• Avenida 5 de Outubro, 175 Apartado 1194
  • cga@cgd.pt

Caixa Geral de Aposentações - Reforma com atraso da CGA

Maria Lérias apresentou a reclamação
7 de fevereiro 2014

No dia 27 de Novembro de 2012, dei entrada de um requerimento de aposentação na Caixa Geral de Aposentações, pois já desconto desde os 12 anos de idade, não recorro ás baixas médicas quando estou doente, pois o meu vencimento faz-me bastante falta. Acontece que á data de hoje, já tenho 46 anos de descontos e estou á espera que a CGA me dê algum tipo de resposta fará este mês 15 meses que estou á espera.
As respostas aos meus vários e-mails por parte da CGA, é que o meu processo ainda está a aguardar a vez de ser analisado! Mas como? Ao fim de tantos meses ainda não começaram a ver o meu processo? E se estiver algum documento em falta? E quanto mais tempo vou ter de esperar e trabalhar? Mais 6 meses… mais 1 ano? Estou cansada de ser tratada desta forma “quase invisível”. Sou uma pessoa trabalhadora, honesta e não devo nada a ninguém. Porque razão ainda não me deram resposta? O facto de estarem muitos processos para analisar não é desculpa, não é uma resposta aceitável.
Depois de ter descontado tantos anos, exijo uma resposta decente e honesta.

Data de ocorrência: 7 de fevereiro 2014
13 de fevereiro 2014
Reclamação n.º 650314-00
Caixa Geral de Aposentações (CGA) - reforma com atraso
Subscritora da CGA n.º 1315426-00, MARIA DA GRAÇA EMILIANO PARAÍSO LERIAS

em resposta ao vosso mail de 8 de fevereiro, sobre a reclamação acima referida, rececionada nesse Portal em 7 de fevereiro, em que a subscritora da CGA refere ter apresentado um requerimento de aposentação antecipada e ainda não ter merecido qualquer decisão por parte desta Caixa, informo V. Ex.ª, como pedido de comunicação à interessada de que:

Como metodologia adoptada, os requerimentos recebidos nos Serviços da CGA dão origem a processos individuais, imediata e automaticamente distribuídos por executantes, responsáveis pelo seu estudo e preparação dos mesmos para decisão superior. Os Serviços estão instruídos para funcionar procurando obter a maior eficiência e a máxima eficácia, respeitando, prioritariamente, a ordem de recepção dos pedidos.

Em períodos de superior afluxo de processos, tal como aconteceu nos últimos anos, a capacidade de resposta dos Serviços da CGA e de alguns colaboradores, em especial, não é a desejada, dilatando-se o prazo de referência para conclusão dos processos de aposentação e de reforma e para alteração das condições de aposentação e de reforma, quando tal se justifica, havendo sempre o cuidado de controlar as situações de maior atraso e prioritárias.

Os pedidos de aposentação antecipada não têm sido considerados prioritários, porque o requerente nada perde pelo tempo de instrução do seu processo, antes pelo contrário vê reduzida a penalização por antecipação da idade de aposentação, uma vez que são considerados os requisitos de aposentação à data do pedido e é feita a contagem de tempo até à data da decisão. Mesmo nos pedidos de aposentação antecipada, a maioria nos últimos anos é respeitada a ordem de entrada dos requerimentos, tendo recentemente sido dado início à análise dos pedidos recebidos em novembro de 2012 (caso da reclamante).

O processo que respeita à reclamante aguarda resposta da Segurança Social / Centro Nacional de Pensões a confirmar períodos contributivos e a indicar a pensão estatutária que constituirá seu encargo na pensão de aposentação unificada a atribuir e a abonar por esta Caixa. Enquanto não for recebida resposta daquela Entidade não é possível proferir despacho a reconhecer à subscritora o direito de aposentação e a fixar as condições de atribuição de pensão.

A subscritora dispõe do endereço eletrónico da CGA, em cga@cgd.pt para colocar todas as questões que considere pertinentes e de toda a informação relevante da CGA no espaço desta Caixa na internet, em www.cga.pt..

