Lojas de Equipamentos Musicais
  • geral@faminho.com

Faminho - Reparação deficiente

Aires Oliveira apresentou a reclamação
3 de março 2015

Em Novembro de 2014, levei uma guitarra eléctrica de colecção, uma Yamaha SA50 para fazer uma revisão à electrónica. Dado que, é uma guitarra de finais da década de 60 com imenso valor, tive o cuidado de ir ao site da Yamaha retirar o esquema do circuito e ligações da mesma.

Quando a entreguei, expliquei que o som estava a dar mal, para me verem o que se passava.

Fui atendido por um Sr. Rui que me disse, deixe ficar que daqui a 2 ou 3 dias está pronta.

Passou-se uma semana, duas semanas, enviei vários emails e não obtinha resposta. Aliás mesmo por SMS não me respondiam. Quando me responderam, disseram que a guitarra tinha um "pot" ou seja o botão de "balance" danificado e que iam arranjar um, para além de me dizerem que o acesso a certas parte era dificil, quando que, eu sei como tendo alguma experiência, que é facílimo retirar toda a parte eléctrica.

Continuaram sem me contactar após mais alguns emails, até que em Janeiro de 2015, disseram que o tal botão tinha chegado da Yamaha. Perguntei então quando é que ficava pronta (por email/sms) e não obtive resposta.

Já em Fevereiro enviei-lhes um email e dizer que se não me dissessem nada, eu iria à loja reclamar a guitarra de volta, estivesse pronta ou não, mas pelo menos no estado em que estava quando a lá deixei (porque tocava) e iria pedir o livro de reclamações.

O Sr. Rui ligou-me todo chateado a dizer que não era preciso tanto alarido, que nessa semana ficava pronta. Isto foi numa terça. Como de facto, eu reclamei da demora, simplesmente o Sr. Rui disse; em primeiro ligar a guitarra não foi comprada aqui, portanto, não é para nós uma prioridade e em segundo lugar temos muito que fazer. Quando a entreguei disse-me dois a três dias.

Na Sexta disse-me que podia ir levantar a guitarra no Sábado de manhã. Como de facto, quando lá deixei a guitarra, não me entregaram sequer um comprovativo de que a tinha lá deixado, fiquei com receio de amanhã virem dizer que eu não tinha deixado lá nada para reparar. Assim no Sábado, fui, entregaram-me a guitarra. A pessoa que me entregou, ligou-a e disse-me que não substituiram o tal botão "balance" avariado porque não arranjaram um, mas substituiram os outros 2, que não eram preciso ser substituidos. A guitarra tinha de facto o mesmo mau som que tinha quando a lá levei. Eu disse-lhes ainda na entrega, para me trocarem a ordem dos captadores e não o fizeram. O tal empregado voltou a dizer-me que era dificil de retirar o circuito todo, e como de facto, eu sei que não é, porque eu tenho outra guitarra igual e já o fiz.

Para não me chatear mais e para ficar seguro de que a guitarra voltava, pediram-me 70 e tal euros por uma reparação que de nada serviu.

Já depois disso mostrei o resultado a um profissional que me disse que, o que fizeram e nada, foi a mesma coisa.

Estou muito chateado com o resultado e quando a entreguei não limitei preços, queria era a guitarra a funcionar a 100%.

Data de ocorrência: 3 de março 2015
Faminho
16 de abril 2015
Ex.mos Senhores

Vimos por este meio responder a reclamação apresentada pelo sr. Aires Oliveira no v/portal contra a nossa empresa.
Importa desde já esclarecer que, por entendermos que a sua reclamação não tem qualquer fundamento, sendo até ofensiva e difiamatória, não tencinamos devolver ao Sr. Aires Oliveira a quantia cobrada pela reparação efetuada em 20/02/2015.
Mais informamos que é nossa intenção proceder judicialmente para pedir responsabilidades ao Sr. Aires de Oliveira e ressarcimento pelo prejuízos causados à nossa empresa em consequência das públicas afirmações difamatórias.
Propomo-nos ainda, comunicar às entidades competentes, para os devidos efeitos, o negócio de compra e venda de guitarras online a que o Sr. Aires Oliveira se vem dedicando, utilizando para essa actividade económica as seguintes plataformas:
a)- Página na rede social Facebook “Guitarras&Companhia”
Onde o Sr. Aires Oliveira se apresenta como proprietário da página e apresenta na descrição da mesma o seguinte:

