Rskalgar, Lda

António Carlos Magro
António Magro apresentou a reclamação
29 de março 2023
Exmo(a) Senhor(a),

Eu, António Carlos Magro, e a minha esposa, Mariana Estribio Magro, vimos por este meio expor mais uma reclamação acerca do tratamento que nos é dado pelo Centro Porsche de Faro. Hoje, no dia 29/03/2023, o nosso colaborador Sr. Calado Simões, da nossa empresa A. Carlos Magro Lda., dirigiu-se com o Porsche Taycan ao Centro Porsche de Faro para reportar uma avaria no carregador do veículo e na entrada de carregamento do próprio veículo, tanto no lado direito como no esquerdo, que não estão a funcionar corretamente pelo que apenas permite carregar o veículo em estações de carregamento rápido. No dia 28/03/2023 entrámos em contacto com o Centro Porsche de Faro para realizar a marcação da verificação da anomalia/avaria no centro de Faro. O nosso colaborador chegou ao centro da Porsche de Faro às 10h00 da manhã, esperando a resolução do problema até às 17h00, que foi quando lhe foi comunicado de que não tinham resultados acerca da avaria, que teriam de aguardar instruções da fábrica, dando como única solução a imobilização da viatura no centro da Porsche de Faro ou voltando a realizar carregamentos rápidos para conseguir vir para casa (Estremoz/Sousel). Dado que às 17h00 da tarde já não existem horários de transporte público de Faro para Évora/Estremoz/Elvas, e o Centro Porsche de Faro não disponibiliza qualquer carro de substituição, mesmo dentro da garantia do Porsche. Parece impossível o funcionário do Centro Porsche de Faro, Sr. David, ter informado que o carro não estava em garantia quando nós afirmámos que o mesmo está em garantia até 27/06/2025 - conforme consta no certificado de garantia que segue em anexo - e que com certeza se enganou no número de chassis.

Como se resolve este tipo de problemas? Sem carro de substituição por ignorância perante a garantia existente da viatura, o atraso na resposta à resolução, tendo informado o Sr. David, e citando, ‘que o nosso colaborador se quisesse que arranjasse guarita’. Não é assim que se tratam os clientes da Porsche, cada vez que vamos ao Centro Porsche de Faro temos sempre este tipo de situações e falta de cortesia perante os funcionários desse mesmo centro. Vou informar novamente a Porsche Iberica acerca da reclamação, bem como irei invocar os meus direitos perante a lei do consumidor face ao problema constante deste mesmo centro da Porsche.

Aguardo a vossa breve resposta e resolução,
António Carlos Magro
Mariana Estribio Magro
Data de ocorrência: 29 de março 2023
12 de maio 2023
Exmo Sr. António Magro e Exma. Sra. Mariana Magro.

O Centro de Porsche Faro agradece a sua mensagem. Valorizamos as relações estabelecidas e sedimentadas com os nossos clientes e lamentamos que V/Exas. tenham tido uma má experiência.

De facto, como refere na sua reclamação, a viatura Porsche Taycan AH**TI deu entrada no Centro Porsche Faro no dia 29 março pelas 09:43h, a qual foi entregue na nossa oficina pelo Sr. Calado Simões. Em causa estavam anomalias no processo de carregamento elétrico da viatura.

No entanto, é importante um apuramento mais rigoroso dos factos do que aquele vertido na reclamação:

(1) Em primeiro lugar, cumpre referir que o Sr. Calado Simões foi sendo informado, em todos os momentos desse dia, dos vários testes e procedimentos executados na viatura. Várias vezes a equipa do Centro de Porsche Faro, na pessoa do Eng. David Dias, se dirigiu ao sr. Calado Simões para o pôr a par dos desenvolvimentos dos trabalhos.
(2) Logo antes da hora de almoço, havia sido comunicado ao Sr. Calado Simões o facto de se ter tornado necessário efectuar um processo de pedido de informação ao Departamento Técnico da marca, pelo que a reparação do automóvel teria de ser acompanhada por este departamento, fazendo com que a expectativa de reparação do veículo fosse mais delongada no tempo.
(3) Perante esta situação, o Sr. Calado Simões foi informado de que deveria decidir entre almoçar por Faro ou organizar para que alguém o viesse recolher, já que se previa que o diagnóstico e comunicação com o Departamento Técnico fosse demorado.
(4) O Sr. Calado Simões decidiu esperar.
(5) Entretanto, tendo em vista a possibilidade de o Sr. Calado Simões retornar a casa, a viatura foi colocada em carregamento (carga elétrica que foi oferecida pelo Centro Porsche Faro).
(6) Durante a tarde, o Sr. Calado Simões foi continuamente informado dos desenvolvimentos na reparação da viatura. Nomeadamente, de que o processo para a consulta técnica havia sido já feito e de que restava apenas a obtenção de uma resposta do Departamento Técnico.
(7) Aproximadamente às 16:30h e não tendo ainda o Centro Porsche Faro obtido resposta da consulta técnica, o Sr. Calado Simões foi informado de que, face o avançar da hora, não seria expectável receber resposta do Departamento Técnico naquele dia, tendo sido recomendado que o mesmo deveria tratar do seu regresso a casa.
(8) Na sequência dessa recomendação, o Eng. David Dias teve oportunidade de explicar o sucedido telefonicamente ao Sr. António Magro.
(9) Por manifesto lapso, foi efectivamente referido ao Sr. António Magro que o seu Porsche já não estava em garantia, algo que foi prontamente contestado pelo Sr. António Magro.
(10) Logo então – ao contrário do que é referido na reclamação – o Centro Porsche Faro assumiu perante o Sr. António Magro ter-se equivocado, uma vez que a viatura em causa está efectivamente coberta pela garantia, apenas terminando em 28 junho de 2025.
(11) De maneira alguma – como parece querer demarcar a reclamação – o Eng. David Dias insistiu junto do Sr. António Magro de que a viatura não estava dentro da garantia.
(12) Tanto que, no final, a reparação foi feita com a cobertura absoluta da garantia, em conformidade com o artigo 12.º e 18.º do DL n.º 84/2021, de 18 de Outubro.
(13) Foi explicado ainda ao cliente que, excecionalmente, naquele momento, não existia nenhuma viatura de cortesia disponível, uma vez que toda a frota estava ocupada.

Verifica-se, portanto, que no caso sub judice, a equipa do Centro Porsche Faro – pese embora não tenha podido oferecer uma viatura de substituição, facto pelo qual se penitencia – , actuou com a máxima diligência, eficácia e prontidão possível, cumprindo, em absoluto, todas as obrigações vertidas na legislação portuguesa.

Nada mais havendo a esclarecer e certos da V/ melhor compreensão,

A Gerência