Câmara Municipal de Montemor-o-Velho
Câmara Municipal de Montemor-o-Velho
Performance da Marca
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
40%
Tempo Médio de Resposta
8,5%
Taxa de Solução
30%
Média das Avaliações
22%
Taxa de Retenção de Clientes
20%
Ranking na categoria

Câmara Municipal de Montemor-o-Velho - Qualidade da água

Resolvida
1/10
Utilizador
Utilizador apresentou a reclamação
12 de setembro 2016

Ex.mos senhores,

Resido na vila de Pereira, Urbanização Quinta de São Luis, há mais de 10 anos. Durante este período, sempre presenciei um mau tratamento no que respeita à água pública fornecida e por parte das entidades que deveriam ser responsáveis pelo seu tratamento.

Além de falhas constantes no fornecimento, sobretudo com prolongados períodos durante o período noturno, o pior encontra-se na própria qualidade da água. O elevado índice de calcário causa problemas não apenas para a saúde pública (sobretudo num longo período de tempo em consumo) mas também para qualquer equipamento/eletrodoméstico que seja dependente deste serviço básico.
A água apresenta-se claramente com um tom esbranquiçado, além de ter um sabor intragável. Falando dos danos em longo curso, este elevado índice de calcário pode ser causador de problemas na saúde pública (tenha-se como exemplo os casos de problemas nos rins).

Apesar dos vários contactos que foram realizados, tanto com a Junta de Freguesia de Pereira como com a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, e não apenas pela minha parte mas pela grande maioria dos moradores nesta zona, nada foi realizado até ao momento, com pouca ou nenhuma explicação concreta sobre o problema.

Além da resolução do problema, o site da Junta de Freguesia ou da Câmara Municipal apresenta pouca ou nenhuma informação relativamente ao estado da água, nomeadamente a testes que tenham sido realizados ou intervenções importantes para o conhecimento público.

Agradecia uma clarificação pública sobre o que se encontra a ser realizado com vista ao melhoramento das infraestruturas de aprovisionamento deste serviço básico e/ou dos prazos para tais tarefas serem realizadas, dentro das melhores capacidades que possam ser fornecidas pela entidade responsável.

Data de ocorrência: 12 de setembro 2016
Assunto: Mau serviço prestado - Qualidade da água

No seguimento da reclamação apresentada por V. Exa., relativamente ao assunto em epígrafe, informa-se o seguinte:

A Câmara Municipal de Montemor-o-Velho tem sempre presente a necessidade de garantir o reconhecimento dos elevados padrões de qualidade da água que é fornecida aos seus munícipes. Padrão esse que é definido por um conjunto de características (parâmetros e respectivos valores paramétricos) fixadas na legislação nacional e europeia com base nas orientações da Organização Mundial de Saúde, nos conhecimentos científicos e no princípio da precaução, podendo esta água ser consumida com segurança.

Nesta base, a água da rede pública é sujeita a um exigente e rigoroso controlo da qualidade definido na legislação. Para tal, o Município de Montemor-o-Velho conta com os serviços de um laboratório de análises, reconhecido formalmente da sua competência para a realização de ensaios pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC), assegurado pela implementação de um sistema da garantia da qualidade e auditado regularmente por equipas de auditores/avaliadores devidamente credenciados.

Para conhecimento da qualidade da água que abastece a sua zona, pode consultar a publicitação trimestral efectuada obrigatoriamente pela entidade gestora no site da Câmara Municipal através do menu Serviços > Ambiente e Obras Municipais.

No entanto, segue em anexo os editais já publicados referentes ao ano de 2016 para a zona de abastecimento de Pereira.

Fica V. Exa. igualmente informada de que trimestralmente são enviados todos os resultados ao Delegado de Saúde, não tendo até à data merecido qualquer reparo por parte desta entidade. Ainda assim, no seguimento da exposição de V. Exa., foram novamente enviados ao Delegado de Saúde os resultados do ano em causa, a fim do mesmo se pronunciar acerca da qualidade da água.

Com os melhores cumprimentos,

Isabel de Jesus Maurício Quinteiro
Chefe da Divisão de Ambiente e Obras Municipais
(Subdelegação de competências nos termos do despacho 41/2014, de 13 de Agosto)
Esta resposta tem um anexo privado
Utilizador
Utilizador avaliou a marca
1 de abril 2022

Entidade continua a descartar os problemas, mesmo anos depois de serem reportados.

Esta reclamação foi considerada resolvida
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.