Dolce Vita Shopping Centers

Dolce Vita Funchal - Cobrança indevida de parque de estacionamento

Alexandre de Sousa Catanho
Alexandre Catanho apresentou a reclamação
3 de janeiro 2014

No dia 27 de dezembro de 2013, utilizei o parque de estacionamento do centro comercial Dolce Vita Funchal, tendo dado entrada no referido parque às 22h23. Passados 4 minutos, às 22h27 dirigi-me à caixa de pagamento automático que, ao introduzir o bilhete, me devolveu a mensagem no ecrã "Obrigado e Boa Viagem" que significa não ter nada a pagar devido à minha viatura ter estado menos de 5 minutos no interior do parque. Dirigi-me imediatamente à minha viatura e, em menos de 3 minutos, estava junto à cancela a introduzir o bilhete na torre automática para sair do parque, a qual devolveu-me a mensagem "Falta de pagamento". A situação causou-me imenso transtorno, dado que tinha já algumas viaturas atrás de mim e foi complicado fazer marcha à ré para dirigir-me ao posto principal de pagamento, onde se encontra um funcionário presencialmente. Para meu espanto, o funcionário disse-me que o sistema informático de pagamento tem um erro crónico que, segundo explicações do mesmo (as quais eu não consegui acatar pois não vejo qualquer responsabilidade imputável à minha pessoa), eu teria que pagar obrigatóriamente. Ora, se a máquina me devolveu a mensagem que eu não necessitava pagar, eu teria, supostamente, um tempo limite para poder sair do parque com a minha viatura. Se eu demorei 3 minutos entre a introdução do bilhete na caixa automática de pagamento e a introdução do mesmo bilhete na torre automática à saída do parque, significa que não excedi esse tempo limite de saída do parque e, por sua vez, não tenho que pagar nada.
O funcionário disse que se eu quisesse sair, teria que pagar, mesmo sabendo que o sistema tinha esse erro crónico. Eu não concordei e pedi o livro de reclamações, o qual foi me negado com a justificação que eu teria que aguardar alguns minutos pelo seu chefe. Acho isso ilegal.
Entretanto paguei e fui-me embora, mas fica aqui a reclamação, não por causa do valor pago, mas sim pela situação de transtorno que me causou e pela recusa em me apresentarem o livro de reclamações.

Data de ocorrência: 3 de janeiro 2014
14 de fevereiro 2014

John DeOliveira. Muito obrigado pela sua ajuda. Mas sabe, os 10 cêntimos não valem esse esforço. Mas que revolta, revolta!

É lógico que o valor é tão insignificante que a pessoa não se dá ao trabalho de reclamar.

Agora, não afirmo, mas não me acredito que exista uma lei, como alguns aqui escreveram, a dizer que há um período de tempo grátis de estacionamento, quer-me parecer que isso depende do operador do parque, e pode variar consoante o interesse ou não do dono do parque em atrair mais clientes.

Conheço parques de centros comerciais que mesmo sendo de borla estão sempre ás moscas e conheço outros que mesmo tendo preços exorbitantes, estão sempre á pinha...a isto chama-se, Lei da procura e da oferta.

Por norma as condições gerais de utilização do parque deveriam estar expostas e com boa visibilidade para os utentes (o que na maioria dos casos não acontece)