“Compra, Venda e Troca de Intrumentos Musicais”
“Aqui nesta página todos podem colocar à Venda artigos musicais, podem sugerir trocas, podem comprar.”
“Telefone 919523843”
“E-mail zyrex.software@gmail.com”
“* PROIBIDO *://zyrexsoftware.com/guitarcomp/”
Ver Link: https://www.facebook.com/Guitarcomp?fref=ts

b)- Página na rede social Facebook Guitarristas e Músicos de Portugal, propriedade do Sr Aires de Oliveira onde apresenta a seguinte descrição:
“Aqui partilhas-se ideias, técnicas, opiniões, etc ... o que conta é a musica e a amizade.
Amigos da boa poluição sonora !!!
Tudo o que não tenha directamente a ver com instrumentos musicais e música será eliminado sem qualquer aviso.”
Ver Link: https://www.facebook.com/groups/guitarristas.pt/

A dita empresa “Guitarras & Companhia” é apresentada em portais como FAMANET da seguinte forma:

Guitarras & Companhia - Maria do Rosário Sousa Maia
4785 Trofa
telefone: 919523843
fax: 252119850
internet: * PROIBIDO *://www.zyrexsoftware.com/guitarcomp
email: zyrex.software@hotmail.com

Informações:
Importação e comercialização de Instrumentos Musicais Compramos Guitarras Novas e Usadas Vendemos Guitarras Novas e Usadas Aceitamos Trocas Amplificadores Pedais de efeitos Acessórios Serviços Reparações Setup´s Aulas de Guitarra
Ver link:
* PROIBIDO *://www.famanet.pt/empresas/informatica_e_internet/6446/guitarras_e_companhia_-_maria_do_rosario_sousa_maia

Do exposto resulta claramente que o Sr. Aires de Oliveira, quando se dirigiu à nossa empresa para reparar a guitarra em causa, não o fez na qualidade de mero cliente final, mas sim na qualidade de comerciante de guitarras, nem a guitarra que reparamos deverá ser da sua coleção como afirmou, mas mais uma das muitas guitarras que vende no OLX, CustoJusto, Blog Guitarras & Companhia, página de Facebook “Guitarras & Companhia”, página de Facebook “Músicos de Portugal”.

Nestas plataformas o Sr. Aires de Oliveira anuncia dezenas de guitarras à venda como outras tantas já vendidas desde há já vários anos.

Porque a nosso ver se trata de actividade regular de comércio de instrumentos musicais, tencionamos informar as autoridades fiscais competentes para averiguarem da regularidade fiscal dessa actividade comercial e vendas, tanto mais que se trata de uma actividade do Sr. Aires Oliveira de concorrência comercial com a nossa empresa.

Acresce que, aparentemente, estas vendas de instrumentos musicais estão relacionadas com uma empresa de informática.

Guitarras & Companhia - Maria do Rosário Sousa Maia
4785 Trofa
telefone: 919523843
fax: 252119850
internet: * PROIBIDO *://www.zyrexsoftware.com/guitarcomp
email: zyrex.software@hotmail.com

(informação retirada do portal famanet.pt)

A nosso ver, a guitarra que o Sr. Aires Oliveira diz ser da sua “coleção”, omitindo que detém um negócio de guitarras novas e usadas, constituiu mais um dos seus negócios de artigos musicais usados, estando a ser vendida na sua página pessoal do Facebook, assim como na página Guitarras & Companhia, com a seguinte informação:

“A guitarra yamaha SA-50 reparada pela nossa empresa
Yamaha SA-50 Japonesa Nippon Gakki finais de 60. (Restauro)
Atualizado há cerca de 2 meses
Yamaha SA-50 Japonesa Nippon Gakki de finais dos anos 60 para restauro mantendo tudo o mais original possível. Modelo idêntico à minha primeira guitarra, que ainda tenho em excelente estado e toda original.”

Afigurasse-nos que o propósito do Sr. Aires de Oliveira com esta reclamação é apenas e só, denegrir a imagem da nossa empresa, pois será um dos concorrentes mais diretos que tem no seu negócio, dada a proximidade entre a Faminho, Lda (Vila Nova de Famalicão) e a “empresa” Guitarras & Companhia (Trofa).
Nesse contexto, estranhamos os longos e-mails do Sr. Aires de Oliveira, muito antes do prazo que lhe foi indicado como necessário para a reparação de um produto que não tinha sido adquirido na nossa empresa.
Agora sim, entendemos qual era o intuito do Sr. Aires Oliveira, pois estava a preparar esta campanha para denegrir a imagem da Faminho, Lda.
Para isso, o Sr. Aires Oliveira não se limitou a colocar a queixa no vosso portal, como, logo que a mesma foi publicada, aproveitou para se vangloriar do feito na sua página pessoal de Facebook , colocou um “AVISO AOS GUITARRISTAS” relatando a sua versão da história e aproveitando para continuar a denegrir a imagem do seu concorrente Faminho, Lda.

