11.5

Estradas de Portugal - Cobrança indevida de portagens

Carlos Dinis
Carlos Dinis apresentou a reclamação
7 de novembro 2023
Venho por este meio expor a situação abaixo indicada, pois considero que estou a ser vítima de cobrança abusiva de portagens, nomeadamente na A25 entre os km 74 e 85 (sentido Viseu-Aveiro).
Desde o dia 12/10/2023 que, para me deslocar para o meu local de trabalho, sou obrigado a fazer o referido trajeto, sendo-me cobrado 0.50€ p/ passagem num pórtico. A razão prende-se com as obras que estão a ser efetuadas no antigo IP5 (entre as saídas 14A e 16).
Vindo eu da A24, as indicações de "Desvio" indicam precisamente o trajeto da A25, o que significa que sou forçado a passar no pórtico indicado acima.
Reclamo portanto, a anulação da cobrança dos 0.50€ enquanto as obras se mantiverem e me obrigarem a fazer o desvio, bem como a restituição total do valor monetário abusivamente cobrado, que até à data de hoje (07/11/2023), perfaz o valor de 10€ e que irá aumentar enquanto durarem as obras.
Em anexo envio o extrato da Via Verde do meu identificador do mês de outubro a comprovar as passagens indicadas (NOTA: Passagens indicadas como "Boa Aldeia"), sendo que o de novembro logicamente ainda não o possuo.
Data de ocorrência: 7 de novembro 2023