11.9
  • info.interna@gnr.pt

GNR - Abuso de poder

José Neto apresentou a reclamação
15 de janeiro 2024
Ontem dia 14/01/2024 circulava na Auto estrada 4(AE4) no sentido Penafiel/Porto quando a cerca de 100 metros da saída para Valongo/Gondomar uma viatura Renault Kangoo de matrícula 64-BX-46 passou a linha contínua e ao se encostar á minha traseira,bateu com a frente direita na minha traseira esquerda.
Paramos ambas as viaturas e o outro condutor começou logo todo exaltado a dizer para me pôr andar ao que lhe respondi que dali não sairia sem a chegada da Autoridade, nisto ele apontou me uma arma de fogo e disse-me que ou saía dali naquele preciso momento ou acabava comigo ali,foi desarmado na hora,o outro condutor entrou para a Kangoo para se colocar em fuga quando para que isso não acontecesse lhe foram retiradas as chaves da carrinha de forma a não se pôr em fuga.
Foi chamada a BT da GNR e passados cerca de 30 minutos apareceu uma viatura da BT de Penafiel,mal o Sargento Sargento Leandro Lima Unidade Nacional De Transito (Carmo)se chegou a mim,eu entreguei lhe a arma que tinha sido retirada ao condutor da outra viatura.
Quando o Sargento Leandro Lima o questionou se a arma era dele e se tinha licença de uso e porte de arma,a resposta foi...."tenho pois,somos colegas",ou seja todo este filme foi protoganizado por um elemento da GNR,mas afinal o que vem a ser isto?
Não deve um Agente da Autoridade dar o exemplo!?
Então puxa de arma sem mais nem menos para um civil que nenhuma culpa teve no acidente!?
Foi-me informado á posterior que as balas do revolver não eram reais mas sim munições de salva,mas o certo é que ninguém me chamou para confirmar,essa é que é a realidade e posto isto,seriam munições de salva!? Pois.
Venho por este meio reclamar a postura dessa Militar da GNR bem como tentar saber o que a Instituição GNR tem a dizer sobre ter um Militar desta espécie tão agressivo como de covarde.
De salientar que mesmo assim e na presença dos elementos da BT que entretanto chegou uma outra viatura que ficou com o expediente da primeira viatura que era a do Sargento Leandro Lima, não percebi o porquê mas, fica a dúvida no ar e pode ser que A GNR também responda a isto.
Vou aqui anexar publicamente todos os documentos que de momento tenho em minha posse e assim que tenha mais, farei questão de atualizar a queixa até ao final e dar conhecimento do castigo que o Militar em causa possa vir a ter e isto é se a vai ter por uma atitude tão agressiva,covarde e atitude essa que não é de "homem"mas sim de uma pessoa frustrada e certamente com pânico e revolta por tudo que o rodeia e a meu ver,a instituição GNR tem que tomar uma posição em conformidade.
Pela Lei e Pela Grei,o meu avô também foi GNR.
Data de ocorrência: 15 de janeiro 2024
O papel que o Sargento Leandro Lima me entregou com o número do processo
15 de janeiro 2024
Local do acidente com a linha contínua bem visível
15 de janeiro 2024
Local onde as viaturas ficaram imibilizadas até á chegada da BT
15 de janeiro 2024
Aqui talvez uma reunião de colegas,de salientar que o GNR que me apontou a arma, é o que está de costas com o colete vestido
15 de janeiro 2024
Local aproximado em que o condutor da Renault Kangoo ia entrar na faixa mais á direita para sair para Valongo/Gondomar quando embateu na traseira esquerda da minha viatura..
De salientar que o condutor é militar da GNR e que sem motivo,me apontou a arma e disse "para me pôr andar ou acabava comigo ali".
Possivelmente minha sorte e azar o dele, digo eu, é que foi desarmado de imediato.
Vergonhoso a Instituição GNR ter um Militar desta triste espécie.
15 de janeiro 2024
Documento que me foi dado como prova em que a BT tomou conta da ocorrência bem como uma breve descrição de como tudo aconteceu.
Foi-me pedido para nesta folha não colocar a situação de ameaça com a arma de fogo pois isso seria um outro processo e que não era para colocar nesta folha, assim o fiz e não coloquei a ameaça de que fui vítima e só possivelmente não acabou da pior forma porque desarmei o Militar em causa que me apontou a arma.
15 de janeiro 2024
Novamente a foto do comprovativo da ocorrência que não está a carregar a foto e não sei o porquê