Câmara Municipal da Amadora

Câmara Municipal da Amadora - Ecopontos brandoa

Mónica Mateus apresentou a reclamação
21 de dezembro 2023
Boa tarde!
Venho por este presente prestar a minha insatisfação quanto à recolha do lixo dos ecopontos na Brandoa.
Há uns tempos atrás os ecopontos presentes na Brandoa não eram os suficientes! Para minha surpresa, há cerca de 1/2 meses, a Brandoa foi "presenteada" com IMENSOS Ecopontos em praticamente todas as ruas.
Esta minha reclamação tem a ver com a logistica da recolha do lixo nos ecopontos. Tenho um Kit de ecopontos mesmo em frente ao meu prédio e reparo que a recolha do lixo não é frequente. Posso dizer que levam semanas que não passam aqui na rua para recolher o respectivo lixo dos ecopontos. O vidrão pelo menos já conto 3 semanas! O papel e o plástico 2! Será possível?
Como é de vosso conhecimento, estamos a falar de saúde pública... a não recolha destes lixos, faz com que o mesmo se acomule! Os contentores ficam cheios e as pessoas comecem a deixar o lixo fora dos contentores! Basicamente é uma nojeira!
A ultima vez que o camião vidrão aqui esteve, deixou o contentor mais assente na estrutura do chão e não tarda o vidro vai começar a sair pela frecha da base do contentor!
Tanta sensibilização para que as pessoas façam reciclagem e de pois a logistica que envolve este tema falha! Portugal está longe de atingir os seus objectivos quanto à reciclagem e percebe-se porquê! As entidades competentes não fazem o que lhes compete!
Será muito dificil todas as semanas fazerem uma ronda para ver o que há para recolher? Será muito dificil pontualmente fazer uma lavagem à volta dos contentores e aos próprios contentores! Por vezes o cheiro é nauziabundo, mas está tudo bem não é?
Sei que todos estes processos têm custos e é por isso que nós pagamentos impostos atrás de impostos, certo!
Agradeço que tomem uma atitude quanto a esta questão dos ecopontos!
Não é só te-los, temos e os manter!
Obrigada
Data de ocorrência: 21 de dezembro 2023
5 de janeiro 2024
Bom ano!
Só para reforçar que estamos a dia 5 de janeiro e o eco ponto de vidro ainda não foi recolhido! Já lá vão 5
Semanas…..
5 de janeiro 2024