É facilmente percetível, que o Sr. Aires Oliveira tenta esconder que é comerciante de guitarras, quando diz que se trata de uma guitarra da sua coleção pessoal, e não informa que é comerciante de instrumentos musicais, assim como tem a mesma guitarra, junto de dezenas de outras guitarras à venda no portal “OLX”, onde além de se identificar coloca os seus contactos, o que comprova que estamos a falar da mesma pessoa.
Neste portal o dito Senhor não se identifica como empresa de venda e reparação de instrumentos musicais, fazendo-se passar por um particular que tem algumas guitarras para venda. Sabendo nós que vende e vendeu largas dezenas de guitarras deste modo, alegadamente pouco transparente, concorrer de forma desleal com empresas como a Faminho, Lda.

A prova de que o Sr. Aires Oliveira não agiu de boa fé, foi o facto de, após lhe ter sido entregue a guitarra depois de reparada, ter testado a mesma guitarra e nada ter dito ao funcionário que lha entregou, nem manifestado qualquer desagrado, nem apresentado qualquer reclamação, mormente no respectivo livro de reclamações.
O Sr. Aires Oliveira veio invocar agora que, á data da entrega da guitarra, não escreveu no livro de reclamações com receio de que, se o tivesse feito, não lhe fosse entregue a guitarra. Além de ser um argumento sem qualquer cabimento, já que, após a mesma lhe ter sido entregue, bem podia pedir o livro de reclamações e, se o mesmo lhe fosse negado, chamar a PSP nos termos legais. Só não o fez porque, se o fizesse, além de poder ser facilmente identificado como comerciante de guitarras, não teria oportunidade de denegrir a imagem da nossa empresa como fez, não só com a colocação da queixa no vosso portal como nos vários aviso que fez alertando a comunidade de músicos nas redes sociais.

Relativamente à reparação efetuada pela Faminho, Lda na guitarra Yamaha SA, o facto é que o Sr. Aires Oliveira sempre esteve a par da intervenção que ia ser feita na guitarra e do valor que iria ser cobrado.
Reparamos que já tinha sido tentada uma reparação na guitarra, mas sem sucesso.
Nas nossas instalações foram trocados todos os cabos internos que estavam em péssimo estado e fixados com fita isoladora e ligadores eléctricos.
Foram trocados os potenciómetros que estavam danificados.
A verdade é que quando a guitarra foi entregue ao Sr. Aires Oliveira, foi-lhe dito o que tinha sido feito e, após testar a guitarra, perante o nosso funcionário, o Sr. Aires não manisfestou qualquer insatisfação pelo que viu e ouviu.
Provavelmente interessava-lhe pouco, pois o objetivo seria o de denegrir a nossa empresa e uma queixa no livro de reclamações não teria grande impacto. Era importante ter uma queixa que pudesse partilhar e que lhe desse alguma legitimidade, visto os seus emails e telefonemas descabidos e ofensivos não servirem de muito na sua campanha para denegrir uma empresa concorrente.

Estranho também é o facto de o mesmo Senhor anunciar na sua página “Guitarras & Companhia” a venda e reparação de guitarras, quando, pelos vistos, não tem capacidade nem conhecimentos para reparar as mesmas, já que se serve de empresas especializadas para proceder às reparações.
Pelo que afirma na queixa apresentada e em alguns emails que nos enviou, o dito senhor afirma saber tudo! Sabe como reparar, quem repara melhor, e até onde se compram componentes para reparar.
Sabendo isto tudo, tentando passar a imagem de um verdadeiro especialista de produto, importaria saber porque entregou então a guitarra para ser reparada pela nossa empresa.
Não duvidamos que saiba onde se compram componentes, pois há vários anos que comercializa guitarras através das plataformas digitais e, pelos vistos em quantidade.

Quanto às testemunhas que o Sr. Aires Oliveira afirma ter do péssimo serviço por nós prestado, pretendemos saber de quem se trata, se são de facto clientes insatisfeitos, ou comerciantes de guitarras como o Sr. Aires Oliveira, ou ainda clientes do mesmo Senhor a quem este possa pedir para criar uma história semelhante aquela que conta na sua versão dos factos.

