Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão
  • Rua José António Marques, 17.
    Apartado 318
    8501-953 Portimão
  • geral@emarp.pt

EMARP, EM, SA - Alteração dos contentores na ilha ecológica

Mário Campos
Mário Campos apresentou a reclamação
27 de agosto 2023
A ilha ecológica está mal dimensionada: Tem 4 contentores de RSU e 1 de cada dos outros 3. Todos os anos é a mesma coisa a partir de julho, isto para não falar em agosto: acumulam plásticos com vidros e embalagens de tal forma que se torna uma ameaça para a saúde pública. Dia 24/8 houve uma recolha de RSU e só recolheram dum dos contentores porque o resto estava vazio. Devia haver só 2 contentores de RSU, 2 para as embalagens e 2 para os vidros. É preciso recordar que quer as embalagens quer os vidros não precisam de ser lavados
Data de ocorrência: 27 de agosto 2023
1 de setembro 2023
Resposta enviada por email em 31/08/2023
Esta resposta tem um anexo privado
Mário Campos
10 de setembro 2023
Exma. Sra. Margarida Madeira, Chefe de Direção R.L.U.

Em primeiro lugar não compreendo porque é que a vossa resposta só foi dirigida a mim, já que é do interesse dos munícipes de Portimão também saberem o desenvolvimento desta reclamação.
Basicamente, nessa resposta, passam a responsabilidade à Algar para recolha dos resíduos e que a reclamação deve ser dirigida a essa empresa. Surge aqui a minha primeira questão: A quem é que cabe fiscalizar o trabalho da Algar? É ao munícipe, como eu, que verificou que o camião de RSU só recolheu de 1 contentor dos 4 que existem na ilha (já que os outros estavam vazios)?
Outra questão é que parece que não existe na EMARP um departamento de marketing que faça, por exemplo, uma análise dos comportamentos dos munícipes já que pelo menos há 5 anos a esta data (que foi a última vez que fiz uma reclamação sobre o mesmo assunto) os hábitos mudaram. De certeza que há muito mais separação de resíduos do que havia há 5 anos atrás.
26 de setembro 2023
Enviada resposta por e-mail a 26/09/2023