17.6
M. B. Finances SA

Partners Finances - Falta de transparência no tratamento de um crédito consolidado

Mónica Melo
Mónica Melo apresentou a reclamação
12 de janeiro 2017

Boa tarde, no final do ano passado contactei a empresa em questão, para efectuar uma consolidação de crédito, e o serviço foi muito mal gerido, nas seguintes questões:
- enviei por email os valores que estavam em causa, assim como o mapa de responsabilidades de crédito. Acontece que o mapa, por algum motivo que me é alheio, tinha um erro, e não apresentava a dívida de um dos cartões (do Barclays, provavelmente pela mudança recente de nome, pois a dívida já existia há vários meses). A pessoa que analisou o processo apenas olhou para os valores do MRC, e não aos valores que enviei (que eram de chamar à atenção). Por esse motivo, o valor do crédito final não contemplou a totalidade do valor que pretendia.
- nunca fomos informados do valor da comissão que iriam levar pelo serviço (só mesmo no final do processo, sendo que depois de já estar tudo tratado, já era "tarde" para abortar o processo)
- durante as negociações desta empresa com os bancos parceiros, foram enviadas simulações com o detalhe de todo o processo, informação esta que nunca nos foi passada (iam dizendo "de boca" algumas coisas, tendo sido algumas questões uma surpresa para nós no final, como por exemplo produtos que teríamos que subscrever, que não estávamos a contar).

Resumindo, aquando da assinatura das propostas de consolidação, é que tivemos uma série de informações adicionais, que não estávamos a contar, e que, não fosse a pressa com que estávamos para resolver o assunto, não teríamos avançado com a situação.

Inclusive houve alguma pressão, pois foi perto do final do ano, e se não avançássemos, poderíamos ter condições piores no ano seguinte.

Parece-me aqui que esta empresa está interessada em angariar clientes a qualquer custo, para obter a comissão, mas não está interessada em satisfazer o cliente que o contrata, e de quem recebe um valor que considero excessivo para o serviço.

A minha questão é se estas empresas não deveriam ter regras onde teriam que, inicialmente, apresentar logo o seu preço pelo serviço, e se não deveriam apresentar por escrito, toda a informação que os bancos parceiros lhe enviaram, para este tipo de surpresa no final do processo não acontecer.
Fiquei com muito má ideia desta empresa, da forma como todo o processo foi sendo gerido, sendo que agradeço a V/ ajuda no sentido de perceber se há aqui alguma irregularidade no tratamento do processo, nomeadamente na formalização inicial do custo dos serviços, e na formalização dos valores que iríamos ter a cargo nas prestações, antes de qualquer assinatura de contrato com os Bancos Parceiros identificados por eles.

Obrigada.
Mónica castro Melo

Data de ocorrência: 12 de janeiro 2017
20 de janeiro 2017
Exmos. Senhores,

Acusamos a recepção da mensagem de V. Exas. que mereceu a nossa melhor atenção.

Em resposta à mesma e para que possamos esclarecer as questões apresentadas informamos:

- A Partners Finances é uma empresa séria e digna, direccionada para o cliente e que procura sempre a melhor solução de crédito ajustada as necessidades e objectivos de quem nos procura.

Toda a nossa actividade é pautada pela transparência e rigor, temos inúmera parcerias bancárias e financeiras regulamentadas pelo Banco de Portugal.

A nossa análise é gratuita e livre de qualquer compromisso para o cliente, a Partners Finances unicamente se remunera pelas operações de crédito financiadas, de ressalvar que mesmo que exista uma operação de crédito aprovada e por algum motivo não seja formalizada, a Partners Finances não cobra qualquer valor ao cliente.

- Sempre que existe uma operação de crédito aprovada, a mesma é comunicada ao cliente onde são expostas todas as informações disponibilizadas pela instituição que aprovou o crédito e o custo dos nossos honorários. Posto isto e com o cliente esclarecido, caso seja sua vontade avançar com o financiamento é apresentado o nosso contrato de prestação de serviços para o cliente ler, analisar e assinar. Neste contrato é mencionado o valor da operação a concretizar, o prazo da mesma e o custo dos nossos serviços.

Ora vejamos:

1º No dia 21/12/2016 foi apresentada a operação de crédito e enviado por o e-mail o valor relativamente ao custo da nossa prestação de serviços. Neste mesmo dia foi agendada uma reunião para o dia 22/12/2016 nas nossas instalações em Lisboa.

2º No dia 22/12/2016 deslocou se as nossas instalações onde leu e assinou o nosso contrato de prestação de serviços onde refere o valor dos nossos honorários. Mais uma vez foram reforçadas as condições de aprovação. Podia nesta fase não assinar
o contrato de prestação de serviços e pedir para não avançar com a operação de crédito.

3º Quando foi ao banco e foi novamente informada de todas as condições do financiamento, se o mesmo não estava ajustado ás suas necessidades não deveria ter avançado.

4º Salientamos que recebemos e-mails onde solicita brevidade na formalização da operação de crédito.

A Partners Finances lamenta o seu descontentamento, contudo nega qualquer falta de transparecia e rigor.

Melhores Cumprimentos,

Mónica Melo
26 de janeiro 2017
Relativamente à resposta, esqueceram-se de dizer o seguinte:
- O pedido dos vossos serviços foi efectuado no dia 7 de Dezembro. Pretendíamos ver a situação resolvida até final do mês. (3 semanas deveria ser suficiente para resolver isto)
- Dia 9 de Dezembro, enviei uma relação de todos os créditos que pretendíamos cobrir, que foi IGNORADA na análise.
- Ainda no dia 9 de Dezembro, solicitei o envio de propostas para 2 cenários, um com menos valor, e outro com valor superior, para o qual só obtive resposta no dia 21 de Dezembro, e só para a situação maior (e mais vantajosa para a Partners Finances, por implicar uma comissão maior)
- Entre o dia 9 de Dezembro, altura do pedido da proposta, até dia 21 de dezembro, nunca nos foi indicado qual o valor (% de comissão) que iriam cobrar.
Dado que íamos para fora de Lisboa no dia 23 de Dezembro, pretendíamos resolver a questão rapidamente, tendo sido a reunião marcada para dia 22 de Dezembro, onde só nessa altura foram apresentados alguns pressupostos para a realização dos créditos (seguros adicionais, etc.)
Estando eu necessitada de fechar este tema antes de final do ano (relembro que comecei o processo dia 7 de Dezembro), tivemos sim de aceitar a proposta que nos apresentaram, pois não tínhamos outra alternativa (já não tínhamos tempo de solicitar proposta a outra empresa)
Relembro também que só no dia 21 de Dezembro, depois de conversa telefónica, me apercebi que se tinham esquecido de um dos créditos que tinha falado no mail de dia 9 de Dezembro, sendo que iria ficar parte do crédito por consolidar...

Face ao exposto, penso que está claro que algo não correu bem na resposta da Partners finances ao solicitado.