Bombeiros Voluntários de Paredes

Bombeiros Voluntários de Paredes - Incumprimento de um salvamento animal

Filipe Teixeira
Filipe Teixeira apresentou a reclamação
21 de junho 2021
Serve o presente, para utilizar esta plataforma para apresentar queixa contra os Bombeiros Voluntários de Paredes, por mau serviço prestado após chamamento de socorro, após os acontecimentos ocorridos tal qual como passo a descrever por pontos.

1- No dia 20 de junho de 2021, foi realizada uma chamada de socorro para os bombeiros da área de residência, pois o nosso gato estava preso na chaminé de nossa casa, sem conseguir sair já há bastantes horas.

2- Tratando-se se uma emergência animal, chamamos os bombeiros para os devidos efeitos, tendo chegado à morada, pouco tempo depois, uma carrinha com dois operacionais, os quais devido ao desespero da situação não me foi possível identificar.

3- Não obstante os operacionais terem mostrado clara intenção de não entrarem na casa, após sugerido que estacionassem a viatura, lá entraram.

4- Já no interior da habitação, e ao lado da dita chaminé que o gato tinha trepado, foi-nos informado que não podiam fazer nada e apenas nos informaram do contacto de um "limpa-chaminés" que poderia ajudar na situação.

5- Ressalvo que, os dois bombeiros que se apresentaram no local, não obstante ter sido explicado todas as tentativas que já teriam sido encetadas para o salvamento do animal, não olharam sequer pela chaminé, não avaliaram como poderiam proceder ao salvamento, nem tão pouco verificaram como poderiam subir ao telhado para averiguar quais os materiais que seriam necessários, numa clara intenção de não voltarem mais ao local.

6- Os operacionais não se apresentaram com nenhum material para salvamento, nem com intenção para tal tendo-se apenas limitado a dar conselhos na resolução de uma situação que é única e exclusivamente da competência dos bombeiros, pois tratava-se de uma emergência de salvamento animal.

7- Após terem abandonado o local, não nos conformando com a atitude dos operacionais, ligamos novamente para os bombeiros a informar que teriam de se dirigir novamente ao local e fazer o que seria da sua competência tendo sido informado que:

1ª chamada: a Sra. Bombeira que nos atendeu disse que iria transmitir a informação ao comandante;
2ª chamada, 20 minutos depois: a Sra. Bombeira informa que já transmitiu a informação e que estariam a avaliar a possibilidade de uma nova visita;
3ª chamada, uma hora depois: a Sra. Bombeira informa que, o comandante continuava a analisar a situação e que iam almoçar e que depois tratavam se iam voltar ao local ou não.

Durante este processo, um de nós, pessoa sem formação para tal, mediante a situação de desespero, subiu ao telhado e conseguimos a muito custo resgatar o animal. Conseguimos, arriscando as nossas vidas, sem formação alguma de resgate de animais, libertar o nosso gato que se encontra atualmente são e salvo.

A situação que descrevo teve um final feliz, no entanto podia não ter tido face à incompetência dos bombeiros que se limitaram a olhar para uma lareira e a informar que "não podiam fazer nada", sabendo nós que os bombeiros são a entidade mais que competente para este tipo de serviço.

Posto isto, demonstramos aqui o nosso desagrado, tentando que estas atitudes pouco empáticas e incompetentes sejam revistas para que mais nenhum cidadão se sinta impotente mediante tal situação.

Com os melhores comprimentos.
Data de ocorrência: 21 de junho 2021