Assistente de Direção
8 de março 2014
No dia de ontem a CGA tornou pública a lista dos aposentados e reformados que, a partir do próximo
mês de abril, ou desde as datas que se indicam, passam a ser reformados... acontece que eu CONTINUO Á ESPERA! ESTOU Á ESPERA vai fazer 16 meses no próximo dia 27.
CONTINUO Á ESPERA que o meu caso seja resolvido.
Na resposta da CGA afirmam que até é melhor estar á espera, visto que os cortes até são menores... quase que apetece agradecer pelo favor que me estão a fazer. Mas EU é que sei quando quero reformar-me não? Aliás com 46 ANOS OU MAIS DE DESCONTOS é óbvio que sei que devo reformar-me! Até pelo facto de tentar manter uma saúde física e mental equilibrada, facto que já não consigo! Estou á data, de BAIXA POR DOENÇA (algo que já não me lembrava de estar á muitos anos, porque sempre evitei), e os médicos acham que devo continuar... porque estou num estado de ansiedade e nervosismo causado por esta demora em resolver este assunto. Quero saber a quem mais posso expor esta situação tão injusta, pois sei de muitos conhecidos que deram entrada do pedido de reforma depois de mim e já há bastante tempo que estão reformados. Até posso dar nomes, datas e tipo de reforma...
Não adianta a CGA dar a óbvia resposta que são muitos os pedidos de reforma, porque isso não se justifica! E eu não quero passar á frente de ninguém, quero apenas que me respeitem e que cumpram com a vossa função sem atrasos como eu sempre cumpri com as minhas funções durante tantos anos!
10 de março 2014
Ex.ma Administração do
Portal da Queixa
reclamação n.º 650314, de subscritor da Caixa Geral de Aposentações (CGA) não identificado

Tendo presente a reclamação acima referida, sobre um período de instrução do processo de aposentação prestes a perfazer 16 meses, informa-se V. Ex.ª e o exponente de que:
Como metodologia adoptada, os requerimentos recebidos nos Serviços da CGA dão origem a processos individuais, imediata e automaticamente distribuídos por executantes, responsáveis pelo seu estudo e preparação dos mesmos para decisão superior. Os Serviços estão instruídos para funcionar procurando obter a maior eficiência e a máxima eficácia, respeitando, prioritariamente, a ordem de receção dos pedidos.
Em períodos de superior afluxo de processos, tal como aconteceu nos últimos anos, por força das medidas legislativas com impacto no cálculo das pensões, com inusitado recurso de passagem à aposentação, foi recebido um número de requerimentos muito acima da capacidade de resposta dos serviços da CGA, dilatando-se o prazo de referência para conclusão dos processos de aposentação e de reforma e para alteração das condições de aposentação e de reforma, quando tal se justifica, havendo sempre o cuidado de controlar as situações de maior atraso.
Como refere o reclamante, nestes processos (aposentação antecipada) o prejuízo para o subscritor é menor, porque com o decorrer do tempo, há mais tempo passível de ser contado, diminui a penalização pela antecipação da idade e há abono de remunerações pelo exercício de funções, acima do valor da pensão, sendo certo, também, como invoca, que a sua expetativa quanto ao momento de passagem à aposentação se encontra gorada.

11 de março 2014
Bom dia.
Quero apenas esclarecer algumas questões.
Quando a CGA refere o seguinte: "...Os pedidos de aposentação antecipada, em que há uma penalização pela antecipação da idade de reforma, são os que estão com maior atraso estando a ser analisados, para decisão, os processos com requerimentos entrados em Dezembro de 2012, pelo que o processo do reclamante estará em vias de ser ultimado e decidido..."

Se já estão para decisão os processos de Dezembro de 2012, então em que estado está o meu processo, visto que deu entrada em 27 de Novembro de 2012? Estou em vias de receber a resposta? Já tomaram a decisão?

"...O subscritor poderá dirigir-se diretamente à CGA, através do endereço cga@cgd.pt para conhecer a situação concreta do seu processo, nomeadamente a existência ou não de necessidade de obter outros elementos relevantes, por exemplo, confirmação de períodos contributivos e encargo a suportar pela Segurança Social numa eventual aplicação do regime da pensão unificada..."

