Centro de Saúde de Albufeira

Centro de Saúde de Albufeira - Triagem

Rute 12 Novembro
Rute Novembro apresentou a reclamação
15 de maio 2018

Dia 13-05-2018 desloquei-me ao serviço de urgência básica SUB de Albufeira com a minha avó de 86 anos com mobilidade reduzida, o segurança que nos viu entrar perguntou-nos se queríamos uma cadeira de rodas mas não aceitamos por haver cadeiras disponíveis na sala de espera, e com sintomas de problemas respiratórios, foi feita a triagem em que lhe foi atribuída pulseira azul, cor esta que eu desconhecia, não questionei a enfermeira da triagem porque pensei que esta cor estava relacionada à idade, ignorância minha!
Após a triagem aguardamos na sala de espera e apercebi-me pelo placard que esta cor significa NADA URGENTE, fiquei admirada mas pensei, estão 3 pessoas à nossa frente também não deve demorar muito e aguardamos.
O problema é que foram chegando sempre pessoas e a todas eram atribuídas pulseiras verdes, logo esta utente de 86 anos de idade ia ficando para trás.
Agora pergunto eu: Quando é que iria ser atendida????? talvez só quando a sala de espera estivesse sem ninguém, quando é que isso é possível num serviço de urgência do SNS????
Passaram-se aproximadamente 4 horas de espera, a minha avó só queria deitar-se, já não podia mais estar sentada, isto é ridículo pensei eu, será que uma pessoa de 86 anos que quase não anda e que está doente não terá direito a ser atendida em menor tempo de espera??? Enfim, vamos embora e temos que ir ao privado, somos pobres mas não temos hipótese, e assim foi, recorremos ao privado e conclui-se infecção nos brônquios, fez medicação na enfermaria e foi medicada com antibiótico (amoxicilina + ácido clavulânico, 875 mg + 125mg) de 12 em 12 horas.
Pagou-se 120 euros para ser atendida com dignidade.
Muito triste!
Volto a perguntar: porquê que lhe foi atribuída pulseira azul????? Será que não deveria ir à urgência e sim ao médico de família? Questão esta que nos foi colocada pela dita enfermeira da triagem e foi-lhe respondido: "Sim, temos consulta marcada mas só conseguimos para dia 30 de maio".
Penso que esta enfermeira que efetuou a triagem do processo 22002907 no SUB de Albufeira a 13-05-2018, aproximadamente pelas 14:30 demonstrou não estar apta a exercer as suas funções corretamente.
É triste haver pessoas assim, são estas e outras parecidas que denigrem a imagem do SNS.

Data de ocorrência: 15 de maio 2018