1.5

CM2C - Transplante mal efetuado e com complicações pós cirurgia

José Figueiredo
José Figueiredo apresentou a reclamação
3 de agosto 2021
A escolha da CM2C para fazer um transplante capilar, transformou-se numa enorme deceção, diria mesmo, num pesadelo. Resumindo: o médico que fez o procedimento, fê-lo com uma rapidez surpreendente, não me tendo sido dada qualquer medicação preventiva, seja anti-inflamatório ou antibiótico. Em contrapartida, foi-me aplicada uma quantidade exagerada de anestésico local, que depois baixou para o rosto, fazendo bolsas em volta dos olhos e nariz, de maneira assustadora, que me impediu de sair à rua durante mais de uma semana, mesmo seguindo com rigor todas as instruções pós procedimento. Passado um mês voltei à CM2C, no Porto, onde uma funcionária antipática me fez uma lavagem à cabeça, de uma forma extremamente agressiva. Reagi e a senhora repetiu várias vezes, com grande frieza, que tinha de ser assim, que todo o cabelo transplantado tinha de cair! Não sei que tipo de formação tem essa senhora para agir de tal maneira! Comparando as fotos de antes e depois dessa lavagem, é visível o contraste: o cabelo caiu quase todo, de tal modo que nunca mais cresceu! Mas pior que isso foram outras consequências: começaram a surgir crostas que, ao caírem, iam arrancando o pouco cabelo que ficou. Voltei novamente à CM2C no Porto, onde me queixei novamente a essa senhora acerca dos problemas com que me debatia no couro cabeludo. Nem sequer se aproximou para verificar! Disse-me secamente que reclamasse com o médico que fez a cirurgia e mandou tirar fotos em várias posições. Enfim, o acompanhamento pós cirurgia da CM2C resume-se a isso. Todas as vezes que lá vamos, tiram imensas fotos! Nada mais.
Passados uns dias telefonei para a CM2C em Lisboa. A funcionária que me atendeu disse que apenas podia reclamar no final dos 18meses, pois que era esse o tempo previsto para ficar completo o período de crescimento do cabelo implantado. Pedi-lhe que me disponibilizasse acompanhamento médico para resolver o problema do couro cabeludo. Respondeu que tinha de colocar a situação à administração, que só com a autorização deles podia ter acesso a apoio médico. Aguardei durante uns meses, mas nada de apoio médico. Até que me dirigi pessoalmente CM2C de Lisboa. Fui atendido presencialmente pela mesma funcionária que nada me adiantou em relação ao que já me dissera antes. Pedi alguém com mais autoridade e veio uma senhora da Administração, (Daniela) à qual me queixei de todo o processo até à data. Ouviu-me atentamente e concordou que, efectivamente, não estava a correr nada bem a evolução do transplante. Limitou-se a sugerir outro tipo de champô (!!!) e disse-me que voltasse lá quando terminasse o período de 18 meses, para, juntamente com o médico, analisar e avaliar a minha situação.
Entretanto, os problemas do couro cabeludo foram-se complicando, de modo que, perante a falta de acompanhamento médico na CM2C, tive de ir a uma consulta de dermatologia no Hospital da Luz. Foi-me diagnosticada foliculite capilar e prescreveu-me anti-inflamatório e antibiótico para tomar durante pelo menos 2 meses, para controlar a inflamação no couro cabeludo, na área receptora. Alertou-me que não fizesse mais nenhum transplante, pois esta inflamação nunca irá desaparecer completamente.
Os 18 meses passaram e dirigi-me novamente à CM2C. Atendeu-me uma funcionária, à qual entreguei uma reclamação dirigida à administração, mas até à data não recebi resposta.
Enfim, a CM2C revelou total incompetência e negligência em todo o processo. Neste momento tenho ainda menos cabelo do que antes do transplante e estou com um problema dermatológico difícil de ultrapassar.
Em conclusão, à CM2C apenas peço a devolução do valor pago para realizar a cirurgia capilar (1400,00 euros), bem como as despesas com o acompanhamento médico, o qual me recusaram ou não foram capazes de assegurar, pois não dispõem de uma equipa multidisciplinar de apoio pós cirurgia nem sequer de um dermatologista com diferenciação em problemas do couro cabeludo.
Não recomendo a CM2C, pois o modo como trabalham, é um risco para a saúde dos clientes.
Data de ocorrência: 7 de agosto 2020
José Figueiredo
José Figueiredo avaliou a marca
6 de novembro 2021

Incompetência e falta de profissionalismo!