Quanto ao acima referido cumpre-me informar que, recorri á presente plataforma do PORTAL DA QUEIXA, exactamente por nunca ter obtido respostas concretas através do e-mail cga@cgd.pt .
Só recorri a este meio após vários contactos via e-mail para a CGA. A verdade é que as respostas que obtenho por esta via (Portal da Queixa) são muito mais esclarecedoras.
Só espero é que passados tantos meses ainda não me venham solicitar "outros elementos relevantes" que ainda venham a prolongar esta demora.
Percebo que tenham muitos processos para analisar e dar resposta, mas tambem peço que percebam o meu lado e a minha ansiedade!
Cumprimentos
13 de março 2014
Ex.ma Administração do
Portal da Queixa

Tendo presente a nova reclamação, acima referida, apesar do esclarecimento prestado no meu mail anterior, sobre um período de instrução do processo de aposentação prestes a perfazer 16 meses, informa-se V. Ex.ª e o exponente de que:
Pese o facto de o subscritor da CGA se encontrar desesperado com o atraso do processo de aposentação, requerido em Novembro de 2012, que já deveria estar decidido, a menos que esteja a aguardar informação de elementos necessários, por exemplo da Segurança Social / Centro Nacional de Pensões, o certo é que enquanto não se identificar (nome ou número de subscritor da CGA) não se pode acrescentar algo ao que já foi informado anteriormente.

14 de março 2014
Boa tarde.
Em resposta ao e-mail anterior da CGA, depois de algumas comunicações achei que já teriam a minha identificação, visto que tive que me identificar para poder postar aqui nesta plataforma. De qualquer forma aqui vai:

O Utente é: 1315426-MARIA DA GRAÇA EMILIANO PARAÍSO LÉRIAS

Espero que agora, já possam responder ás minhas questões e tambem ao e-mail que vos enviei no passado dia 10, para o mail que indicam ser o correcto afim ter obter respostas mais concretas: cga@cgd.pt , nomeadamente se, está a aguardar informação de elementos necessários, por exemplo da Segurança Social / Centro Nacional de Pensões, visto que não tenho qualquer informação nesse sentido nem em que fase está o meu processo. Obrigado
17 de março 2014
Exmºs Responsáveis pelo
Portal da Queixa

tendo presente a reclamação n.º 650314-00, e a nova exposição feita pela reclamante, finalmente identificando-se, em complemento da informação anteriormente prestada, agora de posse de dados concretos sobre o processo em causa, informa-se esse Portal e diretamente a reclamante do seguinte:

A Sra D. Maria da Graça Emiliano Paraíso Lérias, subscritora da Caixa Geral de Aposentações (CGA) n.º 1315426-00, Assistente Operacional da Escola Básica 2 3 Matilde Rosa Araújo, requereu a aposentação antecipada a esta Caixa, em requerimento recebido em 2012-11-27.

Por força do número inusitado de pedidos recebidos nos últimos anos o tempo habitual de conclusão dos processos está largamente ultrapassado e só recentemente se começaram a tratar os requerimentos recebidos em novembro de 2012, caso da reclamante.

No sentido de apurar todo o tempo de serviço passível de ser contado para efeitos de aplicação do regime da pensão unificada (junção dos períodos contributivos para a CGA e para a Segurança Social), por fax de 2014-01-28, esta Caixa informou o Centro Nacional de Pensões (CNP) que contaria como seu encargo o periodo contributivo de 1996-03-20 a 2013-12-31 e precisava saber os períodos contributivos para a Segurança Social e respetiva pensão estatutária a suportar pelo CNP, para determinação da pensão global a atribuir.

Quando for obtida esta resposta serão fixadas as condições de aposentação da requerente e proferida decisão a reconhecer-lhe o direito de aposentação, com comunicação à requerente e ao serviço de que depende (EScola Básica 2 3 Matilde Rosa Araújo).

Não consta do processo qualquer pedido de informação formulado pela interessada ou pela escola a que presta serviço, por carta ou por mail, no sentido de saber qual a situação do seu processo de aposentação, o que, a acontecer, já teria merecido uma resposta por parte desta Caixa. Aliás, no requerimento de aposentação não consta a indicação de e-mail da subscritora.

CGA - UAC12 - Equipa de Atendimento Escrito
17 de março 2014
Boa tarde.
Pela primeira vez, fiquei a saber concretamente o ponto em que se encontra o meu processo, após tantos os e-mails que enviei.
Por isso não percebo porque razão nunca obtive respostas tão esclarecedoras como a actual.
Se no processo da CGA não constam os vários pedidos de informação que fiz, via e-mail indicado por vós, foi porque alguém falhou, e mais uma vez se justifica o facto de eu ter tido a necessidade de recorrer a este Portal e me obrigo a expor os vossos e-mails.

