Rskalgar, Lda

Centro Porsche Faro - Falta de profissionalismo e acusações graves

António Magro apresentou a reclamação
9 de dezembro 2022
Exmo.(a) Senhor(a), os meus cumprimentos,
No dia 22/11/2022 através do nosso colaborador da empresa A. Carlos Magro Lda., o Sr. Calado Simões, dirigimo-nos ao Centro Porsche de Faro onde adquirimos o veículo supracitado no certificado de matrícula acima referido (Porsche Taycan, matrícula AH-51-TI, favor consultar anexo para uma melhor visualização do certificado de matrícula), em virtude de existir um problema na jante dianteira no lado do passageiro – jante da frente à direita – que mostrava uma marca e fazia o pneu perder a sua pressão/ar.
A viatura foi inspecionada no Centro Porsche de Faro no dia 22/11/2022 pelo Sr. Engenheiro responsável no momento. Após a conclusão da dita inspeção, o Sr. Engenheiro informou-nos de que não poderia fazer nada para resolver o problema porque a jante apresentava estar danificada e já tinha sido previamente reconstruída, muito possivelmente, na empresa respetiva de Braga.
Nunca o meu carro teve qualquer problema com os pneus nem com as respetivas jantes, nem nunca qualquer das jantes foi reconstruída desde o ato da compra do veículo, deste modo comprei a viatura pensando que a mesma era nova com todas as peças de origem, no entanto com esta acusação por parte do Sr. Engenheiro fica em dúvida a originalidade das peças da viatura e o seu estado original de compra.
Não aceitámos as afirmações do Sr. Engenheiro do Centro Porsche de Faro, pelo que temos estado a recorrer a todas as provas para informar o nosso desconhecimento do problema da jante em virtude de pensarmos que a mesma estava nova e em condições originais. Observámos a viatura e a jante com os especialistas no assunto, resultando no seguinte:
 Foi notado que esta jante está carregada de defeitos de fabrico (consultar fotografias em anexo);
 Se a jante tivesse sido reconstruída/reparada, a mesma teria o sinal indicativo do mesmo, coisa que não apresenta;
 Os pneus da viatura foram trocados aos 30.000km, com a minha presença no local durante os 90 minutos em que assisti à troca dos pneus e em nenhum momento houve qualquer reparação da jante ou conhecimento do defeito da mesma;
 A jante em questão foi desmontada em conjunto com o pneu respetivo nas vossas instalações de Faro no dia em que foi substituída uma peça do carregamento elétrico que estava também defeituosa e em garantia, onde nós não estávamos presentes.
Não é de facto o preço de uma nova jante, mas sim a atitude do Sr. Engenheiro do Centro Porsche de Faro perante um cliente da Porsche em que me acusa na inverdade dos factos, visto que nunca tive conhecimento do defeito da jante da viatura desde o seu início, tanto que me desloquei de propósito ao Centro Porsche de Faro para apurar o problema que estava a fazer o pneu direito da frente perder a sua pressão/ar. É estranho tudo o que aconteceu, pois como se pode acusar um cliente de tais mentiras, porque com certeza de que quem compra um veículo por 120.000,00€ não tem problema em pagar uma jante, desde que não seja contrariado por apreciações que não dizem nada de verdade.

Esperamos com expectativa à resposta de vossa excelência.

Mariana das Dôres Bailarote Estribio Magro
Data de ocorrência: 9 de dezembro 2022
19 de janeiro 2023
Exmo Sr. António Magro.

O Centro de Porsche Faro agradece a sua mensagem. Valorizamos as relações estabelecidas e sedimentadas com os nossos clientes e lamentamos que V/Ex. tenha tido uma má experiência.

