Energia Solar e Renovável
2 Sunenergy 76.6
3 Ecovolt 72.8
Galp Solar66.5
Grupo Galp, Recule Investments Sl

EI - Energia Independente - Instalação deficitária em 4 casas (painéis não estão a produzir)

Claudio Martins apresentou a reclamação
11 de agosto 2021
Nos dias 26-28 de julho foram instalados 5 conjuntos de 3 painéis fotovoltaicos com 3 microinversores (potência instalada de 1,10kWp) em 5 moradias do condomínio onde habito (em Vila Nova de Gaia).
A instalação foi realizada por uma empresa (Anjos Energy, de Viseu) subcontratada por outra empresa (Guiatel, de Vila do Conde) subcontrada por outra empresa (Eri Engenharia, de Leça do Balio) subcontratada pela Energia Independente e era a primeira vez que estavam a colaborar e a instalar alguns dos componentes da instalação, o que já motivou várias dificuldades da instalação, um grande atraso na conclusão dos trabalhos face ao previsto e lentidão no envio dos ficheiros da instalação entre as várias empresas / departamentos até ser possível centralizarem toda a informação e concluirem o processo.
Além dos painéis colocados serem de marca e potência diferente do que foi orçamentado, contratado e inclusivé faturado (colocaram painéis JA Solar 365W em vez de Longi 355W sem qualquer aviso prévio ou posterior - fomos nós que nos apercebemos disso esta semana ao confrontar as fotografias com a fatura), a instalação dos mesmos foi deficiente.
Apenas 1 de 5 casas tem os painéis a funcionar dentro do esperado (com uma produção diária de 6-7 kWh acumulada).
A minha casa teve produção dentro do esperado nos primeiros 10 dias, até 06.08 (dia em que coincidentemente "ativaram" à distância a monitorização pela aplicação) e aí caiu de forma abrupta para menos de 1/3 da produção média prévia, sem qualquer motivo que o justificasse (a nível meteorológico ou falhas de energia na habitação).
As restantes 3 casas têm uma produção deficiente (valor diário acumulado inferior a 1-2kWh) desde o momento da sua instalação.
Esta situação só foi detectada no dia 06.08, quando nos facultaram o acesso à aplicação da Ei Energia Independente que permite monitorizar a produção de energia pelos painéis fotovoltaicos bem como o consumo de energia total da habitação.
A situação foi de imediato reportada à empresa, para que viessem inspecionar a instalação e corrigir o defeito, mas até agora não houve nenhuma resposta nem agendamento de visita técnica para resolver o problema (com tantas empresas intermediárias nem sabemos / temos contacto de quem possa vir reparar a instalação).
Hoje voltei a reportar a situação ao apoio ao cliente, que diz não poder reencaminhar a chamada diretamente para a equipa técnica para eu expôr a situação e solicitar uma resolução, e se limita a dizer que a situação vai ser reportada internamente uma vez mais e que "devemos continuar a aguardar um contacto" por parte da empresa.
Pagámos 2000€ cada um pela instalação dos painéis, que estão a funcionar com defeito grave, e a empresa nada faz para resolver a questão em tempo útil.
Vimos por este meio exigir que a situação seja analisada e resolvida com a maior brevidade, exigindo a reparação da instalação ou substituição dos painéis / outros componentes defeituosos.
Data de ocorrência: 6 de agosto 2021
2 de setembro 2021
Veio cá a equipa técnica e constatou que os painéis produzem a um nível "basal" que corresponde a cerca de 25% da produção dos painéis adjacentes dos vizinhos. Ao ligar um eletrodoméstico, a produção aumenta subitamente 3-4x para valores idênticos aos dos vizinhos e voltando a desligar o eletrodoméstico, a produção volta a descer de imediato. O técnico não soube explicar o porquê deste comportamento aberrante, que só acontece na minha casa (entre 5 instalações iguais que foram feitas). Continuo sem acesso à app da Enphase para monitorizar os dados da produção. A app da EI continua com muitas falhas, erros, e a informação que apresenta é pouco detalhada. Exijo também acesso aos dados da produção e monitorização do aparelho adicional experimental que instalaram (Think Digital) dadas as falhas apontadas à aplicação da EI.
22 de setembro 2021
Atualização:
Ainda não obtive qualquer resposta satisfatória ou tentativa de contacto da empresa. Consegui uma resposta e resolução em 48horas ao contactar diretamente o fabricante dos micro-inversores (Enphase, uma empresa dos EUA, com apoio ao cliente apenas em inglês).
O problema da instalação tratava-se de um erro de configuração informática, pois a equipa da Ei selecionou uma opção "no export" (ou seja, sem exportar energia excedente para a rede) em vez da configuração "normal" de produzir o máximo a todo o momento. Isto fazia com que os painéis tentassem produzir apenas o necessário para o consumo instantâneo, a cada momento, sem haver excedente produzido. O apoio ao cliente da empresa fabricante, através dos dados da instalação, conseguiu remotamente aceder ao sistema, corrigir as configurações e resolver o problema.
Em relação à Ei, a única resposta que tive foi na sequência da reclamação no livro de reclamações, a lamentar o atraso na resolução da questão e a dizer que o mesmo se devia a falta de stock de aparelhos para corrigir (desculpa esfarrapada, pois não fizeram sequer o diagnóstico da situação e todos os componentes estavam operacionais; só era preciso corrigir uma definição no sistema, coisa que levaria 2 minutos a fazer...).
Vergonhosa a postura e (in)competência do apoio ao cliente desta empresa....
Claudio Martins avaliou a marca
22 de setembro 2021

Como escrevi na última publicação, não consegui que a empresa me respondesse ou resolvesse o problema. Apenas ao contactar diretamente com o fabricante (nos EUA) consegui o diagnóstico e correção da situação, depois de 6 semanas à espera que a EI fizesse alguma coisa. Atuação vergonhosa que nem com uma reclamação formal os levou a solucionar o problema. Existe demasiada incompetência em vários sectores da empresa e uma provável falta de funcionários para resolver os problemas em tempo útil.