Performance da Marca
11.9
/100
Insatisfatório
Insatisfatório
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
10%
Tempo Médio de Resposta
0%
Taxa de Solução
10%
Média das Avaliações
26%
Taxa de Retenção de Clientes
20%
Ranking na categoria
Portas, Janelas e Estores
1 Controsol 87
2 Caixiave 85.1
3 Best Window 76.4
...
Euro Portas11.9
  • 960018065
    Chamada para rede móvel nacional
  • Rua Manuel de Matos 11A,
    2700-553 Amadora
  • geral@europortas.pt
Esta é a sua empresa? Clique aqui

Euro Portas - Arrombamento de fechadura e instalação de fechadura

Sem resolução
João Miguel Bolas
João Bolas apresentou a reclamação
8 de janeiro 2023
No dia 27 de dezembro de 2022, pelas 00h foi contatada a lisboa portas, através do número (+351) 960 018 065 publicado na página da Lisboa Portas (https://www.lisboaportas.pt/, geral@lisboaportas.pt), contacto que mais tarde se verificou pertencer a Sr. Robson Amaral, representante da empresa Euro Portas & Fechaduras (https://europortas.pt/, geral@europortas.pt, Praceta Quinta da Figueira Nº 04C 2700 - 692 Amadora).

As duas empresas, Lisboa Portas e Euro Portas & Fechaduras, são dos mesmos proprietários, têm os mesmos contactos telefónicos (vide anexo) e são do mesmo ramo de serviços. Este facto foi possível de perceber uma vez que a Lisboaportas foi a empresa contactada, no entanto a fatura foi emitida pela empresa Europortas.

Solicitou-se a abertura de porta, visto a chave estar encravada na fechadura. O Sr. Robson Amaral, responsável também pela execução do trabalho, tratou imediatamente de partir a chave, não tentando sequer desencravá-la, retirá-la ou realizar qualquer outro procedimento que permitisse abrir a porta com a chave, informando logo que seria necessário arrombar a fechadura. Tendo partido a chave, o procedimento seguido foi arrancar o espelho da fechadura original, danificando desde logo a porta, e utilizar berbequim, serra elétrica, martelo e chave de fendas para furar a porta e a fechadura. Após esburacar e danificar a porta de um modo exagerado a fechadura foi aberta.

Face às horas em que o trabalho foi feito e ao estado da porta e da fechadura, vi-me forçado a pedir também a instalação de uma nova fechadura. A fechadura nova vinha em caixa já aberta, violando o princípio da integridade da mesma, não garantindo confiança nem segurança ao cliente.

Como o buraco realizado durante o arrombamento foi exageradamente grande para a reposição de qualquer outra fechadura, o Sr. Robson Amaral resolveu colocar pedaços de papel e massa de silicone branco para preencher o buraco que fez na porta e segurar a nova fechadura.

Durante a instalação da fechadura, foi necessário retirar madeira da porta e da moldura da porta para instalar a testa e contra-testa da nova fechadura, tendo sido removida uma quantidade excessiva de madeira face às dimensões da fechadura. Durante o processo, chamei à atenção sobre a quantidade de material que estava a ser removido, ao que a resposta do Sr. Robson Amaral foi que o especialista era ele, instalava fechaduras todos os dias e sabia o que estava a fazer. Face ao estrago realizado na parede e moldura da porta junto à contra-testa, o Sr. Robson Amaral, sem sequer perguntar, decide preencher o espaço do material retirado excessivamente com massa de silicone.

Colocada a fechadura, que tal como a anterior trazia trancas verticais, o Sr Robson Amaral afirmou que as mesmas não deveriam ser colocadas e que essa era a sua recomendação profissional a todos os seus clientes, uma vez que as trancas verticais seriam das principais responsáveis pelo bloqueio deste tipo de fechaduras e que a sua instalação não oferecia segurança adicional. Esta resposta não convenceu, mas às 2h da madrugada pouco havia a fazer perante tal procedimento. O novo espelho ficou instalado aparafusado apenas à massa de silicone que ainda estava a secar e solidificar.

A instalação da fechadura revelou-se assustadoramente frágil, pois a mesma parecia quase solta na porta, movimentando-se assim que se metia a chave na porta. Na utilização de duas das 5 chaves fornecidas a fechadura, nova e acabada de colocar, bloqueava.

Tendo concluído o trabalho e após eu ter reclamado sobre a instalação do espelho, ainda antes de ir embora, o Sr. Robson Amaral afirmou que viria no próprio dia para colocar uma chapa no exterior da porta para substituir o espelho, até hoje tal não aconteceu.

Dias mais tarde, foi efetuado um contacto com o Sr. Robson Amaral para perceber se viria tratar do assunto e o mesmo desligou o telefone quando avisado que desejava devolver a sua fechadura e que o trabalho era muito deficiente e mal efetuado, tendo deixado uma porta francamente frágil e danificada. O Sr. Robson Amaral, bastante exaltado e aos gritos desde o início da identificação do interlocutor, sem querer ouvir desligou o telefone. Ainda durante a conversa, afirmou ter sido o próprio a ter realizado o trabalho, que percebia de abertura de portas sendo especialista no ramo e quando questionado sobre o papel colocado e a silicone para sustentar uma fechadura, respondeu que teria sido o cliente que teria sugerido tal procedimento no momento, facto que nunca ocorreu (interessante recordar até que as recomendações de facto feitas durante a instalação foram ignoradas dado que era especialista e sabia o que estava a fazer).

Foi solicitada a uma outra empresa do ramo para verificar e remediar o trabalho. O especialista que o fez, tendo observado o trabalho efetuado bem como a fechadura original arrombada, pôde ainda concluir que não só o trabalho realizado pelo Sr. Robson Amaral foi bastante deficitário como nem teria sido necessário o arrombamento em primeiro lugar uma vez que o modelo e o facto de ter a chave, ainda que encravada, permitiria uma abertura de forma fácil.

Gostaria ainda de fornecer em anexo algumas fotos do trabalho realizado pelo Sr. Robson Amaral bem como do trabalho feito por um verdadeiro especialista do ramo. Hoje o material de papel e silicone já não existe, bem como a fechadura que pretendemos devolver. A porta está segura e forte, a fechadura não se move e as trancas estão colocadas visto que, ao contrário do afirmado pelo Sr. Robson Amaral da Europortas /Lisboaportas, podem e devem ser colocadas, visto serem um adicional à segurança de uma casa.

Face ao exposto, atendendo a que (i) todo o trabalho causou estragos desnecessários, quer na porta quer nas paredes, (ii) a instalação foi realizada de forma deficitária e insegura, e (iii) a conclusão da instalação nunca foi realizada conforme acordado tendo sido necessário recorrer a serviços adicionais, pretendemos:
1. devolver a fechadura (incluindo as trancas que nem saíram da caixa) ao Sr. Robson Amaral;
2. Ser ressarcido do valor cobrado referente à fechadura (380€ + IVA).
Data de ocorrência: 27 de dezembro 2022
Esta reclamação foi considerada sem resolução
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.