7.1
2 Globalvia 60.6
3 Portvias 58.1
Estradas de Portugal7.1
Estradas de Portugal, S.A

Estradas de Portugal - Falta de iluminação pública e proteção lateral ,valetas fundas

Jorge Viana
Jorge Viana apresentou a reclamação
17 de dezembro 2023
Venho por este meio apresentar a minha reclamação, referente ao estado em que se encontra a Estrada Nacional nº115, o troço com cerca de 5 km que liga a saída da A9 Crel para a freguesia de Bucelas.
Na passada quinta-feira tive um acidente neste troço, pelo motivo de me desviar ligeiramente para a direita, de um carro que vinha em sentido oposto.
Além da estrada estar sem iluminação, os faróis das viaturas, reduzem a visibilidade por falta de iluminação da mesma, já era noite cerrada, não tendo a visibilidade de existência de valetas fundas, nem proteção destas, e ao fazer este desvio a roda entrou na valeta funda arrastando o veículo para o terreno, embatendo num muro pequeno com pedras (incompleto), e virando o veículo, tendo sido arrastado uns metros.
Por sorte a viatura, não foi arrastada para o precipício que há no decorrer deste troço, podendo o desfecho ter sido fatal, no entanto existem danos patrimoniais que considero que se a estrada tivesse visibilidade de iluminação pública e proteções laterais, não teria ocorrido este acidente.
Não posso deixar de mencionar que além deste acidente, há inúmeros neste troço que tem uma considerável afluência de viaturas, tendo muitos sido fatais.
Este troço de 5 km não tem iluminação pública, sendo que é também uma estrada em que tem afluência de autocarros da rodoviária de lisboa e paragens no mesmo percurso; em muitos dos sitos não tem proteção lateral; existem peões a circular a pé a qualquer hora sem qualquer visibilidade destes, até porque existem paragens de autocarro; na estrada há desníveis consideráveis e buracos, valetas fundas no limite da via de circulação que é estreita sem qualquer proteção; desníveis na estrada ficando os veículos inclinados ao passar, mas principalmente FALTA DE ILUMINAÇÃO E SEM PROTEÇÕES LATERAIS JUNTO ÀS VALETAS .
Posto isto, peço a V. Exas que tenham em conta esta reclamação e sendo uma estrada de 5 km com deficiências elevadas e conduzem a acidentes que foi o meu caso, como tal, considero que V. Exas deveriam assumir parte ou a totalidade dos danos que me foram causados.
Data de ocorrência: 14 de dezembro 2023