Caixa Geral de Aposentações

Caixa Geral de Aposentações - Demora pensão velhice

Palmira de Jesus da Silva Oliveira Pereira
Palmira Pereira apresentou a reclamação
6 de junho 2019

Em Junho do ano passado, dirigi-me aos vossos serviços para requereR a pensão de velhice o qual ainda não foi atribuída. Após vários contactos com os vossos serviços a resposta era sempre que o processo estava em tratamento e que teria de aguardar,
Dirigi-me por duas vezes a Lisboa pessoalmente afim de saber motivo da demora , na 1ª vez fui informada que aguardavam resposta da entidade Junta de Freguesia de São Sebastião de Setúbal a comprovar registos biográficos.
Em Abril deste ano, voltei a deslocar-me a Lisboa para saber o motivo de ausência de resposta e após insistência fui informada pelo assistente que já tinham a documentação necessária, mas que a mesma estava dispersa no processo, à minha frente o assistente contatou o departamento responsável, informou da situação e fui informada que o mesmo iria dar seguimento.
Como tardava a resposta, contatei os serviços e mais uma vez a resposta foi confusa, sem saberem esclarecer o motivo da demora e voltaram a falar de documentação em falta. Então no dia 14 de Maio, desloquei-me novamente a Lisboa para saber o que se passava e qual o espanto quando voltam a não saber da documentação, a não saber esclarecer. Após muita insistência, emitiram uma carta com o que seria necessário entregar. O qual é inadmissível, contudo, desloquei-me ás instituições e fui solicitar os registos biográficos e todos os dados possíveis.
No dia 27 de Maio fui novamente a Lisboa entregar toda a documentação, foi tudo confirmado e deu entrada, qual o meu espanto quando hoje ligo para os vossos serviços e mais uma vez informaram que ainda havia incoerências.
Muito bem meus senhores, vamos então tentar perceber afinal o que se passa.
Em causa estão descontos que foram feitos para a CGA nos períodos de:
1978 até 1983 – Feitos pela Junta de Freguesia de São Sebastião e pela Associação de Moradores do Bairro da Liberdade – tal como tem nos comprovativos entregues. Informo também que sempre trabalhei a tempo inteiro, nunca tive tempo parcial, o que mais uma vez tem nas declarações entregues e tem como verificar como a situação se processava nessa altura.
2001 até 2005 – Feitos pelo Agrupamento António da Costa e pelo Agrupamento Vertical Barbosa do Bocage – esta instituição é a mesma, mudou de nome no meio, o qual não me diz respeito. Tal situação podem comprovar conforme comprovativos entregues em Junho de 2018 e novamente em Maio de 2019.
Anexo o extrato com os descontos da segurança social, o qual também foi pedida a pensão em Junho do ano passado e ainda não está atribuída. Quando dei entrada da pensão no Centro Nacional de pensões, dei como não sendo unificada, visto já estar a prever estas confusões e assim evitar demoras. Mas, segundo me informam, enquanto não resolverem este problema, não há conclusão do processo.
Agora pergunto, tenho de ser eu com 67 anos que trabalho desde os meus 12 anos, que tenho mais de 40 anos de descontos, que sempre descontei a andar à procura de declarações e pedinchar a minha reforma? A ser constantemente enganada com informações dispersas, a gastar dinheiro em transportes, a perder dias de trabalho, (sim, porque infelizmente ainda estou a trabalhar, visto não ter condições de vir para casa esperar pela reforma e ficar sem vencimento).
Como ficamos, tenho de expor o caso ao provedor do cliente? Ou tenho de ir para a comunicação social?, parece que apenas funciona assim, não conta as pessoas serem honestas.
Qual o vosso papel no meio de tudo isto afinal?
Informo que exijo uma resposta do que está a ser feito com urgência e não venham com a informação de que demora um mês, porque neste caso já demora um ano e vocês só em Abril informaram o que se passava, após várias insistências minhas. Exijo uma resposta até terça feira e já é um prazo muito alargado, após tudo o que tem feiro.
Queria evitar uma maior reclamação e resolver tudo a bem, mas apenas depende de vós.
Aconselho que pesquisem em todos os campos juntem toda a documentação dispersa. Se tiver de ser pensão unificada que seja, quero a situação resolvida.

Data de ocorrência: 6 de junho 2019