Aqui ficam os links de mais alguns negócios, dos muitos que este Senhor faz, há já vários anos, concorrendo de uma forma desleal com empresas do sector como a nossa, que fazem stock e pagam impostos.

CustoJusto
24 Anúncios publicados em 10-04-2015

Guitarra Vintage VRS 100 nova 265 € 7 Abr, 20:28 - Instrumentos musicais - Trofa
Guitarra Les Paul Slammer Special SP2F by Hamer 180 € 29 Mar, 15:32 - Instrumentos musicais - Trofa
Guitarra LAG modelo Hotline 170 € 25 Mar, 22:07 - Instrumentos musicais - Trofa
Novation X-Station 49 Sintetizador/Midi Controler 250 € 22 Mar, 20:17 - Instrumentos musicais - Trofa
Guitarra Italiana Gherson Strat de 1975 380 € 12 Mar, 19:43 - Instrumentos musicais - Trofa
Guitarra Vantage 318T de 90 excelente e rara ! 245 € 10 Mar, 20:44 - Instrumentos musicais - Trofa
Guitarra Ibanez Stratocaster 1997 Stagestar 200 € 7 Mar, 09:11 - Instrumentos musicais - Trofa
Maison SL fabrico manual Coreia, início anos 90. 340 € 7 Mar, 09:10 - Instrumentos musicais - Trofa
Ibanez RG 270 de 1997 Coreana 210 € 7 Mar, 09:09 - Instrumentos musicais - Trofa
Cort M600 Mirage de 2000 Cort Research - Coreia 320 € 7 Mar, 09:08 - Instrumentos musicais - Trofa
Ibanez Les Paul dos anos 70 toda Customizada 420 € 2 Mar, 19:46 - Instrumentos musicais - Trofa
Guitarra Ibanez RG 320 FA 265 € 2 Mar, 19:45 - Instrumentos musicais - Trofa
ibanez rg570 de 1999 fabricada no Japão 360 € 2 Mar, 19:45 - Instrumentos musicais - Trofa
Ibanez ST55 de 1979 fabrico Japonês 800 € 2 Mar, 19:43 - Instrumentos musicais - Trofa
Guitarra yamaha SA50, 68 Nippon Gakki Japão 600 € 2 Mar, 19:43 - Instrumentos musicais - Trofa
Hondo II Iceman de 1978 Unica 750 € 2 Mar, 19:42 - Instrumentos musicais - Trofa
Guitarra Hohner Professional, ST Special anos 80. 210 € 2 Mar, 19:41 - Instrumentos musicais - Trofa
Dean ml archtop 3000 scary cherry (nova) 420 € 27 Fev, 19:46 - Instrumentos musicais - Trofa
Guitarra Washburn KC-70V de 1991 245 € 21 Fev, 16:18 - Instrumentos musicais - Trofa
Guitarra PRS SE modelo Billy Martin 380 € 21 Fev, 16:15 - Instrumentos musicais - Trofa
Guitarra Stagg G-Force Flying V 140 € 20 Fev, 19:45 - Instrumentos musicais - Trofa
Captador Pickup Shadow SH EQ5 activo Equalizador 75 € 20 Fev, 19:43 - Instrumentos musicais - Trofa
Guitarra Godin Velocity - Performance Series Nova 630 € 17 Fev, 21:59 - Instrumentos musicais - Trofa
Epiphone les paul 1997 Fine Guitars Plant 340 € 11 Fev, 19:11 - Instrumentos musicais - Trofa

Relativamente a guitarras já vendidas, encontra-se na página Guitarras & Companhia o seguinte:

G&C - Material Vendido
Atualizado há cerca de 2 meses
Guitarras & Companhia - zyrex.software@gmail.com

Informação aos meus amigos e clientes das guitarras e material que já saíu de stock, algumas deixaram grande saudade.

Em caso de insatisfação aceitam-se devoluções por mutuo acordo e desde que nos sejam entregues no mesmo estado.

Também está sempre a entrar material, portanto, mantenham-se actualizados.

Fazemos reparações simples e complexas em guitarras bem como "setups"

De todo o exposto, resulta à evidência a total falta de fundamento e de consistência da “queixa” apresentada pelo Sr. Aires Oliveira contra a Familnho Lda, que mais não visou senão por em causa o bom nome e honorabilidade comercial da nossa empresa, como forma de nos fazer concorrência desleal no mercado re comércio de venda de instumentos musicais.

