MatosinhosHabit Marca Recomendada Marca do Mês
88.0
Matosinhoshabit - MH, Entidade Empresarial Municipal de Matosinhos, E. E. M.
  • Providenciar habitação digna para todos os cidadãos de Matosinhos

• Rua Alfredo Cunha, 99 1º
    4450-023 Matosinhos
  • geral@matosinhoshabit.pt

MatosinhosHabit - Pedido de habitação desde 2017

Maria Arminda Correia Pinto Martins
Maria Martins apresentou a reclamação
14 de janeiro 2024
No ano de 2017 candidatei-me ao programa de habitação social na Matosinhos Habit, na perspetiva de receber um apoio relativamente à habitação. Foi-me atribuído o número de candidato 1142 e encontro-me na posição 3. No entanto, já se passaram alguns anos e continuo à espera.
Tenho uma neta de 13 anos que, em 2020, foi entregue ao meu cuidado pelo Tribunal Judicial da Comarca do Porto porque o pai faleceu e por essa razão tenho insistido tanto com o Tribunal, com os Serviços da Matosinhos Habit e com a Câmara Municipal.
A menor está a dormir, vergonhosamente, num colchão de 50 cm, no chão, com o tio de 28 anos, num compartimento da casa minúsculo e cheio de humidade. Trata-se de uma adolescente, que necessita da sua privacidade e de uma cama onde possa dormir com conforto. Além disso, tenho também um filho com uma incapacidade física de 66%, pois teve uma amputação de um dos membros inferiores, em que não tem uma banheira onde possa, com facilidade, fazer a sua higiene diária.
Tenho mantido contacto permanente com o Tribunal Judicial da Comarca do Porto e com os Serviços da Matosinhos Habit e, dada a gravidade do assunto, considero que deveriam dar uma resposta mais rápida em relação a este caso, uma vez que já se passaram quase 7 anos desde que iniciei o processo de entrega de documentos.
Vendo as condições em que esta menor habita, não sei como ainda não tomaram uma posição.
Tenho conhecimento de que nas habitações sociais de Custóias e Leça do Balio, por exemplo, existem tipologias T3 e T4 entregues a um único casal, portanto considero que seja difícil disponibilizar habitações para quem realmente necessita.
Então, venho pelo presente solicitar o vosso apoio, uma vez mais, para tentar perceber se existe forma de acelerar o processo, visto que se trata de um caso prioritário.
Data de ocorrência: 14 de janeiro 2024
14 de janeiro 2024
Estimado cliente, Maria Arminda Correia Pinto Martins.

Informamos que recebemos a sua reclamação número 106163224, no dia 2024-01-14, que mereceu a nossa melhor atenção.

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos,
Equipa de Apoio ao cliente – MatosinhosHabit
19 de março 2024
Cara munícipe

Na sequência do v/ reclamação, os serviços procederam à respetiva análise e concluíram que se mantêm inalterados os pressupostos de candidatura à habitação social pelo que nada haverá a acrescentar às informações que já dispõe, considerando-se aqui reproduzidas todas as respostas  anteriormente concedidas no âmbito das reclamações que, sucessivamente, tem vindo a apresentar junto dos serviços da MH e do município de Matosinhos.

Em suma, recordamos que a MH cumpre o regulamento de gestão do parque habitacional do município de Matosinhos, sendo as habitações sociais atribuídas à medida da respetiva disponibilidade e em função, entre outros fatores, da graduação alcançada pelo(s) candidato(s), adequação de tipologia ao agregado .

Sem prescindir, alertamos que todas as queixas ou reclamações apresentadas pelos munícipes, ainda que este direito legitimamente lhes assista, não permitem ultrapassar os procedimentos legais a que estamos obrigados a cumprir .

Por fim, recordamos que qualquer alteração que se verifique aos pressupostos da candidatura deverá ser comunicada junto dos serviços da empresa municipal para tratamento e ponderação (com influência ou não na graduação alcançada).

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos,
Equipa de apoio ao cliente - MatosinhosHabit