG adota a postura do “os incomodados que se retirem”, o que não é nada elegante. Peço que solucionem esta questão, definindo a lotação máxima e remanejando os alunos que vieram depois para os novos horários criados.

(Resposta CNG)

(Minha resposta)
Isto precisa ser proposto aos alunos que se inscreveram depois de nós, e não para nós. Esta é postura mais justa e lógica, não acham??
Peço que o CNG converse com eles alunos e faça a mudança deles para os novos horários. Desejamos continuar no horário atual.
Aguardo um feedback do CNG sobre esta questão, em resposta a este e-mail.

Agradeço pelas providências tomadas até agora, mas as coisas precisam ser resolvidas de maneira sensata e justa. Infelizmente, a solução proposta (que na minha opinião não é exatamente uma solução pois não mudou a quantidade de alunos nas aulas) não resolve o problema que expus e, por isso, aguardo soluções efectivas e práticas.

Aguardo vosso feedback. Esta questão é séria e precisa ser solucionada de facto.

Agradeço pela atenção.

Com os melhores cumprimentos.

=======================================================

Como não recebi a resposta ainda hoje (dia 09 de novembro de 2020) e na aula de hoje novamente houve superlotação de alunos, decidi fazer a reclamação pelo Portal da Queixa, para que a situação de risco de saúde pública seja solucionada o quanto antes.

Muito obrigado e aguardo a resposta e providências concretas do CNG para que todos possam realizar as aulas no ginásio, com a segurança necessária neste momento difícil para a sociedade.

Data de ocorrência: 9 de novembro 2020
Mauro Nakamura avaliou a marca
20 de setembro 2021

A questão da reclamação não foi solucionada e fui pressionado pela instituição CNG a pedir o meu desligamento.