BANCO BPI
Bancos
1 Santander 84.5
BANCO BPI21
BANCO BPI S.A.

BANCO BPI - Crédito hipotecário - seguro multi-riscos imposição de valores ridiculos assédio de posição dominante

Aguarda resposta
Luis Marques
Luis Marques apresentou a reclamação
23 de abril 2024
Sou mutuário de um crédito habitação desde 28.01.2000 o qual está a terminar.

O meu contrato mutuário não me obriga a ter seguros relativos ao imóvel junto da seguradora com a qual o banco trabalha.

Há dois anos cometi o erro de transferir o seguro multi-riscos para a seguradora com que o BPI trabalha, ou seja a ALLIANZ.

Fizeram uma proposta de valores de reconstrução do imóvel e prémio de apólice a qual foi aceite por ambas as partes.

Porém passados uns meses, o BPI de forma unilateral alterou os valores da apólice os quais consequentemente se refletiram no prémio a pagar, de forma abusiva o BPI sacou o dinheiro da alteração do prémio.

Note-se que os valores propostos foram apresentados pelo banco BPI, balcão onde a conta se encontra domiciliada (balcão da Póvoa Santo Adrião).

Este ato não encontro melhor palavra que BURLA.

Na renovação da referida apólice em 2023, a ALLIANZ em 15.11.2023 enviou a carta com as condições de renovação conforme:

Capital seguro: Edifício: 176.894,41 Conteúdo: 31.497,19 Índice actualização ISP: 446,11.

Porém a minha confiança nesta parceria seguradora/BPI/mutuário estava ferida e os valores apresentados eram superiores a muitas outras propostas de mercado, optei por mudar.

Fui analisar o valor de reconstrução conforme a Lei Portaria n.º 7-A/2023, de 3 de janeiro, fiz uma simulação no Scrim d Serviço da Associação Portuguesa de Seguradores e outros mais e falei com outros condóminos do meu prédio com imóveis iguais.

Em conformidade enviei ao BPI a proposta de seguro muito atempadamente e pedi que se pronunciassem. O que não o fizeram.

Já com o seguro feito em 19/01 o BPI por email vem informar que não aceitavam a apólice enviada e queriam impor o seguinte:

““O valor atribuído ao imóvel, dado em garantia, para efeitos de seguro é de 222.303,48€ .

Ora o ridiculo disto tudo consiste:

- O montante atribuido ao imóvel na renovação era 176.894,41€ como não renovei na companhia do BPI este entende que o imóvel tem um valor de 222.303,48€.

- Porém o contrato é omisso na atualização dos montantes de reconstrução do imóvel

- O contrato é omisso qual a tabela que se segue para o caso de haver atualização do seguro multiriscos.

- O contrato é omisso em tudo o mais.

- O mais RIDICULO é que no próprio email que definem o valor de reconstrução dizem ipsis verbis o seguinte:

Terá de ser remetida a cópia da caderneta predial do imóvel uma vez que o local de risco indicado não coincide com os dados carregados no sistema do Banco.”

Esta frase indica bem como o processo se encontra realmente bem fundamentado.

Não aceito alterar o seguro, o contrato estabelecido a tal não me obriga, o banco não está a ser transparente.

Esta atitude não passa de assédio .

Aguardo o encerramento do processo ou a solução passa por ligitioso e encerrar a ligação ao BPI.
Data de ocorrência: 23 de abril 2024
Luis Marques
Luis Marques está a aguardar resposta da marca