Câmara Municipal do Funchal

Câmara Municipal do Funchal - Conta água absurda por fuga causada por obra

Inês Fonseca
Inês Fonseca apresentou a reclamação
28 de março 2023
Em Novembro de 2022 celebrei um contracto de arrendamento de um T0, apenas no dia 20/03/2023 recebi a primeira fatura (trimestral) da conta da água (em anexo)
que determina que eu em três meses, sozinha, consumi 60 metros cúbicos!
Ou seja 20 metros cúbicos por mês (estimativa), 20.000 (mil) litros de água.

Por isto ser um absurdo eu fui à loja do munícipe com a fotografia do contador e o número batia certo com a contagem.
Tendo isso em conta pedi uma peritagem e recebi a resposta de que não existe nenhuma anomalia no contador (registo em anexo).

NO ENTANTO:
1- está mesmo colada ao prédio uma obra (alvará em anexo) que, por diversas vezes, se aproximou às paredes da casa de banho,
quarto e cozinha partindo o bloco exterior do prédio, colocando os suportes dos andaimes no prédio e destruindo sabe-se lá mais o quê.

2- no mês passado fiquei sem água no chuveiro e vi uma fuga de água na obra a escorrer pela rua

3- o meu contador está constantemente a contar água apesar de eu estar ausente ou em casa de torneiras fechadas
-> o que me tem obrigado a fechar a torneira do contador sempre que me ausento e quando a volto a abrir começa a contar água automaticamente

4- a casa já foi verificada e não tem fugas internas

Tudo isto me leva a crer que existe uma fuga do lado da obra que não foi fiscalizada ou reportada como deveria!
Toda esta situação foi reportada à empresa que me aluga o T0 e à Loja do Municipe!

PERGUNTAS:
Tendo em conta que eu reportei toda a situação, não deveria haver um cuidado de quem verificou o contador de alertar que poderia ser do lado da obra?

A Câmara Municipal do Funchal não tem fiscais a acompanhar a obra? Uma obra daquele tamanho não deveria ter uma fiscalização externa que deveria ter o cuidado de reportar uma situação destas? - se existe uma fiscalização não está escrito em lado nenhum para que eu possa contactar

Como é que existem contas de água de 20.000 (mil) litros e não se questiona?
Não existe uma verificação competente? Após ter alertado, é este tipo de tratamento que dão ao Municipe?

Como é suposto me defender enquanto cidadã sem me ver obrigada a abandonar a casa por não conseguir comportar contas de gastos que não me pertencem?
Quem terá responsabilidade nesta situação e como resolve-la?

>>> Em conformidade com esta queixa farei uma correspondente à DECO.
Data de ocorrência: 28 de março 2023