Casa Amarela TH & National Monument

Casa Amarela TH & National Monument - Cancelamento abusivo

Aguarda resposta
Ricardo apresentou a reclamação
26 de março 2024
Através de uma plataforma de reservas, fiz uma reserva para duas noites, no alojamento do qual reclamo. Utilizei, como habitualmente, o meu cartão de crédito como garantia da reserva,embora o pagamento fosse feito ao balcão no momento do check-out.

Entetanto fui vítima de burla no cartão de crédito, pelo que o banco, automaticamente, cancelou o cartão e emitiu um outro, ou seja, quando viajei para Castelo de Vide, o cartão utilizado na reserva já não estava ativo. Como tinha outro cartão de crédito, que iria utilizar para o pagamento ao balcão, não me lembrei de que o antigo tinha ficado associado à reserva.

A minha viagem até ao alojamento era de mais de 2 horas. Poucos minutos depois de iniciar a viagem, às 18:58, recebi um email da plataforma de reservas, que não vi porque estava a conduzir, a dar conta de que não tinha sido possível processar o cartão de crédito, mas dando-me 24h para retificar, optando por uma de diversas opções que eram apresentadas. Reforço que, estando em condução, não vi este email.

Quando cheguei ao alojamento, cerca das 21:30, deparei-me com a porta fechada e ninguém atendia a campaínha que toquei insistentemente. Consegui que me atendessem o telefone, altura em que, para total surpresa minha, me foi dito que a reserva estava cancelada, tendo sido invocado o cartão de crédito e o email recebido, a que não tinha respondido.

Expliquei a questão do cartão de crédito e que não era possivel ter visto o email, uma vez que estava em condução. Perguntei porque, numa situação destas e sem prejuízo do formalismo do email, não tinha sido feito um telefonema ao cliente antes de cancelar. De forma pouco elegante e até algo arrogante, o meu interlocutor insistiu que tinha sido enviado email, que já tinha vendido o meu quarto e que não havia nada a fazer.

Nessa altura fui ver a caixa de correio e deparei-me com o seguinte:
1 - Email da plataforma de reservas, já acima referido, às 18:58, dando-me 24h para responder e resolver;
2 - Email do alojamento, às 21:13 (apenas 2h e alguns minutos depois do primeiro, em que me eram dadas 24h...) a cancelar.

E por este motivo vi-me com a família, numa noite de sexta-feira e num periodo de grande procura dada a realização de um evento desportivo, sem alojamento e sem alternativa.

Mais tarde e nessa mesma noite, encaminhei para o alojamento o email da plataforma de reservas, solicitando esclarecimento.para o facyto de me terem sido dadas 24h e cancelado ao fim de pouco mais de 2h. A resposta que obtive, através do sistema, apenas em 23/fev e seguramente apenas para a plataforma não assinalasse uma falta de resposta foi: "."

Concluo que houve, no mínimo, má-fé do alojamento, falta de cuidado com o cliente e oportunismo e tudo, seguramente, motivado pelo facto de ter alguém ao balcão a procurar alojamento, a quem terá sido vendido o que eu tinha reservado, por um valor que deverá ter sido superior ao que eu tinha pago e evitando a comissão à plataformade reservas.
Data de ocorrência: 16 de fevereiro 2024
10 de abril 2024
... e continuo a aguardar uma resposta ou reacção. Quero acreditar que se trata de falta de tempo.
Ricardo
Ricardo está a aguardar resolução da marca