82.0
  • Rua Isabel Maria Picão
    Apartado 70
    7350-476 Elvas
  • geral@cm-elvas.pt

Câmara Municipal de Elvas - Não atribuição bolsa estudo por falta de documentos sem comprovativo de entrega

MARIA DOLORES MAYORGA HUERTAS
MARIA HUERTAS apresentou a reclamação
31 de janeiro 2024
Eu , Maria Dolores Mayorga Huertas residente em Elvas, venho por este meio reclamar a bolsa não atribuída de estudo do meu filho Alexandre Miguel Mayorga Rodrigues que começou os estudos no IP de Portalegre este ano com a condição de poder receber a bolsa da DGES e da Câmara Municipal de Elvas para poder fazer frente aos pagos de propinas e quarto.
Referir que em Setembro fui a encarregada de levar todos os documentos para serem entregues e que entreguei a Caderneta Predial de uma casinha que estou a pagar ao banco desde 2019 pois este foi um dos primeiros documentos a serem solicitados. Dizer que esse dia como outros nessas datas havia no balcão único muitíssima gente e com problemas nas fotocópias ou digitalizações que demoraram muito em entregar os documentos e que as senhoras do Balcão Único , incansáveis, nos disseram que elas não poderiam entregar documentos que confirmasse a entrega dos documentos entregues (como comprovativo) pois elas só recebiam os documentos que depois encaminham ao júri.
Mesmo assim o meu filho foi incluído na lista de quem deve apresentar documentos que não foram entregues junto com outros que já tinham sido entregues. Entre eles foi solicitado e escrevo como diz na listagem dos documentos solicitados na segunda chamada para entrega de outros documentos "CADERNETA PREDIAL DE BEM IMÓVEL DA MÃE COM RESPECTIVA HIPOTECA( CASO BEM IMÓVEL SUPERE OS 75.000,00 EUROS).
Ao ler e interpretar esta frase dei por certo que queriam a caderneta predial da minha casa junto com a respetiva hipoteca caso o valor superasse os 75.000 euros, e como não é o caso, não apresentei( também a caderneta predial ja a tinha apresentado na primeira fase de entrega de documentos para candidatura)
Hoje fui fazer reclamação junto das técnicas do serviço socioeducativo que contam que é minha palavra contra a delas, que não há qualquer registo de entrada de caderneta predial em Setembro de 2023 e nem nas listas dos documentos apresentados depois. Explicaram me que eu fiz um erro de interpretação na frase (insinuando por ser espanhola e não perceber o português) CADERNETA PREDIAL DE BEM IMÓVEL DA MÃE COM RESPECTIVA HIPOTECA( CASO BEM IMÓVEL SUPERE OS 75.000,00 EUROS), pois , como elas disseram, a frase se refere a caderneta predial e respetiva hipoteca(caso supere os 75.000 euros), coisa que se pode ver nos documentos expostos na pagina web da Câmara Municipal de Elvas, que o escrito induze a erro.
Venho então por este meio e por conselho das técnicas que atribuem às bolsas de estudo expor a situação e peço uma solução pois meu filho se encontra a estudar desde setembro 2023 e terá que deixar estudos sem ajuda preciosa da bolsa de estudos solicitada.
e mãe do aluno candidato à bolsa de estudo da Câmara Municipal que foi Indeferido por falta de apresentação de documentos, venho por este meio questionar o porque meu filho diz ser indeferido por não apresentar a Caderneta predial ( que foi entregue na primeira chamada de entrega de documentos em setembro de 2023 mas não aparece por lado nenhum) e exijo uma explicação ou porque há uma diferença de trato entre os diferentes munícipes porque ontem dia 23/1/2024 o serviço socioeducativo da mesma camara que recusou atribuir bolsa ao meu filho por "não ter apresentado um documento, segundo eles, ligaram a uma colega do meu trabalho mesmo a minha frente a solicitar o documento comprovativo do NIB do seu filho, uma vez que foi Deferido mas faltou lhe apresentar esse documento. Uns faltam a um documento e são Indeferidos e outros também mas são Deferidos, e com apresentar depois fica solucionado o de uns e o de outros não? se liga a solicitar o documento e o problema está solucionado? Porque não me ligaram a mim se acharam que não foi entregue a caderneta predial.
Exijo uma explicação pois em qualquer concurso se tem que fazer entrega de comprovativo de documentos entregues à instituição para poder reclamar se for necessário e neste nada se fez, pondo os cidadãos como mentirosos e de memória duvidosa e as técnicas e funcionárias como as possuidoras das verdades absolutas.
Cumprimentos.
Data de ocorrência: 31 de janeiro 2024