Câmara Municipal do Porto

Aguarda resposta
João Carlos Rocha Vaz da Silva
João Silva apresentou a reclamação
11 de abril 2024
Na condição de residente venho por esta via demonstar o meu descontentamento e preocupação relativas às condições de segurança e higiene na Avenida de França.

Desde há vários meses, eu e minha familia temos acompanhado com preocupação o número crescente de não residentes que ocupam inadevertidamente a rua. Na prática, o que verificamos é uma ocupação por um número crescente de individuos que perturbam os residentes locais na medida em que ao ocupar áreas comuns não respeitam as regras mais elementares de cidadania. Verifica-se uma degradação marcada das condições de higiene, uma vez que estes individuos espalham lixo pela rua e deixam os seus pertences espalhados nos espaços publicos e privados (ex: entradas dos prédios adjacentes à estação de metro). Inclusivamente deslocam material das obras do metro e material de sinalização de transito pela rua. Adicionalmente, no periodo nocturno o ruido é significativo, que resulta natutalmente de uma aglomeração significativa de individuos na via publica. Esta situação contrubui para uma sensação de insegurança, sendo que, o número de assaltos às garagens dos prédios adjacentes aumentou significativamente. No que à minha familia diz respeito, a nossa garagem foi assaltada 4 vezes no último ano.

Inclusivamente, já assisti a agressões entre estes individuos e a transeuntes que circulavam na via publica. Participei esta ocorrência às entidades competentes, contudo a resposta que obtive foi de que a policia não podia intrevir nesta situação.

Para esta lamentavel situação contribui de forma significativa a presença de um prédio devoluto do Estado Portugues no qual estes individuos se reunem diáriamente.

Gostaria de deixar claro que esta reclamação não tem qualquer conotação étnica/racial, e prendende focar-se na conduta dos individuos em causa e não na sua raça, etinia ou nacionalidade.

Pedia que fosse feita uma intervenção no sentido de impedir a ocupação inadevertida de um edificio devoluto do Estado Português, tal como de espaços comuns de acesso aos edificios residenciais da Avenida de França.

Cumprimentos
Data de ocorrência: 11 de abril 2024
João Carlos Rocha Vaz da Silva
João Silva está a aguardar resposta da marca