Câmara Municipal do Porto
  • geral@cm-porto.pt

Câmara Municipal do Porto - A Policia Municipal do Porto não sabe policiar

Tiago André do Bernardo
Tiago Bernardo apresentou a reclamação
16 de junho 2018 (editada a 18 de junho 2018)
A policia municipal do Porto não é um órgão competente e possui uma completa falta de sensibilidade cívica.

Desde Janeiro, o meu carro foi já rebocado duas vezes, por estes ditos protetores da ordem pública. A primeira vez, em Fevereiro, rebocaram-me o carro de um lugar onde costumo estacionar diariamente. O sitio onde o meu carro se encontrava era próprio para estacionamento, no entanto foi rebocado pois naquele dia realizaram-se umas obras naquele local. De facto, mais tarde. vim a constatar que naquela rua se encontravam duas placas com um aviso sobre as obras que iam decorrer, mas estes avisos estavam tão mal assinalados que quando fui levantar o meu carro, ao parque onde se encontrava apreendido, estavam lá mais quatro pessoas na mesma situação. A policia municipal não fez questão de assinalar devidamente as placas dos avisos, pois quando estacionei a minha viatura (cerca de 3 dias antes) não reparei em nenhuma placa (que por ventura nem se encontravam lá no local). Fui ao gabinete do munícipe apresentar uma reclamação e juntamente enviei provas fotográficas da pobre sinalização via e-mail, que não adiantou absolutamente de nada. No total a multa e o reboque custaram-me cerca de 130 euros.

A segunda vez, que me rebocaram o carro, foi ontem. Ia com alguma pressa deslocar-me para a minha faculdade a fim de realizar um trabalho, quando reparo que o meu carro já lá não estava. O lugar onde o meu carro se encontrava é um sitio que tenho utilizado nos últimos sete meses, e costuma estar sempre cheio com outras viaturas. Tenho de admitir que, de facto, é um lugar merecedor de uma multa, visto ser em cima de um passeio. Mas há que referir que qualquer tipo de veiculo tem a capacidade de estacionar neste passeio e não estorvar de maneira nenhuma quer a fluência do transito, quer a fluência dos pedestres, por causa das dimensões quer da estrada, quer do passeio, mas também por ser um local de pouca passagem de ambos. Mas regras são regras, e é compreensível que se multe alí.

A questão aqui é, durante 7 meses estacionei no referido local, e apenas ontem decidiram rebocar. Se a policia municipal estivesse realmente preocupada em desempenhar as suas funções já teria multado os condutores que ali estacionavam há muito mais tempo atrás, e já teria deixado bem claro que aquele sitio está sujeito a penalização. No entanto preferem deixar os condutores estacionarem lá durante meses seguidos (que de certeza que todos eles, tal como eu, são moradores aqui nesta zona) e apenas ocasionalmente passarem por lá, pois deste modo asseguram que garantidamente vão apanhar alguém . Se a policia municipal fosse competente passaria lá mais frequentemente, assegurando assim que ninguém estacionaria lá, cumprindo assim totalmente o seu dever.

Com isto retiro a seguinte conclusão: a policia municipal adota estratégias de caça à multa, nomeadamente invés de trabalharem no sentido de evitarem constrangimentos na via pública, fomentam estes constrangimentos para assim poderem recolher mais multas. Deixam os condutores à vontade para depois os poderem multar, quando menos esperam. Isto é, a meu ver, uma estratégia digna da máfia. Não mostram respeito para com os cidadãos que tem o dever de servir. Não mostraram bom senso pois de certeza que passaram milhares de vezes por aquele local e fecharam os olhos deliberadamente, já para não falar do meu caso anterior.

Também de referir que rebocarem-me o carro foi de extrema má fé, pois este não se encontrava nem em cima duma passadeira, nem à frente de um portão ou garagem, nem a estorvar a via publica, nem apresentava qualquer tipo de perigo. Questiono-me até se em termos legais é permitido rebocar uma viatura nestas condições, que acredito que não seja. Só demonstra que a policia municipal contém incompetentes e pessoas sem escrúpulos.

Nunca perderia o meu tempo a reclamar senão acreditasse piamente que vivi duas situações tremendamente injustas: A primeira por má sinalização, e a segunda situação por pura e dura má fé e falta de senso comum. A ordem na via publica e a fluência saudável quer de veículos quer de pessoas é essencial para qualquer cidade, e multas e apreensões são ferramentas de coerção absolutamente necessárias, mas há que ter tato em como utilizar estas ferramentas. Já fui penalizado uma vez, onde me bloquearam o carro e entendi ter sido uma medida justa por parte da PSP, e como tal, não reclamei. Neste caso não. É injusto e não é correto.

O que não é correto, também, é esta absoluta impotência que os cidadãos tem em relação a tais situações. Deixa a impressão que a policia municipal pode multar e mandar rebocar a seu bel prazer, sem consequenciais e sem ninguém que supervisione se de facto estão a fazer um bom trabalho ou não, e isto tem que acabar. Os abusos policiais não podem ser ignorados.

Tenho respeito por todas as autoridades, a PSP, a GNR e outras, mas a policia municipal do porto revelou que nem sequer tem direito a que lhe chamemos policia, e não merece o respeito dos seus cidadãos com estas atitudes rascas e golpes baixos.

(Em anexo, envio a minha carta de reclamação à Câmara Municipal, em relação à minha primeira multa e reboque).
Data de ocorrência: 16 de junho 2018

fazem como lhe convem quanto mais escondido menos as pessoas veem

fazem como lhe convem quanto mais escondido menos as pessoas veem

Ver perfil de
7 de março 2020

Estaciona mal a viatura há vários meses e mesmo assim ainda vem reclamar da polícia ?!! Os passeios são para as pessoas,não para os carros ! É pena é terem sido só duas ...e mesmo assim parece que não aprende !