Construção Civil

Sonangil - Defeitos de construção

Fábio Cartaxo apresentou a reclamação
26 de maio 2014

Reclamação

Venho por este meio, expor uma situação extremamente desagradável e reveladora da falta de brio e ética profissional por parte da empresa de construção civil SONANGIL. Comprei um apartamento no condomínio da Quinta da Trindade, situado no Seixal, em Novembro de 2011 e aquando da compra do mesmo foi-nos dito pelo stand de vendas para verificarmos se existia alguma anomalia com o apartamento e assim fizemos. Reparamos que a pedra do lavatório da casa de banho da suite, se encontrava rachada, e uma porta tinha um trinco danificado. Quando cá vieram os senhores da SONANGIL, foi-me dito que a questão da pedra não era uma razão para reclamação, que era uma situação normal!! Não acho normal um apartamento novo ter algo danificado, se foi uma deficiente instalação, deveriam ter sido substituído por uma pedra nova, mas colocaram massa para fechar a fenda.. Em relação ao trinco, nem lhe mexeram, dizendo que não interferia no funcionamento do mesmo, porém o que acontece é que essa mesma porta quando se encontra fechada e apanha corrente de ar, abre-se sozinha, estranho..... Passado algum tempo e depois de já vivermos no apartamento, verificamos várias deficiências ao nível da qualidade de construção do apartamento. As portas de correr da cozinha não estavam niveladas e não corriam de forma fluida, o chão flutuante mal instalado, rangendo a cada passo, o mesmo chão que abate em várias zonas, situações que já foram reportadas e que ainda não se encontram resolvidas.. Algum tempo depois verificamos que a casa de banho da suite ficava com muita humidade devido à condensação dos banhos, tendo nós o cuidado de ligar sempre a ventax quando tomamos banho e deixá-la ligada após o banho. E começamos a verificar também que essa condensação começava a alastrar pelo quarto. Reportámos essa situação e após vários meses veio um senhor da SONANGIL verificar a situação. Foi-me informado que provavelmente seria a ventax que não tinha capacidade de sucção suficiente, ou estaria a mesma mal isolada, em relação ao quarto disse-me que não podia fazer nada porque nós tínhamos limpo as zonas com humidade e ele não conseguia verificar o que se passava... Após mais longos meses, vieram uns senhores da parte do stand de vendas, arranjar a situação da condensação da casa de banho, passando anti-fúngico e isolar melhor a ventax. Passado algum tempo, o estore do quarto partiu e reportámos essa situação ao stand de vendas e relembramos a questão da humidade do quarto. Entretanto ligamos diretamente para a SONANGIL e atendeu-nos uma senhora que disse que a responsabilidade era do stand de vendas e que eles, SONANGIL, não tinham nada a ver com isso...... Ligamos para o stand de vendas para contar o sucedido, e tal como nós ficaram bastante indignados com a resposta que nos foi dada. O stand de vendas reportou a situação à SONANGIL e ainda no mesmo dia, ligou me o senhor Vitor, da SONANGIL, a dizer que achava muito estranho esta situação, duvidando da nossa palavra.. Ficou acordado que a empresa instaladora dos estores passava sexta-feira, dia 23 de Maio, e assim foi. Veio um senhor arranjar o estore e pouco depois chega o senhor Vitor, para verificar a questão do quarto. Quando chegou, frisou novamente que achava estranho a situação do telefonema, referindo que a sua colaboradora lhe tinha dito que as coisas não se tinham passado assim, e pondo novamente a nossa palavra em causa. Quando viu o quarto, descartou logo responsabilidades, referindo que não era mau isolamento, que teríamos de ser nós a resolver o problema, pois da parte deles nada iriam fazer, que são situações normais que acontecem... Quando lhe perguntei acerca da ventax, disse novamente que o problema não era dele, que foi decisão de quem fez a instalação, e por isso nada tinha a ver com isso.. Se o responsável pela obra não se responsabiliza por nada quem se vai responsabilizar?? Ligamos novamente para o stand de vendas para contar o ocorrido, que ficaram novamente indignados, e predispuseram-se em tratar da situação e resolverem a questão da humidade, visto que da parte da SONANGIL não existe disponibilidade nem interesse em resolverem estes problemas. Nessa mesma tarde, apareceu o sr. César, da parte do stand de vendas, para dar início à obra.
Gostava de saber como é possível a SONANGIL não se responsabilizar por uma obra que fez, descartando toda a responsabilidade, dizendo sempre que nada têm a ver com os problemas, sacudindo a culpa para terceiros, que são problemas normais que acontecem. Só se é norma por parte desta empresa descurarem a qualidade de construção das obras que fazem..

Data de ocorrência: 26 de maio 2014
19 de junho 2014
Esta situação já se encontra resolvida

Boa tarde em relação á ventoinha da casa de banho o mais certo é ou está ligada a mandar o ar para dentro o que é dificil porque geralmente só tem uma maneira de montagem mas é facil de verificar se deita o vento para dentro ou então não existe saida de ar ou seja fizeram o buraco só para inglês ver não meteram tubo para a rua.Há espertos na construção civil para tudo