6.9
1 Soltráfego 38.5
2 Redpark 37.9
3 EMEL 37.5
ESSE6.9
E.S.S.E. - Estacionamento À Superfície e Subterrâneo, S.A.
  • Rua de Bretas, nº 10
    4715-351 Fraião - Braga
  • geral@esse.pt

ESSE - Cobrança de estacionamento indevido - vila nova de gaia

Claudia
Claudia apresentou a reclamação
24 de janeiro 2024
Venho por este meio expressar a minha insatisfação em relação aos serviços prestados pela empresa ESSE em Vila Nova de Gaia, nomeadamente no que diz respeito à cobrança indevida de estacionamento.

No dia 27 de dezembro, estacionei a minha viatura numa das ruas de gaia e segui todos os procedimentos preconizados pela ESSE, utilizando a aplicação indicada (Estacionar da Via Verde) para efetuar o pagamento do estacionamento. Ativei o estacionamento no exato momento em que estacionei, tendo fornecido os dados necessários, tais como a matrícula do veículo. Estas informações estão claramente registadas na aplicação, com recurso à localização automática, bem como data e hora.

Surpreendentemente, fui alvo de uma notificação de cobrança indevida, alegando que a zona de estacionamento era diferente daquela em que ativei o serviço. Como poderia eu ativar o estacionamento para uma matrícula num local e, simultaneamente, ter o veículo estacionado noutro? Esta situação parece ilógica e sugere uma falha grave nos sistemas da ESSE.

Apresentei os recibos comprovativos do pagamento, onde constam a data e a hora em que efetuei o pagamento, no entanto, a ESSE persiste na alegação de que a zona é diferente. Como utilizadora da aplicação, não me compete adivinhar a zona exata em que me encontro, nem ser responsável por falhas técnicas ou bugs que possam ter originado esta situação!

Sinto-me profundamente enganada pela instituição ESSE, pois, apesar de ter efetuado o pagamento corretamente através da aplicação, não me foi apresentada nenhuma solução para resolver este equívoco. A única alternativa apresentada foi efetuar o pagamento novamente, o que configura uma situação de lesão dupla, pois estaria a pagar duas vezes pelo mesmo serviço.

Exijo uma análise detalhada deste caso e a devida correção do erro por parte da ESSE. É inadmissível que, como utilizadora da aplicação, seja prejudicada por falhas no sistema da empresa. Realizei o pagamento voluntário, apesar de discordar a 100% dele e espero uma resolução célere deste problema, bem como a devolução do valor cobrado indevidamente!

Data de ocorrência: 27 de dezembro 2023
ESSE
29 de janeiro 2024
Exma. Sra. Cláudia Ferraz,

Conforme transmitido já por e-mail, no passado dia 25 de Janeiro, lamentamos, de facto, o ocorrido, mas o local onde ativou a sua APP Via Verde não é uma zona concessionada à ESSE, pelo que o pagamento efetuado não representou qualquer tipo de receita para a empresa.

Ou seja, o seu pagamento foi direcionado para outra entidade, exploradora da zona de estacionamento em questão, não tendo a ESSE sido ressarcida pela utilização dos seus lugares.

Apenas os estacionamentos ativados nas Zona A Verde e Zona B Laranja, local onde se encontrava a s/viatura , é que revertem a favor da ESSE.

Pelo evidenciado, sugerimos que solicite o reembolso diretamente à Via Verde, uma vez que foi este o serviço em falha.

Do nosso lado, reportaremos, igualmente, a situação à Via Verde, de modo a poderem melhorar a experiência do utilizador.

Compreendemos e pedimos desculpa pelo transtorno causado, mas é uma situação que ultrapassa os nossos serviços.

Estamos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional.
Obrigada.

ESSE, S.A.
Departamento de Apoio ao Cliente
geral@esse.pt
ESSE
27 de fevereiro 2024
Exmos. Senhores,

Conforme transmitido já por e-mail, a Exma. Sra. Cláudia Ferraz no passado dia 24 de Janeiro e com complemento da informação no dia 25 de Janeiro do corrente, após análise da exposição da Exma. Sra. Cláudia foi verificado que a localização da APP da Via Verde na altura que a ativou, a mesma considerou encontrar-se na zona 3 Azul, zona essa que não corresponde ao local onde se encontrava realmente estacionada a viatura em causa, não sendo pertencentes à ESSE, S.A. os pagamentos aí efetuados.
Nestas situações, alertamos sempre os utilizadores para o cuidado de na altura da ativação da APP da Via Verde, o fazerem junto do veículo e ter sempre atenção de verificar que GPS da aplicação fez a devida atualização do local onde se encontram, para evitar este tipo de situação.
O local onde a APP Via Verde considerou a localização do veiculo não é uma zona concessionada à ESSE, pelo que o pagamento efetuado não representou qualquer tipo de receita para a empresa.
Ou seja, o pagamento foi direcionado para outra entidade, exploradora da zona de estacionamento em questão, não tendo a ESSE sido ressarcida pela utilização dos seus lugares.
Por esse motivo nos é possível considerar anulação do aviso de pagamento emitido.
Sugerimos que solicite o reembolso diretamente à Via Verde.
Lamentamos o transtorno causado, mas é uma situação que ultrapassa os nossos serviços.

ESSE, S.A.
Departamento de Apoio ao Cliente