Assim, para que não haja dúvidas, reencaminho abaixo uma cópia dos vários e-mails que vos enviei e as respostas que obtive, que pode verificar serem muito vagas e sem qualquer preocupação em esclarecer a signatária.
De qualquer forma, para assegurar que o processo fica completo, enviarei por carta, as cópias dos vários contactos, para que nada falte explicitando mais uma vez a minha pretenssão.

Aqui estão os e-mails:

RE:'CGA=00​1-201-161' requerimen​to de Aposentaçã​o- Informação

13/11/13

Ex.ma Senhora
Envidamos os nossos esforços para que os diversos requerimentos iniciem o tratamento e sejam concluídos com a brevidade possível, tendo em conta a especificidade de cada um.
Na realidade, sendo a data de recepção do pedido, efectivamente, um factor relevante, não podemos também ignorar que as situações diferem, cada processo tem os seus trâmites próprios, as diligências implícitas são muito variadas e, consequentemente, variado é também o tempo necessário para a sua conclusão.

Assim, tendo em conta a data de entrada do seu pedido de aposentação antecipada (2012-11-27), lamentamos, mas não nos é possível, de momento, fazer a previsão que solicita.

UAC12 - Equipa de Atendimento Escrito

-----Original Message-----
From: Maria Lérias (mariaplerias@gmail.com)
Date: Tuesday, November 12, 2013 12:11 PM
To: DAC-CGA (cga@cgd.pt)
Subject: requerimento de Aposentação- Informação

Eu, Maria da Graça Emiliano Paraíso Lérias, venho por este meio solicitar informação relativa ao meu requerimento de Aposentação, que dei entrada em Novembro de 2012.

Até ao momento não recebi resposta, e visto que está a fazer um ano que dei entrada do meu pedido, gostaria de saber em que fase está, se é necessário fazer a entrega de alguma documentação adicional e qual o prazo para me darem uma resposta efectiva em relação á aposentação.
Gostaria também de saber uma previsão para os devidos efeitos.

_______________________________________________________________________________

14/11/13

Exmºs,

Agradeço a brevidade com que deram resposta á minha solicitação.
Vou continuar a aguardar.

Um bom trabalho.

Cumprimentos

25/11/13

Bom dia.

Mais uma vez venho por este meio solicitar se já existe alguma informação que me possam dar em relação ao meu pedido de aposentação, visto que estou muito anciosa dado que fará 1 ano daqui a 2 dias, em que dei entrada do meu pedido.
Preciso de saber se falta algum documento ou se está tudo em ordem... se ainda nem pegaram no meu processo, etc.
É muito tempo com ausência de resposta efectiva.
Muito obrigado.

Ex.ma Senhora,
Acontece que a data de recepção do pedido é, efectivamente, um factor relevante. Por outro lado, não podemos também ignorar que as situações diferem, cada processo tem os seus trâmites próprios, as diligências implícitas são muito variadas e, consequentemente, variado é também o tempo necessário para a sua conclusão.
Assim, tendo em conta a data de entrada do seu pedido de aposentação antecipada (2012-11-27), lamentamos, mas aguarda ainda a sua vez de ser instruído.
Tão breve quanto possível, ser-lhe-á enviada a comunicação da decisão tomada.

UAC-1.2 Equipa de Atendimento Escrito

______________________________________________________________________________

Ex.ms Sr.s

A resposta que me deram á data de hoje, pelas 09h.55m, foi exatamente a mesma que me deram no passado dia 14 do corrente mês. Assim depreendo que, á data a situação do meu processo é exactamente a mesma, ou seja, nem sequer instruido foi, isto passado 1 ANO. Mais, nem sequer se dedicam a dar-me uma resposta diferente e com algum teor informativo relativo á situação do meu requerimento. Nesta conformidade, solicito que me informem onde me posso dirigir e com quem devo falar para obter informação plausivel e justificativa para a demora numa resposta efectiva de conclusão de processo ou simplesmente, em que fase se encontra.
Fico a aguardar resposta afim de me dirigir pessoalmente ao local e técnico/funcionario que me possa esclarecer, visto que via e-mail, não consigo obter a necessaria resposta.

