Nós por Casa, Gestão de Condomínios Lda
  • Centro Comercial da Estação
    Praça Camilo Castelo Branco
    N.º 31 — loja 28 Braga
  • geral.nosporcasa@gmail.com

Nós Por Casa - Infiltrações provenientes de obras mal executadas pela empresa escala 78 braga

Domingos Manuel Barroso Mota
Domingos Mota apresentou a reclamação
14 de junho 2020 (editada a 16 de dezembro 2020)
Venho por este meio expor o seguinte. As minhas filhas são proprietárias da fracção autónoma “I” (4º Dt.º) sita em Rua Conselheiro Lobato na cidade de Braga. Visto que as proprietárias são ainda crianças menores, eu, como progenitor e representante legal das mesmas, venho por este meio apresentar esta reclamação contra a Administração do Condomínio “Nós por Casa II Lda , Praça Camilo Castelo Branco nº 31 loja 28 4700-209 Braga , por omissões graves de informação e danos pessoais e financeiros.
Resumidamente, a fracção em questão foi comprada em 2015.
No ano de 2018 foram realizadas obras nas partes comuns pela empresa “Escala 78-Eng.ª e Construção” Centro de negócios.- ideia Atlântico caixa 112 Tenões, 4719-005 Braga, onde, nessas mesmas obras, foi substituído o telhado na íntegra e removeram quase a totalidade dos azulejos das paredes exteriores à revelia, visto que não houve reunião, uma nota informativa ou aviso prévio aos condóminos, logo, sem o consentimento dos condóminos.
Passado algum tempo depois das obras apareceram infiltrações e humidades na fracção “I” (e nas outras frações adjacentes) provenientes do telhado e das paredes sem impermeabilização, consequência resultante das obras efetuadas nessa altura e visto que tal nunca aconteceu antes das obras de 2018.
Comuniquei ao condomínio esses defeitos, tanto verbalmente como por escrito.
Posto isto, passado algum tempo o gerente da empresa empreiteira foi à fração verificar os defeitos. Como o Condomínio não prestou informações sobre o resultado da “vistoria”, insisti com o pedido e o Empreiteiro voltou ao local em 18-02-2020, com Engenheiro para fazer vistoria e verificaram a existência visível das infiltrações e a sua causa, causa esta atribuída a defeitos graves na realização das obras do telhado. Comprometeram-se enviar relatório da vistoria mas tal não aconteceu até ao dia de hoje.
Mediante os factos, solicitei assembleia de condóminos para discutir uma solução, nomeadamente, ( a mais simples e evidente) voltar a pedir ao empreiteiro para corrigir os defeitos pelo seu trabalho. Eu (rep.legal) e outros condóminos solicitamos duas peritagens particulares ( pagas pelos condóminos que a solicitaram, para nosso maior prejuizo) e ambas concluíram que as infiltrações se devem a defeitos na substituição do telhado.
O Condomínio, até agora, não convocou assembleia, nem entregou relatório de vistoria, ressaltando às vistas o descaso, a despreocupação com o assunto. As infiltrações alcançaram todas as divisões da minha fraçáo. Com uma grande preocupação com prazos, reclamei e o condomínio contactou a minha advogada ameaçando com queixa-crime por eu não ser o proprietário e ter falsificado assinatura numa queixa apresentada no livro de reclamações_ coisa que é mentira e facilmente posso provar. Isto para mim é que é crime: ser ameaçado e confrontado com falsas acusações. Mas, quem não deve não teme.
Ressalvo que estamos a falar de múltiplas frações afetadas de outros proprietários e inquilinos, e não só a minha.
Não resolvem problema, dizem que não há dinheiro para reparar, quando a responsabilidade é do empreiteiro e o condomínio está a pôr-se do lado do empreiteiro e do lado do dinheiro, fazendo tábua rasa dos nossos direitos, que estão previstos na constituição da república e na lei.

Face ao exposto, venho por este meio pedir um parecer ou um esclarecimento de como posso agir.

Grato pelo tempo dispensado,
Atenciosamente,

Manue Mota
Data de ocorrência: 14 de junho 2020
15 de dezembro 2020

Todavia não obtive qualquer resposta por parte da tutela.