5.9
Canais de Televisão
1 SIC 67.9
2 DAZN Portugal 64.3
Biggs5.9
Dremia - Serviços de Televisão, S.A.
  • Rua Actor António Silva, 9,
  • biggs@dreamia.pt

Biggs - Redobragem Sonic X

Andre Baptista
Andre Baptista apresentou a reclamação
17 de novembro 2020 (editada a 28 de dezembro 2020)
Em 2015 vi alguns episódios do Sonic X na dobragem antiga da SIC no site Sapo Vídeos e gostei. No entanto fui surpreendido com a notícia de que o BIGGS iria passar o Sonic X no início de 2016 e fiquei muito dececionado com a notícia de que iria ser redobrado. Podemos elogiar o BIGGS por divulgado. Teve este cuidado em não chocar as pessoas que fossem ver o anime e deparar-se com vozes estranhas, uma vez que temos casos de redobragens que não foram noticiadas e o público não ficou contente na mesma. Mas nunca é a mesma experiência ver um personagem com a mesma voz. Estes meus argumentos não só são meus. Um canal português que é um apoiante enorme do mercado das dobragens também se mostra descontente com a segunda dobragem de qualquer série ou filme. Também sinto que a segunda dobragem também não ficou superior à anterior, ficou muito estranha.
Outra reclamação é, assim como a versão anterior, ter sido feita a partir da versão americana. A versão americana foi feita pela 4KIDS, conhecida pelas censuras de animes que além de não fazerem muito sentido, por vezes alteravam quase todo a narrativa do anime. A empresa em questão já não existe, por isso sinto que os estúdios e os canais deviam, pelo menos, ter feito algum esforço para conseguir redobrar a partir da versão original, porque houve imensas censuras que não ficaram boas.
Por fim, acho, assim como a tal pessoa que apoia o mercado das dobragens, que não faz sentido nenhum dobrar duas vezes e que não é a mesma experiência, mas que compreendo que não tenham conseguido passar a versão anterior. No entanto relembro que o canal BIGGS já passou um anime na versão do ANIMAX sem o ter de o redobrar, o Shin Chan, que é o meu anime preferido. Não sei qual é a diferença, mas calculo que não possam dizer.
Termino então dizendo que noto dobragens melhores do que a do Sonic X no vosso canal, como a do Pokémon e do My Hero Academia.
Data de ocorrência: 17 de novembro 2020
Andre Baptista