11.9

Guarda Nacional Republicana - O Estado a chamar-nos mentirosos

Pedro Brinca
Pedro Brinca apresentou a reclamação
25 de junho 2013

No passado dia 22 de Dezembro, deslocava-me na autoestrada A12, entre Setúbal e a Ponte Vasco da Gama, pouco depois da hora de almoço, quando algo de insólito aconteceu, envolvendo agentes da Guarda Nacional Republicana. Em determinada altura do meu percurso, deparo com duas viaturas da GNR paradas na berma da autoestrada e um agente no meio da faixa de rodagem, com um braço no ar em sinal de ordem de paragem e outro a apontar para a sua esquerda, indicando-me que deveria deslocar-me para a berma. Sinalizei o pisca e comecei a abrandar para cumprir a instrução dada pelo agente, mas entretanto este abandona a faixa de rodagem e dirige-se a uma das viaturas da GNR. Parei um pouco à frente destas e aguardei algum tempo, mas nada se passou. Então, uma das viaturas iniciou a marcha e avançou pela autoestrada. Pouco depois, a segunda viatura da GNR também avançou e passou por mim, tendo eu anotado a sua matrícula: 65-BO-31. Além de achar estranho que um agente da GNR se coloque em plena faixa de rodagem de uma autoestrada a mandar parar viaturas, mais insólito achei que os guardas envolvidos nesta bizarra operação me tivessem ignorado, demonstrando uma total falta de respeito, já para não de prepotência. Pedi entretanto esclarecimentos ao Comando Distrital da GNR, tendo o seu comandante remetido uma carta em que me garantia que nada disto se tinha passado. Naturalmente, tinha plena consciência de que seria a minha palavra contra a dos guardas e não esperava verdadeiramente que fosse tomada nenhuma medida punitiva contra estes. O que não esperava era que o comandante distrital da GNR me chamasse mentiroso. Reclamei junto do mesmo e do IGAI, tendo recebido deste a garantia de que "não foi registada nenhuma situação insólita naquele dia no referido local". Portanto, chamam-me mentiroso também e nem uma palavra sobre a falta de respeito do senhor comandante distrital. Será este procedimento correto e normal, de organizações públicas chamarem de mentirosos aos cidadãos que os abordam?

Data de ocorrência: 25 de junho 2013

Tanto quanto julgo saber, os carros da GNR "quando caracterizados" não têm esse tipo de matrícula. As matrículas dos carros caracterizados normalmente apresentam as letras GNR.
É altamente improvável que a GNR actue como descreveu; em caso de operação em auto-estrada, os veículos são desviados para uma área de serviço.Não é curial, é completamente absurdo, que uma entidade policial se coloque no meio de uma faixa de rodagem a mandar parar e encostar oe veículos; sabemos que isso é proibido, pelo Código da Estrada.
Também sei que tem havido assaltos a automobilistas efectuados com o "modus operandi" descrito. Considere, pois, a hipótese de ter sido alvo de uma tentativa de assalto, que não se concretizou por razões desconhecidas.

Caros,

Primeiro, a ocorrência não foi na Ponte Vasco da Gama, mas na autoestrada entre Setúbal e a Ponte Vasco da Gama, antes das portagens de Pinhal Novo.

Segundo, eu estava bem acordado e seguia com a minha mulher... ambos vimos o guarda a fazer sinal para parar e duas carrinhas da GNR na berma. Ambos estivemos impávidos dentro do carro parado na berma à espera que alguma coisa acontecesse.

O que fiz foi apenas alertar o comando da GNR para a situação. A minha reclamação não tem que ver diretamente com isto, mas com a resposta do comandante que disse simplesmente que nada do que tinha relatado tinha acontecido. Chamou-me mentiroso, portanto, mas eu, a minha mulher e os quatro guardas que deviam estar nas viaturas sabemos que é verdade.

As novas viaturas da GNR não têm estas letras nas matriculas, mas sim chapas normais. Tratavam-se de duas MPV's, se não estou em erro.

Concordo que é completamente absurdo e por ter assistido a tal é que comuniquei ao comando. Garanto que não se tratou de uma tentativa de assalto, mas de duas viaturas da GNR com, pelo menos, quatro militares lá dentro.

haver um agente que mande parar na auto estrada n é insólito visto que eu ja fui mandada parar por um agente a dizer que eu tinha entrado na A2 em palmela e vinha em excesso de velocidade quando entrei no fogueteiro, e o agente com a máxima simpatia pois não pode ser veio em excesso de velocidade há minha frente tenho a gravação se o digo é porque é.. pedi ao sr agente para confirmar a matricula a qual era completamente diferente da minha. Mais insólito ainda é haver um agente a atravessar uma auto estrada á noite sem um colete reflector.

Aposto que se reportar isso ao comando lhe dizem que é tudo mentira...

As viaturas cedidas pelas concessionárias das auto-estradas à GNR para efeito de fiscalização das vias concessionadas, embora estejam caracterizadas, têm matrícula "civil". É portanto possível que a viatura 65-BO-31 esteja ao serviço da GNR.
É possível verificar, via Instituto de Seguros de Portugal, que o seguro da viatura pertence à ANCP.

Matrícula: 65-BO-31
A.N.C.P. - AGÊNCIA NACIONAL DE COMPRAS PÚBLICAS, E.P.E