Cidade Comum - Administração De Condomínios, Lda.

Cidade Comum - Serviço não fiavel

Liliana costa
Liliana costa apresentou a reclamação
12 de agosto 2020 (editada a 17 de agosto 2020)
Apresento reclamação pois considero que a empresa Cidade Comum não tem agido em conformidade com as normas de gestão de condomínios. Na última assembleia foi discutido o tema de execução de obras no prédio.
Foram apresentados orçamentos para execução de obras pela Cidade Comum e pelo vizinho do 2º dir quando a execução das obras ainda nem tinha sido aprovada em assembleia. Quando solicitei esclarecimentos sobre este ponto e consulta da ata onde teriam sido aprovadas as obras, a empresa de condomínio disse, na presença de todos, que não tem a ata da última reunião, nem a aprovação das obras precisa de ficar registada em ata. Ficou decidido verbalmente. Se um dos vizinhos, que conhece a Legislação, não tivesse intervido, eu teria ficado com esta informação (errada). Isto é muito grave. Senti-me enganada.

Eu já transmiti e manifestei o meu descontentamento à Cidade Comum (deixo os e-mails em anexo). Acredito que uma empresa deve fornecer informações corretas e manter uma postura imparcial e representar todos os condóminos e não apenas um grupo de frações. Somos todos clientes.
A Cidade Comum nunca nos deu a informação sobre a diferença entre obras de conservação e inovação, uma vez que esta diferença condiciona a decisão e até a forma como deve ser feita a votação. A realização de obras é um assunto da responsabilidade da Assembleia de Condóminos. À Administração cabe executar as decisões da Assembleia, podendo até esclarecer as melhores soluções, mas se o fazem, que o façam bem, oferecendo todas as informações e possibilidades.
Começamos a reunião com a necessidade de obras no telhado porque os vizinhos do último piso sofrem com as infiltrações devido às telhas partidas pelo mau tempo. Concordo a 100% com a resolução deste problema, que pode ser resolvido pela substituição de todas as telhas e ripas por novas telhas e ripas. Terminamos a reunião com o vizinho do último piso e a cidade comum a defenderem a solução de painel sandwich de 50mm porque o vizinho tem calor e frio e ouve barulhos. Então não eram as infiltrações? Problemas de conforto térmico e acústico são outra coisa. A empresa de condomínio ainda me questionou sobre o facto de eu perguntar porquê 50mm de espessura em vez de 30mm. (?!) Mas a questão maior é porquê painel sandwich? Vamos analisar todas possibilidades para resolver o problema da infiltração e fazer um mapa comparativo dos valores
Eu tenho infiltrações no interior do apartamento que advêm das fissuras da fachada da emprena; tenho bolor nas paredes (grandes manchas de bolor em zonas não húmidas, como quartos). Como é de conhecimento geral, isto provoca problemas graves de saúde. Por mim, peço apenas que analisemos a solução mais barata, mas eficaz. No entanto, este tópico nem foi muito discutido. O holofote estava no telhado. As varandas da fachada traseira encontram-se a cair, gerando problemas de segurança, mas mais uma vez, o telhado foi o tema principal. De alguma forma, os interesses de alguns condóminos sobrepõem-se aos dos outros.

Adicionalmente, não existia Regulamento do Condomínio na altura da posse desta Administração, mas o mesmo nunca foi realizado após a tomada de posse. Não é um elemento obrigatório?
Que um grupo de condóminos não saiba que tem de realizar o regulamento, eu compreendo, até porque a maioria são idosos, mas após a tomada de posse, esta administração poderia ter dado a informação desta necessidade e propor-se a elaborar um Regulamento, de acordo com a Lei.

Estou insatisfeita com a parcialidade de algumas decisões; com as informações falaciosas; com a forma como fui tratada na última Assembleia, que foi feita em Praça Pública, num jardim.
Data de ocorrência: 12 de agosto 2020