No entanto, não podemos deixar de sublinhar os seguintes pontos:

(1) Ao contrário do que V/Ex. refere na sua reclamação, não é verdade que um dos nossos engenheiros ou técnicos tenha feito qualquer tipo de insinuação ou acusações graves. Os nossos técnicos, como fazem para todos os casos que caem na sua competência, limitaram-se a desempenhar as suas funções e a relatar aquilo que observaram quando V/Ex.a (por intermédio do Sr. Calado Simões) trouxe a viatura no dia 22 de Novembro de 2022 ao Centro Porsche Faro para avaliação. Por outro lado, cabe-nos a nós, Centro Porsche Faro, confiar plenamente no juízo e apreciação profissional que os nossos profissionais desenvolvem.
(2) Com efeito, quando a viatura chegou ao Centro Porsche Faro, foi para os nossos técnicos assaz claro – tendo em conta a sua experiência com os modelos da marca – que a jante dianteira do lado passageiro havia sido submetida a intervenções; as quais, por sua vez, não tiveram lugar na oficina do Centro Porsche Faro.
(3) V/Ex.a, inclusive, admite na presente reclamação que procedeu à troca de pneus aquando do alcance da marca dos 30.000 km de rodagem. Nesta medida, a constatação do dano na jante dianteira acompanhada da informação de que os pneus foram sujeitos a intervenção em oficina diversa do Centro Porsche Faro não nos permite fazer qualquer tipo de intervenções cobertas por garantia.
(4) Como saberá V/Ex.a – e foi inclusive transmitido ao Sr. Calado Simões (que não o contestou) – a reparação de defeitos ou desconformidades oriundos da intervenção mecânica de oficinas não autorizadas pelo Centro Porsche Faro impossibilita o acionamento da garantia, nos termos das condições aceites por V/Ex.a.
(5) Por último, tampouco é verdade que o veículo em causa tenha sido vendido já com o referido dano/defeito, uma vez que a Marca Porsche e o Centro Porsche Faro submetem todas as viaturas vendidas a um processo de inspeção rigoroso no sentido de garantir que o carro é entregue ao cliente em condições imaculadas e pristinas. De igual modo, mesmo que por razões de exposição argumentativa se admitisse que o defeito já existia no momento da sua compra – o que não se concede –, certo é que V/Ex.a não o reportou. Mais, de acordo com o teor da sua reclamação, apenas tomou conhecimento dele após a rodagem de 30.000 kms e após a substituição de pneus. Neste sentido, não é razoável supor que até à marca dos 30.000 km a existência de um defeito desta ordem (com impacto directo na funcionalidade do automóvel) pudesse passar despercebido de V/Ex.a.