Em 28 de novembro de 2013 09:55, CGA Geral escreveu:

_________________________________________________________________________________

Ex.ma Senhora,
Lamentamos que a resposta dada seja em tudo semelhante à anterior. O intervalo entre as duas é tão pequeno que, na altura, não se reparou que nos tinha questionado 12 dias antes.
A verdade é que, conforme já referido, a data de recepção é um factor deveras importante na instrução dos processos, particularmente no que concerne aos pedidos de aposentação antecipada, como é o seu caso.
Neste momento, estão ainda a ser tratados pedidos entrados até Setembro/2012, pelo que, como compreenderá, não nos é possível, de momento, fazer uma previsão da data de conclusão do seu processo.

29/11/13

Ex.ms Sr.s,
Agradeço o e-mail de ontem, visto que este contem informação que de qualquer modo esclarece o ponto de situação do meu processo. É que realmente tanto tempo sem resposta concreta deixa-me insegura e com muita ansiedade.
Assim, visto que estão ainda a ser tratados pedidos entrados até Setembro/2012, entrarei em contacto daqui a 1 mês para saber se há novidades.

Obrigado

Em 28 de novembro de 2013 16:31, CGA Geral escreveu:

16/12/13

Bom dia.

Na sequências dos e-mails anteriores, e visto que vai fazer 13 meses que dei entrada do meu requerimento de Aposentação, venho por este meio solicitar o ponto de situação do meu processo e se já existe alguma informação que me possam dar.

Obrigado e boas festas.

Em 29 de novembro de 2013 10:33, Maria Lérias escreveu:

16/12/13

Ex.ma Senhora,
O seu pedido continua a aguardar a vez de ser tratado. Todavia, atendendo à data em que foi recebido, acredita-se que o venha a ser nos próximos meses.
Logo que possível, ser-lhe-á enviada a comunicação da decisão tomada.

7 de fev

Bom dia.

Na sequências dos e-mails anteriores, e visto que dei entrada do requerimento de aposentação no dia 27 de Novembro de 2012, ou seja, vai fazer este mês 15 meses que dei entrada do meu requerimento de Aposentação e até á data não houve evolução relativamente ao meu processo.

Assim, venho por este meio solicitar o ponto de situação do meu processo, se já existe alguma informação que me possam dar e a quem me devo dirigir, sem ser o presente contacto, afim de expor o meu caso.

Caso contrário terei de tomar outras diligências, nem que seja a comunicação social, afim de por um ponto final nesta situação.

Já descontei muitos anos e estou cansada e com a minha saúde debilitada, sendo que este atraso imcompreensivel tambem não trás melhoras, antes pelo contrario.
Agradeço uma resposta.

___________________________________________________________________________

de:CGA Geral
para:"\"Maria Graça Emiliano Paraíso Lerias\""
data:10 de fevereiro de 2014 17:24
assunto:RE:'CGA=001-235-873' Re: requerimento de Aposentação- Informação
enviado por:cgd.pt

10 de fev

Ex.ma Senhora,
Informamos de que a nossa Área de Instrução de Processos está ainda a tratar os pedidos de aposentação antecipada que deram entrada nesta Caixa até Novembro de 2012.

Assim, atendendo a que o seu pedido de aposentação antecipada deu entrada nesta Caixa em 2012-11--27, tudo indica que estará para breve o seu tratamento.

Logo que possível, ser-lhe-á enviada a comunicação da decisão tomada.
UAC-1.2 Equipa de Atendimento Escrito

Graça Lérias
18 de março 2014
Tendo presente a nova comunicação da subscritora da CGA n.º 1315426-00, MARIA GRAÇA EMILIANO PARAISO LERIAS, sobre o facto de só agora se responder concretamente ao seu caso através do Portal da Queixa, verifica-se que a falta de comunicação anterior se ficou a dever à dificuldade de a identificar, uma vez que não era fornecido nome, número de subscritor ou número de e-mail, o que agora se conseguiu.

Assim, foi possível verificar que há respostas recentes diretamente através do endereço eletrónico da CGA, em cga@cgd.pt, sobre o estado atual do seu processo de aposentação, nomeadamente o n/ mail de 11 de março, que responde ao mail do dia anterior, mantendo-se tudo o que foi dito sobre o atraso exagerado na tramitação de hoje de processos comparativamente com os tempos habituais no passado, que se esperam retomar logo que seja analisada e decidida a quantidade inesperada de pedidos de aposentação dos últimos anos.

O processo de comunicação por vezes falha pela falta de um ou de outro elemento relevante para o interlocutor, sobretudo quando há inúmeras situações idênticas.

CGA - UAC12 - Equipa de Atendimento Escrito