Águas do Ribatejo

Nuno Martins
Nuno Martins apresentou a reclamação
15 de março 2024
Exmos. Srs

Venho por este meio solicitar a V/ intervenção no sentido de resolver e clarificar a minha insatisfação com a fatura recentemente emitida pela empresa Águas do Ribatejo, referente ao período de faturação compreendido entre 17 de janeiro de 2024 e 16 de fevereiro de 2024.

A fatura em questão apresenta um valor de consumo de água exorbitante (331,44€) , totalizando 77 metros cúbicos. Tal quantidade equivale ao abastecimento de um camião cisterna de combustível fóssil. É importante ressaltar que os residentes no imóvel em questão, ambos idosos com 73 e 75 anos, estão enquadrados no âmbito da tarifa social devido às suas reformas muito baixas.

Gostaria de salientar que os hábitos de consumo dos moradores não sofreram qualquer alteração significativa durante o período em questão. Historicamente, o consumo habitual de água neste domicílio tem sido de cerca 8 metros cúbicos.

Ao entrar em contacto com a Águas do Ribatejo para discutir esta questão, fomos confrontados com uma exigência de pagamento da fatura ou a imposição de um pagamento adicional de 80 euros para a verificação do contador.

É lamentável que, em vez de oferecer um esclarecimento transparente sobre os motivos do aumento abrupto no consumo de água, a empresa opte por pressionar os consumidores com ameaças de pagamento imediato ou custos adicionais para verificar a exatidão do contador.

Exijo uma investigação imediata e transparente sobre este assunto, bem como uma revisão da fatura emitida. Solicito ainda que a Águas do Ribatejo ajuste o valor cobrado de acordo com o consumo real, conforme estabelecido nos hábitos históricos de consumo deste domicílio.

Venho por este meio solicitar a V/ intervenção no sentido de obter medidas corretivas adequadas por parte da empresa.

Atenciosamente,
Data de ocorrência: 15 de março 2024