Empresa de Águas Efluentes e Resíduos de Braga, EM

AGERE - Reclamação sobre danos/injurias sofridas por funcionário da agere

Aguarda resposta
Lenin Oliveira
Lenin Oliveira apresentou a reclamação
1 de abril 2024 (editada a 2 de abril 2024)
Exmo.(s) Senhor(es),

Gostaria de expor a seguinte reclamação dos eventos que aconteceram no presente dia 01/04/2024, por volta das 17:26, com o condutor do camião de recolha do lixo da Agere 78-XR-86, em frente a morada Calçada dos Padres N12, onde resido, onde fui vítima de danos morais e materiais pela forma pouco profissional que o vosso funcionário agiu no decorrer das suas funções.

Devido a grande afluência de veículos na minha zona devido as festividades, tomei a decisão de por breves instantes parar o meu veículo em frente aos caixotes de lixo presentes em frente a minha residência, onde não apresenta qualquer tipo de sinalização que me impeça de o fazer. Ao ver que o camião da Agere com matrícula 78-XR-86 estava a efetuar a recolha, prontamente dirigi-me ao local para retirar o veículo, de forma a facilitar o trabalho do operador da Agere, que prosseguiu com a recolha, sem me dar oportunidade de remover o veículo.
Após esvaziar o primeiro de dois caixotes, o operador da Agere dirige-se ao exterior do camião onde proferiu as seguintes frases, em tom agressivo e de completo desrespeito dirigidas a mim:
"Mas não tens 2 dedos de testa para saber que não pode parar aqui"
"É burro ou o que"
Entretanto ameaça chamar a polícia, coisa que deveria ter feito de imediato ao encontrar uma situação que fuja as suas competências, como a fiscalização do trânsito, e não insultar e injuriar o público.
O agente da Agere em questão continuou com a recolha do segundo caixote do lixo, e após efetuar a descarga da maioria dos resíduos no camião, procede a posicionar o caixote em cima do meu carro e abrir o mesmo algumas vezes seguidas fazendo com que todos os restantes resíduos líquidos e alguns sólidos caíssem em cima do meu veículo, um Alfa Romeo Mito. Adicionalmente verifiquei o espelho lateral do veículo arranhado. Seguem vídeos e fotos do acontecido em anexo.
Acredito que não seja prática por parte dos operários da Agere, despejarem os caixotes com resíduos sólidos e líquidos em via pública, especialmente quando existe pleno conhecimento que há um veículo por baixo.

Decidi então chamar as autoridades para que a situação não escalasse, a mesma efetuou um auto da ocorrência, que irá ser anexada a este processo assim que estiver disponível. Como foi me explicado pelo Agente da PSP presente no local, realmente posso vir a ser alvo de uma coima devido ao local onde escolhi parar temporariamente o meu veículo, que caso existam fundamentos para tal, irei pagar sem problema algum, o que não aceito é ser insultado/injuriado e ter a minha propriedade danificada de forma gratuita.
Em momento algum o vosso funcionário foi provocado, sendo assim inaceitável o comportamento do mesmo, especialmente estando em horário laboral.

Toda esta situação fora os danos físicos causados, causou-me imenso stress e um aumento da minha já existente ansiedade, que é algo que afeta o meu dia-a-dia.
Exponho esta situação de forma a chegar a um acordo, com a devida compensação pelos danos materiais/morais causados, evitando assim que seja dado seguimento à queixa junto às autoridades competentes.

Aguardo resposta o mais breve possível

Sem mais de momento, subscrevo-me com os melhores cumprimentos,

Lenin Lopes Oliveira
Data de ocorrência: 1 de abril 2024
Lenin Oliveira
Lenin Oliveira está a aguardar resposta da marca