Ensino Superior

UTAD - Utad- serviços académicos

André Ramos Martins
André Martins apresentou a reclamação
26 de abril 2023
Bom dia, o índice de satisfação no portal da queixa relativo à UTAD é Fraco. Fraco !? Estamos a ser benevolentes. É horrível, uma instituição de ensino superior que tinha tudo para ser uma referência no país, excelente campus, professores, cidade etc... peca por não ter um bom apoio dos serviços académicos.
1- no balcão presencial são arrogantes, parece que lhes tamos a fazer um frete, e fazem-nos passar por ignorantes.
2- no atendimento à distância, seja ele telefónico ou por email, quando nos respondem dizem sempre o mesmo, tem que se deslocar presencialmente, assuntos que podem perfeitamente ser feitos online como o pagamento de propinas ou a entrega de algum documento.
Fazem uma pessoa fazer centenas de quilómetros para ir de propósito à UTAD e perder um dia de trabalho para pagar uma propina atrasada ou entregar um documento, e quando lá chegamos ainda se riem na nossa cara e dizem que poderia ter sido feito online. Já não é a primeira nem a segunda vez, são já muitas sucessivas. Ah e de salientar que o valor de propina é acompanhado com uma multa que cresce com o passar do tempo, multa esta que eles agradecem que cresça.
Como é possível nestes tempos modernos e na era digital isto ainda acontecer !?
Quem esteja a pensar ir estudar para a UTAD, sinceramente, pensem duas vezes.
Data de ocorrência: 26 de abril 2023
UTAD
16 de maio 2023
Exmo. Sr. André Ramos Martins,

Agradecemos a sua declaração neste portal. Como é regulamentar e como é nosso princípio, sempre cumprido, usamos todas as informações que nos fazem chegar quem nós servimos, para podermos melhorar a nossa prestação. Quanto à sua exposição, cumpre-nos informar que de acordo com as informações de que dispomos, verificáveis no sistema de informação, o Sr. André pediu a emissão de referências multibanco para pagamento de propinas relativas à 9ª e 10ª prestação de propinas, do ano letivo 2021/2022, portanto atrasadas, no dia 1 de janeiro de 2023, tendo submetido novo pedido de referências no dia 26 de abril de 2023, referentes ao mesmo valor em atraso. Ora, decorrente da lei geral em vigor no país, não podem ser cobradas multas por pagamentos em atraso, mas são cobrados juros de mora à taxa legal em vigor, como decorre da lei atrás referida.
Contrariamente ao que alega, a UTAD não tem qualquer influência nesse valor, nem pretende que ele vá aumentando, pelo contrário. Mas como também saberá, as propinas são uma taxa obrigatória a cobrar por todas as Instituições de Ensino Superior, estando a mesma regulamentada por legislação nacional, sobre a qual as IES não têm qualquer interferência ou influência. Os juros de mora a pagar estão apenas dependentes do período decorrido entre a data devida de pagamento, e o momento (dia) do pagamento efetivado. No dia 15 de maio de 2023 procedemos ao envio das referências que solicitou, ainda que tecnicamente esse facto venha gerar alguns constrangimentos nos serviços. O sistema de emissão de referências MB contratado tem um número máximo diário, que fica comprometido se houver a necessidade de emissão de referências para pagamentos em atraso, e que portanto já tinham sido emitidas. Tal vai atrasar a emissão de outros pedidos, feitos diariamente, de emolumentos justamente solicitados por outros estudantes como emissão de certificados, reconhecimentos de grau, candidaturas, inscrições ou outras que estão a decorrer diariamente.
Estamos cientes de que o sistema pode causar alguns constrangimentos, pelo que está em fase final de contratação um sistema que permitirá a emissão em tempo real de referências MB e sem qualquer limitação quanto ao número de referências geradas, de modo a melhorar esse serviço, evitando assim a deslocação física dos nossos estudantes ou suas famílias. Esperamos ter dado a resposta necessária à sua exposição, e esperamos que consiga efetuar o pagamento com as referências que lhe foram enviadas.

O Gabinete de Planeamento, Avaliação e Melhoria
André Ramos Martins
André Martins avaliou a marca
14 de junho 2023

Falta de consideração pelos alunos.