Município do Funchal

Câmara Municipal do Funchal - Baldes de reciclagem

Em tratamento
Fernanda Castro apresentou a reclamação
30 de novembro 2023
Tenho entrado em contacto com a Câmara Municipal do Funchal, já por três ocasiões, por causa de um pedido de aquisição de baldes de reciclagem. Realizei o pedido no dia 23 de agosto, ou seja, há mais de três meses. A resposta que tenho obtido é que o Departamento de Ambiente não tem stock de baldes e contentores. Tenho um balde de 50Lt para plástico, que já não é suficiente para o plástico que descarto, e nunca tive balde para vidro, sendo que quero adquirir um para plástico de maior capacidade (120Lt) e um para vidro (50 Lt). Neste momento, estou impedida de fazer a reciclagem condignamente, acumulando o vidro e gastando dinheiro na compra de sacos de lixo de 100Lt para complementar a recolha do plástico do balde de 50Lt que possuo. Segundo fui informada pelos serviços, estão pendentes vários pedidos por falta de stock de baldes. O funcionário que me atendeu aconselhou a compra de baldes em privados, o que sabemos que é demasiado oneroso para o cidadão e dei o exemplo: A CMF cobra, por exemplo, €14.46 por um balde de 120Lt e o Leroy, a título de exemplo, vende a €72.69 e €82.59 para a mesma capacidade.
Compreendo que, eventualmente, possa haver rutura de stock, porém, mais de três meses e sem previsões para reposição parece-me inadmissível para uma região que quer ter um compromisso ecológico sério.
Data de ocorrência: 30 de novembro 2023
30 de novembro 2023
Muito obrigado pelo seu reporte. A questão que nos coloca deverá ser verificada e reportada por outras vias, tendo o Município do Funchal várias opções ao seu dispor para a devida resolução, sejam presenciais ou não presenciais. Vamos entrar em contato consigo no dia de hoje.
Caso tenha alguma dificuldade ou dúvida, pode contactar-nos através do 291211000, disponível todos os dias da semana (também aos fins de semana e feriados), em horário alargado das 08h às 22h. No mesmo horário alargado, temos também disponível um serviço de web-chat, caso prefira.
Qualquer questão que persista, não hesite em contactar-nos pelas vias que aqui lhe indicámos, de forma a que os nossos serviços possam efetivamente verificar a situação e atuar, caso se confirme.
Muito obrigado
30 de novembro 2023
Prezada CMF, optei também pelo uso do Portal da Queixa (entre outros), pois os meios a que se referem, nomeadamente, os não presenciais já eu os usei... três vezes, o webchat e também já telefonei. A resposta persiste a mesma e não me parece que vá mudar se eu me dirigir, presencialmente, à CMF para me comunicarem a mesma informação: "O Departamento de Ambiente" não possui stock de baldes e contentores. Aguarde". Deslocar-me-ei, sim, à CMF, para formalizar presencialmente uma queixa no Livro de Reclamações, assim que tenha a devida disponibilidade pessoal, caso não façam os esforços necessários para obter informações junto de quem é devido, o fornecedor. Não possuem stock depois de 3 meses do pedido, EXIJAM respostas ao fornecedor, datas, afinal as verbas pagas aos fornecedores proveem também dos contribuintes, todos nós. É o vosso dever exigir enquanto órgão público fazer, no mínimo, o básico no que toca à execução e resolução de problemas concretos do quotidiano dos munícipes. Informo que não marcarei, no Portal da Queixa, a questão como resolvida enquanto ela não estiver, DE FACTO, resolvida. Passar a questão ao Departamento do Ambiente pode significar que o assunto está resolvido para os serviços responsáveis por fazer a triagem das queixas, mas não o está para o munícipe.

Cara Munícipe,

No seguimento do nosso contacto telefónico, informamos que a foi dado conhecimento ao Departamento de Ambiente, no sentido de a sua reclamação e insatisfação ser tida na devida consideração. Tendo também em consideração a resposta que nos remeteu, aproveitamos para informar que a Loja do Munícipe se encontra aberta todos os dias úteis, das 08.30h às 17.30h, não encerrando no período de almoço.
Qualquer questão que persista, não hesite em contactar-nos.

Muito obrigado.
11 de fevereiro 2024
Faz dia 23 de fevereiro 6 MESES desde o meu pedido para compra de baldes de reciclagem até agora a única resposta que obtive foi a sugestão de comprar noutros sítios a preços incomportáveis aos que são praticados pela Câmara Municipal do Funchal. Usam a ecologia e o ambiente apenas para propaganda política e quando convém.
12 de fevereiro 2024
Cara Munícipe,

No seguimento do nosso contacto telefónico, reiteramos que o stock de contentores será reposto em breve e que, constando da nossa lista de espera para aquisição dos mesmos, será contactada para validação do pedido, posterior pagamento (na Loja do Munícipe, aberta todos os dias úteis, das 08.30h às 17.30h, não encerrando no período de almoço) e sucessiva entrega por parte dos nosso serviços, nomeadamente o Departamento do Ambiente.
Qualquer questão que persista, não hesite em contactar-nos através do 291 211 000, disponível todos os dias das 8h às 22h.

Ao dispor.
28 de março 2024
Prezada CMF, recebi, no início de fevereiro, uma chamada a informar que a empresa que forneceria os baldes teria dado um prazo específico para a entrega dos mesmos: fim de fevereiro, primeiros dias de março. Informaram-me de que eu receberia uma chamada para me dirigir à Loja do Munícipe para efetuar o pagamento dos mesmos. Até hoje, dia 28 de março, nem os baldes chegaram, nem recebi qualquer chamada. Fez dia 23 de março, 7 MESES desde o pedido. Continuamos a aguardar até hoje sem resolução.
Fernanda de Castro
Fernanda Castro está a aguardar resolução da marca