Câmara Municipal do Porto
Câmara Municipal do Porto
Performance da Marca
9.8
/100
Insatisfatório
Insatisfatório
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
8%
Tempo Médio de Resposta
0%
Taxa de Solução
8,5%
Média das Avaliações
26,3%
Taxa de Retenção de Clientes
25%
Ranking na categoria
Município do Porto
  • 222 097 000
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Praça General Humberto Delgado
    4049-001 Porto
  • geral@cm-porto.pt
Esta é a sua empresa? Clique aqui

Câmara Municipal do Porto - A Policia Municipal do Porto não sabe policiar

Sem resolução
Tiago André do Bernardo
Tiago Bernardo apresentou a reclamação
16 de junho 2018 (editada a 18 de junho 2018)
A policia municipal do Porto não é um órgão competente e possui uma completa falta de sensibilidade cívica.

Desde Janeiro, o meu carro foi já rebocado duas vezes, por estes ditos protetores da ordem pública. A primeira vez, em Fevereiro, rebocaram-me o carro de um lugar onde costumo estacionar diariamente. O sitio onde o meu carro se encontrava era próprio para estacionamento, no entanto foi rebocado pois naquele dia realizaram-se umas obras naquele local. De facto, mais tarde. vim a constatar que naquela rua se encontravam duas placas com um aviso sobre as obras que iam decorrer, mas estes avisos estavam tão mal assinalados que quando fui levantar o meu carro, ao parque onde se encontrava apreendido, estavam lá mais quatro pessoas na mesma situação. A policia municipal não fez questão de assinalar devidamente as placas dos avisos, pois quando estacionei a minha viatura (cerca de 3 dias antes) não reparei em nenhuma placa (que por ventura nem se encontravam lá no local). Fui ao gabinete do munícipe apresentar uma reclamação e juntamente enviei provas fotográficas da pobre sinalização via e-mail, que não adiantou absolutamente de nada. No total a multa e o reboque custaram-me cerca de 130 euros.

A segunda vez, que me rebocaram o carro, foi ontem. Ia com alguma pressa deslocar-me para a minha faculdade a fim de realizar um trabalho, quando reparo que o meu carro já lá não estava. O lugar onde o meu carro se encontrava é um sitio que tenho utilizado nos últimos sete meses, e costuma estar sempre cheio com outras viaturas. Tenho de admitir que, de facto, é um lugar merecedor de uma multa, visto ser em cima de um passeio. Mas há que referir que qualquer tipo de veiculo tem a capacidade de estacionar neste passeio e não estorvar de maneira nenhuma quer a fluência do transito, quer a fluência dos pedestres, por causa das dimensões quer da estrada, quer do passeio, mas também por ser um local de pouca passagem de ambos. Mas regras são regras, e é compreensível que se multe alí.

A questão aqui é, durante 7 meses estacionei no referido local, e apenas ontem decidiram rebocar. Se a policia municipal estivesse realmente preocupada em desempenhar as suas funções já teria multado os condutores que ali estacionavam há muito mais tempo atrás, e já teria deixado bem claro que aquele sitio está sujeito a penalização. No entanto preferem deixar os condutores estacionarem lá durante meses seguidos (que de certeza que todos eles, tal como eu, são moradores aqui nesta zona) e apenas ocasionalmente passarem por lá, pois deste modo asseguram que garantidamente vão apanhar alguém . Se a policia municipal fosse competente passaria lá mais frequentemente, assegurando assim que ninguém estacionaria lá, cumprindo assim totalmente o seu dever.

Com isto retiro a seguinte conclusão: a policia municipal adota estratégias de caça à multa, nomeadamente invés de trabalharem no sentido de evitarem constrangimentos na via pública, fomentam estes constrangimentos para assim poderem recolher mais multas. Deixam os condutores à vontade para depois os poderem multar, quando menos esperam. Isto é, a meu ver, uma estratégia digna da máfia. Não mostram respeito para com os cidadãos que tem o dever de servir. Não mostraram bom senso pois de certeza que passaram milhares de vezes por aquele local e fecharam os olhos deliberadamente, já para não falar do meu caso anterior.

Também de referir que rebocarem-me o carro foi de extrema má fé, pois este não se encontrava nem em cima duma passadeira, nem à frente de um portão ou garagem, nem a estorvar a via publica, nem apresentava qualquer tipo de perigo. Questiono-me até se em termos legais é permitido rebocar uma viatura nestas condições, que acredito que não seja. Só demonstra que a policia municipal contém incompetentes e pessoas sem escrúpulos.

Nunca perderia o meu tempo a reclamar senão acreditasse piamente que vivi duas situações tremendamente injustas: A primeira por má sinalização, e a segunda situação por pura e dura má fé e falta de senso comum. A ordem na via publica e a fluência saudável quer de veículos quer de pessoas é essencial para qualquer cidade, e multas e apreensões são ferramentas de coerção absolutamente necessárias, mas há que ter tato em como utilizar estas ferramentas. Já fui penalizado uma vez, onde me bloquearam o carro e entendi ter sido uma medida justa por parte da PSP, e como tal, não reclamei. Neste caso não. É injusto e não é correto.

O que não é correto, também, é esta absoluta impotência que os cidadãos tem em relação a tais situações. Deixa a impressão que a policia municipal pode multar e mandar rebocar a seu bel prazer, sem consequenciais e sem ninguém que supervisione se de facto estão a fazer um bom trabalho ou não, e isto tem que acabar. Os abusos policiais não podem ser ignorados.

Tenho respeito por todas as autoridades, a PSP, a GNR e outras, mas a policia municipal do porto revelou que nem sequer tem direito a que lhe chamemos policia, e não merece o respeito dos seus cidadãos com estas atitudes rascas e golpes baixos.

(Em anexo, envio a minha carta de reclamação à Câmara Municipal, em relação à minha primeira multa e reboque).
Data de ocorrência: 16 de junho 2018
Esta reclamação foi considerada sem resolução
Comentários

fazem como lhe convem quanto mais escondido menos as pessoas veem

fazem como lhe convem quanto mais escondido menos as pessoas veem

Ver perfil de
7 de março 2020

Estaciona mal a viatura há vários meses e mesmo assim ainda vem reclamar da polícia ?!! Os passeios são para as pessoas,não para os carros ! É pena é terem sido só duas ...e mesmo assim parece que não aprende !