A Gerência,
17 de abril 2015
Caros responsáveis do Portal, Leitores e Faminho,

Queria deixar claro que, eu Aires de Oliveira, tenho toda a liberdade, de comprar e vender guitarras usadas, tal como fazem milhares de pessoas, quer no olx como no Facebook.

A guitarra que referem é de facto uma guitarra de colecção, tanto que, tudo o que a Faminho diz na sua defesa, não resolve o problema de uma má reparação, fosse o cliente um cliente final ou outra entidade qualquer.

O facto real, é que eles aceitaram uma guitarra a Yamaha SA-50 para reparar, que segundo o Sr. Rui da Faminho disse ao Sr. Aires, era coisa para 2/3 dias.

Tanto assim não foi, como no final, a guitarra não ficou devidamente reparada, os captadores vinham como foram, mal colocados e os seus fios ligados com fita cola. Ela de facto foi assim, e como não estava a funcionar adequadamente, o que a Faminho tinha a fazer, era repará-la conforme solicitado pelo Sr. Aires, e de facto, não foi.

O Sr. Rui, a pessoa que tratou do assunto com o Sr. Aires, foi bastante arrogante, tendo até referido que o Sr. Aires nem era cliente da Faminho habitual, não tinha comprado a guitarra na Faminho, e não tinha qualquer prioridade sobre os demais clientes, tudo isto na semana em que a mesma foi devolvida mal reparada, após o Sr. Aires de referido que ía apresentar queixa no livro de reclamações.

Tanto que, existem provas por parte de um profissional a quem essa mesma guitarra foi cedida, actualmente na possa do Sr. IOAN, do estado em que ele a recebeu.

A Faminho poderá proceder como entender, pois, não tem qualquer razão, tanto que, caso se venha a discutir isto em tribunal, o Sr. Aires, levará consigo testemunhas suficientes de que este caso não é de todo único nem o primeiro, em que a referida empresa prestou um mau serviço.

17 de abril 2015
Ex.mº(s) Senhor(es),

Informo que, estou de consciência tranquila, dado que, neste país somos livres de comprar e vender artigos novos ou usados.

Informo que sou musico amador, já fui profissional e sem bem avaliar o estado de qualquer guitarra eléctrica, não tendo referido alguma vez que era profissional de reparação de guitarras. O facto de dizer que se fazem reparações, não implica que seja eu a fazê-las, tanto que, por isso mesmo é que recorri de boa fé à Faminho.

A referida guitarra, sendo uma Yamaha SA-50 de 1968 é uma guitarra de colecção, o facto de ser da minha colecção privada ou não, não afecta em nada os factos de reparação em causa.

O fundo da questão é que realmente a guitarra não ficou devidamente reparada conforme solicitado pelo Sr. Aires Oliveira, caso assim não fosse, não haveria sequer lugar a qualquer reclamação, mas sim de felicitações à Faminho como seria natural. Não foi apresentada a queixa pelo valor da reparação em causa, mas sim pela forma como todo este processo foi tratado pela Faminho.

Dou toda a liberdade à Faminho para fazer o que achar por bem, sendo que, na devida altura, as provas necessárias que fundamentam a queixa da má reparação serão apresentadas.

Creio que os que se discute é uma reparação defeituosa e não as capacidades do lesado como comprador/vendedor de guitarras usadas em "part-time", nem as suas capacidades como técnico ou outras desculpas que a Faminho queira apontar.

Mais um dos casos neste site, e existem mais.

* PROIBIDO *://forumusica.com/topic/153231-loja-faminho-famalic%C3%A3o-reclama%C3%A7%C3%A3o/

17.04.2015
Esta resposta tem um anexo privado
Aires Oliveira avaliou a marca
26 de agosto 2022

sem comentários adicionais.

Para os interessados, neste caso, por favor vejam isto:

Caros leitores,

Estou de consciência tranquila, dado que, neste país somos livres de comprar e vender artigos novos ou usados.

O fundo da questão é que realmente a guitarra não ficou devidamente reparada e conforme solicitado pelo Sr. Aires Oliveira, caso assim não fosse, não haveria sequer lugar a qualquer reclamação, mas sim de felicitações.

Creio que os que se discute é uma reparação defeituosa e não as capacidades do lesado como comprador/vendedor de guitarras usadas em "part-time", nem as suas capacidades como técnico.

17.04.2015