Certos da V/ melhor compreensão,

A Gerência
António Magro
17 de fevereiro 2023
Exmo.(a) Senhor(a),

Agradeço a sua resposta, porém não posso deixar de ressaltar de que a mesma contradiz os factos dos acontecimentos que tomaram lugar no Centro Porsche de Faro, e de que a sua resposta não detém nenhum nexo para a reclamação exposta. V/ excelência afirma que os seus técnicos e engenheiros se dignam apenas a relatar o que é visto/diagnosticado pelos mesmos, porém não foi esse o caso, tendo eu sido acusado por via telefónica diretamente pelo Sr. Engenheiro responsável no momento na data de 22/11/2022 de que a jante da viatura tinha sofrido alterações de reparo em Braga. Após o meu desagrado perante tal acusação o Sr. Engenheiro não corrigiu a sua postura profissional, tendo continuado a difamar a minha pessoa face às acusações supracitadas. Ressalto novamente, até à data ninguém no Centro Porsche me remeteu qualquer documento que comprove que a minha viatura sofreu reparações na jante em Braga conforme afirmou o Sr. Engenheiro. Deste modo questiono v/ excelência, perante tais acusações e relatório realizado no dia 22/11/2022, que me comprove então onde consta tal prova de que a minha viatura teve a sua jante reparada em Braga. Demais acrescento que a sua resposta à reclamação leva a entender que de a reclamação aberta é por não se responsabilizarem pelos valores da reparação por questões de garantia que não se aplicam, tendo eu dito posteriormente que para mim os valores de reparação não são o motivo em causa da minha reclamação mas sim para chegarmos a uma conclusão de como é que a jante da minha viatura apareceu danificada quando a minha viatura só sofreu intervenções no Centro Porsche de Faro, tendo sido na penúltima intervenção junto do Centro Porsche de Faro retirada a jante para a resolução de um problema elétrico conforme fotografia que segue em anexo com a data de intervenção de 16/05/2022. De facto trocámos os pneus da viatura na Oficina João Serras Pneus em Estremoz no dia 08/04/2022, intervenção esta que levou apenas 2 horas e em que eu acompanhei diretamente e pessoalmente durante o decorrer de toda a troca dos pneus, pelo que o dano da jante e a sua suposta reparação jamais poderiam ter sido feitas ou causadas no ato da troca dos pneus numa oficina oficializada, onde nunca esteve qualquer outro Taycan e de que sempre segui o processo junto do ato da troca dos pneus, aliás poderá conferir a declaração da oficina em que consta que nenhum dano ou empeno foi visto em qualquer jante da viatura aquando da troca dos pneus e de facto não me tinham dado conhecimento de que a troca de pneus teriam que ser feitas nas oficinas da Porsche. Do mesmo modo esta reclamação serve também para apresentar o meu descontentamento com o v/ atendimento profissional, que deixa muito a desejar aquando das acusações feitas sem provas físicas do mesmo, e da falta de caráter profissional por parte do Sr. Engenheiro e por sua excelência, visando que está totalmente a evitar a reclamação em aberto sem oferecer qualquer apelo à razão para apurar os acontecimentos que decorreram e para determinar com provas físicas de que a jante da minha viatura foi supostamente reparada em Braga, pois em meu nome decerto que não foi. Se sua excelência afirma com certezas de que a viatura não me foi vendida já com o defeito da jante, então pergunto-lhe, porque não me apresenta qualquer prova física da reparação da minha jante em Braga? A menos que os seus técnicos tenham danificado a minha jante durante alguma das intervenções realizadas não vejo qual a possível razão para a minha jante subitamente apresentar um dano e ter um histórico de reparação em Braga, local totalmente oposto do qual ao me dirijo para qualquer intervenção à viatura.

Aguardo a sua breve resposta e quaisquer documentos que ajudem a comprovar tais factos "relatados" pelos seus técnicos e pelo Sr. Engenheiro.

António Magro
17 de fevereiro 2023
Exmo(a). Senhor(a),

Serve a presente resposta para anexar a declaração da oficina onde foi realizada a troca dos pneus, para que fique constatado no processo da reclamação de que a mesma afirma não ter visualizado quaisquer danos ou empenos em qualquer jante da viatura, na data de 08/04/2022.

António Carlos Magro
Esta resposta tem um anexo privado

O Centro de Porsche Faro agradece a sua mensagem.

Conforme referido na nossa anterior comunicação, a reparação de defeitos ou desconformidades depois de intervenções mecânicas em oficinas não autorizadas pelo Centro Porsche Faro impossibilita o acionamento da garantia, nos termos das condições legais por si aceites.

Ora, V/Ex.ª reconhece inclusive que no dia 08 de Abril de 2022, na oficia João Serras Pneus, em Estremoz, teve o seu carro intervencionado.

Por outro lado, de acordo com o teor da suas reclamações, apenas tomou conhecimento do defeito após a rodagem de 30.000 kms e após referida intervenção em Estremoz. Neste sentido, não é razoável supor que até à marca dos 30.000 km a existência de um defeito desta ordem (com impacto directo na funcionalidade do automóvel) já existia e podia passar despercebido por V/Ex.ª.

Assim, nos termos da factualidade por si descrita, não estão reunidas as condições para o acionamento da garantia.