Bombeiros Voluntários de Valbom

Bombeiros Voluntários de Valbom - Recusa de transporte

Fábio Filipe Ferreira da Silva
Fábio Silva apresentou a reclamação
11 de abril 2020
A minha filha de 11 anos, está com vários sintomas de covid-19, segundo a avaliação que foi feita pelos enfermeiros da saúde 24. Disseram-me para eu ligar aos bombeiros da minha área de residência, para pedir transporte ao hospital da área de residência. Disseram-me para informar os bombeiros, que já tinha contactado a saúde 24. A resposta da telefonista, foi ligue 112. E desligou. Liguei 112, expliquei o que se tinha passado e o técnico do INEM disse que quem teria de fazer o transporte teriam de ser os bombeiros. Que se fosse necessário, dariam número de ficha CODU.
Ora assim, voltei a ligar para os bombeiros que voltaram a recusar transporte, e disseram que quem teria de transportar era o INEM. Eu voltei a informar a telefonista, que o CODU disse que eles teriam de transportar a minha filha até me ofereci para pagar o transporte. A telefonista dos bombeiros disse que não, que o técnico do CODU estava enganado.
Depois de várias tentativas para ambos os lados, e sem nada acontecer, um vizinho, foi um anjo, e ofereceu a sua viatura, para eu transportar a minha filha.
A minha esposa, ainda falou com um elemento graduado dos bombeiros, que não deu um motivo válido para a recusa.
Data de ocorrência: 11 de abril 2020

Os factos tal como se encontram descritos não correspondem integralmente ao sucedido.
A repetição dos esclarecimentos (já prestados) por esta via implicaria que se tornassem públicos elementos que o não podem ser devido à nossa obrigação de sigilo.
A resposta será enviada logo que nos seja disponibilizado endereço postal.
Igualmente será dado o encaminhamento legal à reclamação que foi apresentada nos termos em que o foi.

A resposta será enviada logo que nos seja disponibilizado endereço postal.

Em todo o território nacional... quem têm por obrigação de efetuar transportes de doentes com doenças infetocontagiosas é o instituto nacional de emergencia médica... agora... até o inem sabe que não têm capacidade para isso e "passa a batata" para os demais membros do sistema integrado de emergência médica... pois bem... no meu CBV como em muitos... anda um protocolo assinado pelo respetivo comando de que "PARA A INTEGRIDADE DOS OPERACIONAIS E DEMAIS FAMÍLIAS, NÃO SERÁ ACEITE TRANSPORTE DE DOENTES COM O NOVO COVID-19" espero ter sido esclarecedor para o reclamante e demais público...

P.S. com muito estima pela a.h.b.v. valbom... não tenho qualquer vinculo com a mesma

Migasfire, pois posso dizer lhe que várias corporações da zona fazem transportes de doentes covid-19.
Até a cruz vermelha faz o transporte.
Mas gosto de ver o "politicamente correto" de quem respondeu por parte da associação. Sim os factos são estes. O que se passou foi isto. Agora dizer que os factos tal como se encontram descritos não correspondem integralmente ao sucedido, demonstra uma política errada, ao mesmo tempo que entre linhas chama de mentira ao que realmente se passou.

Só não quero que o que aconteceu aqui, se repita. Pois como vocês, dei 12 anos da minha vida aos bombeiros. Tenho pena de ter acontecido isto, mais grave apenas o atendimento. E a justificação. Vergonhoso